<< Voltar pra Home

Internacional



Carrefour leva conceito de loja autônoma a um novo nível

29 de novembro de 2021
 - 
00:05
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Carrefour leva conceito de loja autônoma a um novo nível”

Em Paris, primeira unidade do conceito Flash 10/10 elimina necessidade de baixar aplicativos ou passar por barreiras de entrada

O Carrefour inaugurou ontem (25/11) em Paris a Flash 10/10, um novo modelo de loja autônoma que tenta eliminar os poucos “pontos de atrito” que conceitos como a Amazon Go ainda têm – como a necessidade de baixar um app ou de passar por algum tipo de barreira de entrada na loja.

A loja de conveniência, localizada no 11º arrondissement – a 1km da Praça da Bastilha e do cemitério Père-Lachaise – foi desenvolvida em parceria com a startup americana AiFi. O ponto de venda oferece um mix bastante enxuto, de 900 SKUs, e tem o objetivo de oferecer uma experiência de 10 segundos para comprar e 10 segundos para pagar.

Sem exigir que nenhum produto seja escaneado, a Flash 10/10 também abre mão do download de um aplicativo ou de algum pré-registro. A loja conta com 60 câmeras HD, quase 2000 sensores instalados nas prateleiras, um algoritmo que interpreta os dados e um sistema de pagamento móvel. Os consumidores são rastreados anonimamente quando estão na loja e os produtos que selecionam são detectados e colocados em um “carrinho virtual”.

Quando terminam de comprar, os clientes vão a um quiosque validar os produtos, pagam com meios contactless e usam um QR Code para obter o cupom fiscal de compra. Quem quiser pagar em dinheiro tem à disposição um caixa de autoatendimento.

A Flash 10/10 conta com 4 colaboradores, que supervisionam a operação, mantêm a loja abastecida e atendem pedidos do e-commerce (a loja oferece serviço de “clique & retire”). Esse conceito de lojas vem sendo testado na sede do Carrefour, na cidade de Massy, há mais de um ano – a unidade de Paris absorveu o feedback dos colaboradores da rede que usaram a loja-teste no dia a dia.

Essa não é a única iniciativa de modelos autônomos do Carrefour. No Brasil, a empresa lançou em março uma loja Scan & Go, em que os clientes escaneiam os produtos com seus smartphones e pagam pelo celular. Seis unidades nesse conceito estão em operação no país, com planos de abertura de outras 8 até o fim do ano.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…