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Tesco testa novo modelo de loja autônoma
Maior rede de supermercados do Reino Unido adota sistema que permite self checkout sem uso do aplicativo da marca
Por Renato Müller
Desde que a Amazon abriu sua primeira loja autônoma Amazon Go, há quase seis anos, o conceito de “compre sem pagar” vem evoluindo constantemente, ganhando novas características para ser viável em lojas físicas que também recebem clientes que preferem pagar no caixa. No Reino Unido, a britânica Tesco deu mais um passo nessa evolução.
Uma das grandes barreiras ao modelo tradicional de loja autônoma é a necessidade de baixar o aplicativo da varejista e cadastrar um número de cartão de crédito. Esse passo aparentemente simples é suficiente para inibir clientes que nunca compraram nessas lojas – e pode ser fatal para escalar o conceito em um varejo tão competitivo quanto o de supermercados.
Em Fulham Reach, na zona oeste de Londres, uma loja da Tesco passou a testar um modelo que usa câmeras e sensores para identificar o que os clientes estão comprando. A diferença é que o cliente pode pagar em um caixa convencional ou, ao se posicionar em frente ao self checkout, o caixa já informa tudo o que ele comprou, sem necessidade de escanear nenhum item. Os clientes podem, então, conferir a lista e fazer o pagamento, sem precisar fazer o download do aplicativo Tesco Grocery (como acontece em outras lojas no formato autônomo GetGo em Londres).
“Estamos sempre buscando melhorar o formato para fazer o processo de compra ser tão simples e conveniente quanto possível”, afirma Sarah Quiggin, head de Experiência do Cliente da Tesco. “Esse teste adiciona uma opção para que os clientes de Fulham Reach ganhem tempo e não precisem aguardar em filas”, diz ela.