<< Voltar pra Home

Internacional



Euroshop 2023: lojas precisam ser “lugares para estar”

28 de fevereiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Euroshop 2023: lojas precisam ser “lugares para estar””

O varejo físico retoma a força e se transforma em um lugar para além de fazer compras

A edição 2023 da Euroshop, que acontece até 2 de março em Düsseldorf, Alemanha, se revela como um ponto de encontro essencial do setor, nesse momento de retomada econômica após as perdas provocadas pela pandemia. O surgimento da Covid-19 serviu, ainda, como acelerador para a digitalização e a conexão entre todos os canais de varejo e ainda está impulsionando a demanda por novas soluções para economizar energia e melhorar a sustentabilidade.

Além disso, desencadeou a criatividade do setor em âmbito global, queserve principalmente para tornar as compras o mais conveniente possível para os compradores, para responder a mudanças de hábitos, atender a novas necessidades e melhorar a fidelidade do comprador com a ajuda de conceitos holísticos.

“O varejo offline foi duramente atingido pela crise da Covid. Agora é hora de agir. Muitas empresas aproveitaram os meses de bloqueio para repensar e redesenhar suas áreas de vendas e estão investindo em projetos de remodelação abrangentes. Aqui, a EuroShop chega precisamente no momento certo”, afirma Elke Moebius, diretora da EuroShop.

De acordo com a executiva, as lojas físicas de varejo deixaram de ser puramente “lugares para comprar” para “lugares para se estar”. Dessa forma, levam os varejistas de todos os nichos a pensarem em novas ideias para atender aos compradores, que querem se divertir, desfrutar de delícias culinárias, encontrar amigos, assistir a todo tipo de apresentações e muito mais.

Comprar em ambiente familiar com atendimento personalizado é ainda parte integrante do DNA do varejo, mas não mais exclusivamente. Uma das tendências que se apresentam nesses primeiros dias de evento é a das lojas sem caixas. A tecnologia “Just Walk Out” da Amazon está presente não só nas lojas físicas da gigante do e-commerce como também em estabelecimentos de terceiros.

O layout do ponto de venda ganha mais relevância e as pop-ups estão em alta, assim como as áreas de “info-entretenimento” com ofertas digitais interativas. O metaverso também está nos “blocos iniciais” no varejo.

Inovações começam no salão de exposição

A estrutura do EuroShop 2023 foi desenvolvida para atender às necessidades da indústria e compreende oito dimensões de experiência claramente definidas. De acordo com a organização, as vantagens desta nova estrutura é uma oferta ainda mais orientada para o visitante, sinergias entre diferentes dimensões e mais espaço de pavilhão para áreas em forte crescimento como tecnologia de varejo e climatização.

Estas tendências são refletidas pela EuroShop 2023 que traz as seguintes áreas:

– Montagem de Loja e Design de Loja/Visual Merchandising (Pavilhões 10,11,12)

– Superfícies e Materiais (Pavilhão 13)

– Iluminação (Pavilhão 9)

– Equipamentos para serviços de alimentação (Pavilhão 14)

– Refrigeração e gerenciamento de energia (Pavilhões 14, 15, 16, 17)

– Tecnologia de Varejo (Pavilhões 4,5,6,7a)

– Marketing de Varejo (Pavilhões 3 + 4)

– Expo (Pavilhão 1)

Além de lançamentos de produtos, outro grande destaque da feira é a parte de conteúdo. São fóruns de palestras e discussões com palestrantes de alto calibre abordando os últimos desenvolvimentos, tendências inovadoras e melhores práticas em meio às atividades da feira. Todo o conteúdo é traduzido simultaneamente para o espanhol e o inglês.

Fonte: Euroshop, Radar e Marketing Directo


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

#AjudaSul: Associações Supermercadistas abraçam campanha da ABRAS e AGAS em prol do RS

APAS anunciou a doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS; demais fundos arrecadados também serão…
Image

#AjudaSul: supermercadistas dão destaque a produtos do RS

Como forma de ajudar na recuperação da economia local, prateleiras com itens oriundos do estado gaúcho foram instaladas em diversas…
Image

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas, SC

Com 8,9 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento gerou 155 empregos diretos e 465 indiretos e conta com…
Image

Cottonbaby lança CBSKIN: uma marca de produtos de Skincare

Marca se destaca por sua inclusão, reconhecendo e celebrando a diversidade da geração Z em sua totalidade Oferecido por Cotton…