<< Voltar pra Home

Destaques



Grupo Mateus recebe premiação no setor Atacado e Varejo

14 de setembro de 2023
 - 
13:39
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Grupo Mateus recebe premiação no setor Atacado e Varejo”

Empresa é reconhecida na categoria pela primeira vez, com destaque em indicadores financeiros, crescimento expressivo e práticas ESG desempenhadas ao longo de 2022

 

O Grupo Mateus, o terceiro maior grupo do varejo alimentar do país, de acordo com o Ranking ABRAS 2023, foi premiado pelo Melhores e Maiores 2023, organizado pela revista Exame, como a empresa do ano no setor Atacado e Varejo. A conquista foi obtida pelos relevantes resultados financeiros, crescimento exponencial e práticas ESG ao longo de 2022.

Em sua 50ª edição, esta é a maior premiação da economia brasileira, reconhecida pela análise de dados e números de companhias que espalham boa gestão no país. Em 2022, o Grupo Mateus encerrou o ano com a inauguração de 31 lojas, sendo 11 em cinco novos estados. Já em 2023, até o momento, 16 unidades foram abertas.

 

Resultados financeiros ressaltam a solidez da rede de supermercados

No 2T23, o Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 293,2 milhões, com margem Ebitda de 7,5%, como demonstra o relatório de resultados divulgado recentemente pela companhia. No 2T23 foram R$ 6,4 bilhões de receita líquida, o equivalente a um crescimento de 23,6%. Ao todo, nos seis primeiros meses do ano a receita foi de R$ 12,3 bilhões, 25,7% a mais que o registrado no 2T22.

O resultado demonstra a solidez da empresa, com destaque para a melhoria da rentabilidade e manutenção de uma dinâmica de capital de giro mais saudável, o que a destacou como líder entre os varejistas de alimentos no período. Em 2022, por exemplo, a melhoria desse capital de giro resultou em R$ 1 bilhão de caixa no 4T22.

Seguindo sua trajetória de crescimento, o grupo ainda contabilizou lucro bruto de R$ 1,4 bilhão, o que significa um aumento de 19,4% no período, com margem bruta de 21,8%. No semestre, o lucro bruto foi de R$  2,6 bilhões, com margem de 21,5%. Já o lucro líquido do trimestre apresentou avanço de 11%, atingindo a marca de R$ 293,2 milhões. Nos primeiros seis meses deste ano, foram R$ 532,9 milhões de lucro, 15% acima do registrado no 6M22.

Esta foi a primeira vez que o Grupo Mateus abriu a rentabilidade das lojas que completaram um ano da chamada “nova regional”, que inclui todas as lojas abertas desde o IPO no Nordeste, com exceção os estados do Maranhão, Pará e Piauí. Das 26 lojas que compõem essa lista, 7 já completaram um ano e entraram neste recorte.

Entre 2020 e 2023, o Grupo Mateus registrou uma evolução de 70% no faturamento, passando dos R$ 24 bilhões. Com o plano de expansão, a empresa pretende ampliar cada vez mais o mix de serviços ofertados nas cidades em que já está presente, ao mesmo tempo que ocupa outros estados e cidades do Norte e Nordeste do país.

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Chuvas no RS: redes supermercadistas atuam para atender à população

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 334 munícipios do estado foram afetados Em meio as fortes chuvas…
Image

TNS traz para o Brasil conexão redundante para terminais de autoatendimento

TNSLink garante que terminais de pagamento, caixas e totens estejam sempre conectados à melhor rede existente, sem interrupção do serviço…
Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…