<< Voltar pra Home

Internacional



Qualidade continua impulsionando crescimento dos supermercados

23 de novembro de 2021
 - 
22:10
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Qualidade continua impulsionando crescimento dos supermercados”

Estudo mostra que mesmo em empresas que focam em preço, a qualidade dos produtos e da experiência tem um papel essencial para os clientes

Em economias com inflação em alta, o preço se torna cada vez mais importante na decisão de compra dos clientes. Mesmo assim, a qualidade dos produtos, do atendimento e da experiência do consumidor continua sendo essencial na escolha. Um estudo realizado pela Symphony RetailAI mostra que quase dois terços da receita dos supermercados decorrem de consumidores com foco em qualidade.

O levantamento foi feito a partir da análise de 2,2 bilhões de transações em supermercados dos Estados Unidos e da Europa entre julho de 2020 e junho de 2021 e mostra que os consumidores têm uma probabilidade 1,5 maior de migrar para produtos, segmentos e lojas focadas em qualidade do que em preço baixo. A migração para itens de mais qualidade aumentou o tíquete médio em 9%, sendo que menos de um terço desse valor decorreu da inflação no período.

De acordo com Chris Koziol, CEO da Symphony RetailAI, os consumidores estão dispostos a comprar produtos de alta qualidade e produtos premium com base em fatores como o desejo por opções mais saudáveis ou um sortimento de produtos mais assertivo nas gôndolas. “O varejo precisa se basear em dados para segmentar o comportamento dos clientes em relação a preço em cada categoria, geografia e situação de consumo. Não é algo estático, já que mesmo consumidores mais sensíveis a preço se movem em direção à qualidade em categorias ou produtos específicos”, analisa.

Para o executivo, supermercados que entendem melhor as motivações de seus clientes conseguem otimizar o sortimento das lojas e fazer um balanceamento de estratégias promocionais para entregar o que o consumidor deseja e manter margens saudáveis.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…