<< Voltar pra Home

Consumidor



Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados

5 de fevereiro de 2024
 - 
16:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados”

Procura deve ser 5% maior do que em 2023

O pré-Carnaval já está agitando cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, ondem mais de 300 blocos desfilaram no final de semana. Esse movimento nas ruas acaba impulsionando o consumo de bebidas alcoólicas – e os supermercados esperam surfar essa onda e ter aumento de 5% nas vendas no período em relação ao ano passado.

Segundo levantamento realizado pela Kantar, a projeção de crescimento na venda de bebidas nesse período será de 5%, em comparação ao mesmo período de 2023. O faturamento pode atingir o total de R$ 1 bilhão. “Os supermercados estão observando essa mudança no comportamento dos consumidores. Colocando as bebidas prontas para consumo, digo, geladas, assim conseguimos recuperar esses clientes e fidelizá-los para além do carnaval” , afirma Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

O estudo ainda evidencia um novo crescimento no pós-pandemia. Entre 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo de bebidas subiu 26%, passando o gasto médio de R$ 90 para R$ 113, mas puxados pelos produtos não alcoólicos como energéticos (+64%) e água mineral (+37%).

Adultos na faixa entre 18 e 29 anos foram os maiores consumidores nesse período, com um aumento de 41%, enquanto o público das classes A, B e C aumentaram em 15% o seu consumo. Super e hipermercados lideram em disparada o local de vendas dessas bebidas, com 34% do “bolo”, seguido por ambulantes com 24% e bares com 21%.

Carnaval em números
Segundo a Riotur, o carnaval de rua do Rio de Janeiro terá um total de 453 desfiles. O Centro será a região com o maior número de desfiles (128), seguido pela Zona Sul (98). Na edição 2024 da folia, o número de megablocos passou de 8 para 10. São considerados megablocos aqueles que têm mais de 100 mil foliões.
Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todas as regiões da cidade. Mesmo assimm, há bastante espaço para os supermercadistas atraírem os consumidores e aproveitarem o período.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…