Destaques
Na Alemanha, Edeka testa verificação de idade por IA
Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas
Por Renato Müller
No aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, os clientes que frequentam a loja de conveniência da rede supermercadista Edeka não precisam mostrar suas identidades ao comprar bebidas alcoólicas. A varejista está testando um sistema que, por meio de visão computacional e Inteligência Artificial, estima a idade dos consumidores e elimina a verificação nos casos mais claros – deixando a verificação tradicional somente caso existam dúvidas.
O sistema, chamado Vynamic Smart Vision Age Verification, foi desenvolvido pela americana Diebold Nixdorf e apresentado na NRF Big Show no mês de janeiro, em Nova York. A tecnologia também usa visão computacional para verificar se os consumidores escanearam todos os itens de suas compras e evitar fraudes.
Segundo a Diebold, a verificação de idade é feita em 22% das compras no varejo e, na primeira semana de uso da ferramenta, a Edeka validou automaticamente 80% das transações. “A adoção de um processo simples e rápido de compras pelos consumidores é essencial para melhorar a experiência de compra e a satisfação dos colaboradores. É isso que faz com que nossa loja no aeroporto de Stuttgart seja atraente a clientes de negócios”, diz Florian Jaeger, coproprietário da loja, que é franqueada Edeka. “O apoio da IA fez a loja diminuir drasticamente as intervenções dos colaboradores na verificação de idade”, completa.