Home SeçõesInternacional No Walmart, tecnologia transforma operação das lojas

No Walmart, tecnologia transforma operação das lojas

De Administrador SH
0 Comente

Maior varejista do mundo reforça uso de tecnologia para dar mais conveniência aos clientes e aumentar eficiência dos colaboradores

Usar dispositivos de Realidade Aumentada para acelerar a reposição dos estoques ou marcar os horários de entrada e saída do expediente no próprio celular são possibilidades ainda distantes nos supermercados brasileiros, mas fazem parte do dia a dia de milhões de colaboradores do Walmart nos Estados Unidos. A varejista vem se destacando como um case de aumento de eficiência e produtividade, com o uso intensivo de várias tecnologias para melhorar aspectos visíveis e invisíveis da experiência dos clientes.

Alguns recursos adotados têm sido vistos em feiras de varejo como a NRF Big Show há vários anos, como espelhos virtuais que simulam o fit de roupas ou óculos. A adoção de apps de Realidade Aumentada permite levar esses recursos para os celulares dos clientes, dando mais liberdade para os consumidores durante a jornada de compras.

No Walmart, essas mudanças são resultado de investimentos intensos em tecnologia realizados nos últimos anos – e muito mais vem por aí: a empresa pretende contratar mais de 5.000 profissionais (entre desenvolvedores, especialistas em segurança, engenheiros e cientistas de dados) nos próximos meses e abrir novos centros de tecnologia em cidades como Atlanta e Toronto (hoje, são 15 hubs digitais no mundo). O objetivo é criar mais ferramentas digitais para facilitar o trabalho das equipes de loja e criar experiências de compra personalizadas para os clientes, independente do canal de compras.

Hoje em dia, os colaboradores podem usar o assistente virtual do Walmart, o Ask Sam, para fazer perguntas como “em que prateleira está o salgadinho da marca X?”. O controle de estoque, por sua vez, é feito a partir de uma ferramenta de Realidade Aumentada que aponta os “buracos” no planograma.

Estima-se que as ineficiências na movimentação de produtos dentro das lojas (como os casos em que uma venda não é realizada porque o item não está na gôndola, e sim na retaguarda) custem bilhões de dólares em vendas anuais ao Walmart. Em um setor de margens muito apertadas, qualquer bilhão conta…

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.