<< Voltar pra Home

Internacional



Euroshop 2023: lojas precisam ser “lugares para estar”

28 de fevereiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Euroshop 2023: lojas precisam ser “lugares para estar””

O varejo físico retoma a força e se transforma em um lugar para além de fazer compras

A edição 2023 da Euroshop, que acontece até 2 de março em Düsseldorf, Alemanha, se revela como um ponto de encontro essencial do setor, nesse momento de retomada econômica após as perdas provocadas pela pandemia. O surgimento da Covid-19 serviu, ainda, como acelerador para a digitalização e a conexão entre todos os canais de varejo e ainda está impulsionando a demanda por novas soluções para economizar energia e melhorar a sustentabilidade.

Além disso, desencadeou a criatividade do setor em âmbito global, queserve principalmente para tornar as compras o mais conveniente possível para os compradores, para responder a mudanças de hábitos, atender a novas necessidades e melhorar a fidelidade do comprador com a ajuda de conceitos holísticos.

“O varejo offline foi duramente atingido pela crise da Covid. Agora é hora de agir. Muitas empresas aproveitaram os meses de bloqueio para repensar e redesenhar suas áreas de vendas e estão investindo em projetos de remodelação abrangentes. Aqui, a EuroShop chega precisamente no momento certo”, afirma Elke Moebius, diretora da EuroShop.

De acordo com a executiva, as lojas físicas de varejo deixaram de ser puramente “lugares para comprar” para “lugares para se estar”. Dessa forma, levam os varejistas de todos os nichos a pensarem em novas ideias para atender aos compradores, que querem se divertir, desfrutar de delícias culinárias, encontrar amigos, assistir a todo tipo de apresentações e muito mais.

Comprar em ambiente familiar com atendimento personalizado é ainda parte integrante do DNA do varejo, mas não mais exclusivamente. Uma das tendências que se apresentam nesses primeiros dias de evento é a das lojas sem caixas. A tecnologia “Just Walk Out” da Amazon está presente não só nas lojas físicas da gigante do e-commerce como também em estabelecimentos de terceiros.

O layout do ponto de venda ganha mais relevância e as pop-ups estão em alta, assim como as áreas de “info-entretenimento” com ofertas digitais interativas. O metaverso também está nos “blocos iniciais” no varejo.

Inovações começam no salão de exposição

A estrutura do EuroShop 2023 foi desenvolvida para atender às necessidades da indústria e compreende oito dimensões de experiência claramente definidas. De acordo com a organização, as vantagens desta nova estrutura é uma oferta ainda mais orientada para o visitante, sinergias entre diferentes dimensões e mais espaço de pavilhão para áreas em forte crescimento como tecnologia de varejo e climatização.

Estas tendências são refletidas pela EuroShop 2023 que traz as seguintes áreas:

– Montagem de Loja e Design de Loja/Visual Merchandising (Pavilhões 10,11,12)

– Superfícies e Materiais (Pavilhão 13)

– Iluminação (Pavilhão 9)

– Equipamentos para serviços de alimentação (Pavilhão 14)

– Refrigeração e gerenciamento de energia (Pavilhões 14, 15, 16, 17)

– Tecnologia de Varejo (Pavilhões 4,5,6,7a)

– Marketing de Varejo (Pavilhões 3 + 4)

– Expo (Pavilhão 1)

Além de lançamentos de produtos, outro grande destaque da feira é a parte de conteúdo. São fóruns de palestras e discussões com palestrantes de alto calibre abordando os últimos desenvolvimentos, tendências inovadoras e melhores práticas em meio às atividades da feira. Todo o conteúdo é traduzido simultaneamente para o espanhol e o inglês.

Fonte: Euroshop, Radar e Marketing Directo


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

#AjudaSul: Grupo Comercial Villa Simpatia adere ao “SOS Rio Grande do Sul”

Campanha incentiva venda de produtos gaúchos para contribuir com a recuperação da economia local Para ajudar os produtores do Rio…
Image

Hummer cria nova identidade visual em homenagem ao Time Brasil

Marca centenária lançou uma edição especial com o logo em comemoração ao patrocínio aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 A…
Image

WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app

Clientes podem enviar imagens de listas escritas à mão, fotos de produtos ou solicitar os itens por voz O Prezunic…
Image

Grupo Koch abre processo seletivo para nova loja em Tubarão, SC

Com bandeira de atacarejo Komprão, empreendimento está sendo construído no bairro São João Margem Esquerda O Grupo Koch, maior rede…