Waitrose investe no apoio a pequenos produtores rurais na África e América do Sul, por meio do programa Climate Resilience Programme
Por Renato Müller
Com um investimento inicial de £1 milhão, o grupo supermercadista britânico Waitrose ajudará pequenos produtores rurais da África e América do Sul a adotar métodos de produção mais sustentáveis e, assim, mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O investimento será feito a partir do Climate Resilience Programme, programa desenvolvido pela Waitrose Foundation, o braço de iniciativas socioambientais da varejista.
Os recursos serão dirigidos a produtores em países como África do Sul, Costa Rica, Gana, Quênia e Senegal, para que eles passem a utilizar fontes renováveis de energia e técnicas de menor impacto ambiental. “Os piores impactos das mudanças climáticas acontecem justamente nos países que têm menos condição de lidar com eles”, comenta Marija Rompani, diretora de ética e sustentabilidade da John Lewis, dona da Waitrose.
De acordo com dados da Global Alliance for the Future of Food, atualmente apenas 3% dos investimentos em políticas públicas de combate às mudanças climáticas se destinam à melhoria dos processos de produção de alimentos. “Precisamos assumir mais responsabilidades e criar ações para combater os efeitos adversos das transformações”, comenta Marija.