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Fazendas verticais ganham espaço nos supermercados

De Redação SuperHiper
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Nos EUA, redes como Walmart e Whole Foods fazem parcerias para produzir verduras orgânicas com menor impacto logístico

Por Renato Müller

No mercado americano, o uso de fazendas verticais vem crescendo como uma alternativa para reduzir a pegada de carbono, diminuir os custos logísticos e oferecer para os clientes alimentos livres de pesticidas. Nesse mercado, quem vem crescendo é a agtech Plenty, na região de San Francisco.

A startup abriu em maio uma fazenda vertical que, quando totalmente operacional, poderá produzir 2,3 mil toneladas de verduras em uma estrutura que ocupa um quarteirão inteiro na cidade de Compton, na Califórnia. Com o uso de uma arquitetura vertical, a produção é 350 vezes maior que em uma fazenda convencional.

“Depois de 10 anos de pesquisas, criamos uma plataforma escalável que pode produzir durante todo o ano”, afirma o CEO da startup, Arama Kutai. Em vez de utilizar plataformas horizontais que imitam uma plantação no campo, o sistema da Plenty utiliza torres verticais de quase 6 metros de altura, o que permite produzir mais alimentos em menos espaço, além de facilitar o plantio e a colheita.

Redes como Walmart e Whole Foods são clientes da Plenty no sul da Califórnia, recebendo verduras como rúcula, espinafre e alface.

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