Home SeçõesInternacional Amazon refina estratégia em supermercados

Amazon refina estratégia em supermercados

De Administrador SH
0 Comente

Em 2021, varejista conseguiu diferenciar melhor as propostas de valor e o posicionamento de mercado de suas bandeiras Whole Foods e Amazon Fresh

A Amazon definiu uma nova estratégia para impulsionar suas vendas no varejo físico de supermercados. O objetivo é segmentar melhor sua atuação com as bandeiras Whole Foods e Amazon Fresh e diminuir o cross shopping entre as duas bandeiras.

De acordo com um relatório da Placer.ai, feito com base em informações de fluxo de clientes, A bandeira Amazon Fresh teve forte aumento no fluxo de clientes ao longo de 2021, com destaque para a primeira loja da rede, em Woodland Hills, na Califórnia (+24,1% de fluxo entre junho e dezembro do ano passado). O estudo avaliou as 8 primeiras lojas da rede, justamente para eliminar o “efeito novidade” que costuma aumentar o fluxo nos PDVs em seus primeiros meses de vida.

Também foi possível determinar a área de influência das lojas, que varia entre 66,1 km2 e 116,47 km2. Segundo a Placer.ai, a maioria das lojas analisadas viu sua área de influência diminuir ou se manter estável ao longo do ano, o que, em conjunto com o aumento do tráfego, mostra que essas lojas estão sendo mais eficientes em atender às demandas dos consumidores locais – trazendo assim mais fluxo a partir de uma área menor.

Ao longo do ano passado, a bandeira Whole Foods também teve um aumento no fluxo de clientes. Na comparação com 2019, o volume de visitas começou 2021 negativo em 21,8%, finalizando dezembro apenas 5,2% abaixo. Com 40 novas lojas planejadas para 2022, a rede continua se recuperando, embora não tenha conseguido aproveitar tão bem o crescimento das vendas dos supermercados durante a pandemia.

Segundo os dados da Placer.ai, também já está claro que a Amazon está posicionando a bandeira Fresh em um segmento mais econômico, mantendo a Whole Foods mais “premiunizada”. Isso faz com que clientes Fresh comprem com mais frequência em redes como Aldi e Ralphs do que na Whole Foods (que só é visitada por pouco mais de 10% dos clientes Fresh). A conclusão é que a Amazon está conseguindo diferenciar melhor suas marcas para os clientes, apresentando propostas complementares para alcançar públicos diferentes.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.