Destaques
Grupo Mateus cresce 71% nos últimos três anos

Nesta manhã, a rede apresentou, em coletiva de imprensa, os resultados do primeiro trimestre de 2023 e o faturamento de 2022, que fechou em R$ 24,6 bilhões
Fundado há 36 anos em Balsas, cidade do Maranhão movida pelo agronegócio, o Grupo Mateus tem se consolidado como uma das maiores empresas do varejo alimentar do Brasil. De acordo com o ranking de 2023 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a companhia passou a ocupar o terceiro lugar, a única empresa brasileira ocupar os Top 3 do Ranking ABRAS.
Na coletiva de imprensa realizada hoje, dia 11 de maio, a empresa apresentou a evolução de faturamento, que apresentou + 71% de crescimento, com uma evolução de R$ 14,4 bilhões em 2020, R$ 17,9 bilhões em 2021 e R$ 24,6 bilhões em receita bruta 2022. O Grupo Mateus vem com um forte plano de expansão, hoje eles possuem 238 lojas no total, sendo 62 com a bandeira Mix Mateus, 36 Mateus Supermercados, 34 lojas Camiño Supermercados e 106 lojas Eletro Mateus.
E para este ano, a companhia mantem um ritmo forte de expansão, com conversões de lojas adquiridas do Grupo Big e inaugurações de novas lojas. Com a inauguração simultânea de duas novas lojas na próxima sexta-feira, 12, em Fortaleza e Maranguape, no Ceará, o Grupo somará 240 unidades de negócio. A operação da empresa está concentrada no Norte e Nordeste, tendo acelerado seu plano de expansão a partir da abertura de capital, em outubro de 2020. À época, o Grupo Mateus foi protagonista do maior IPO daquele ano, captando R$ 4,63 bilhões.
O foco da abertura de novas lojas está na operação de cash and carry, os chamados atacarejos. O presidente do Grupo Mateus, Jesuino Martins, comentou sobre um diferencial que tem sido decisivo para o crescimento da empresa no setor. “Nossas lojas de atacarejo oferecem serviços, além de um mix de produtos variado e preços competitivos. O consumidor encontra tudo em um só lugar, o que garante economia, praticidade e comodidade na compra. Este modelo pioneiro tem fidelizado os clientes e nos feito conquistar a confiança dos consumidores nas novas cidades aonde chegamos”, explicou.
O CEO da companhia está se referindo, mais exatamente, à peixaria, açougue, padaria e setor de hortifrúti das lojas. Ainda como modelo inovador, o Mix Mateus – bandeira de atacarejo do Grupo – possui o Boteco Gelado. Instalado na área externa da loja, o setor de venda exclusivamente de bebidas, possui caixa independente, o que permite ao cliente comprar a bebida já gelada e própria para consumo ou revenda, sem precisar entrar na loja para adquirir os produtos.
Com a inauguração das duas lojas no Ceará, a empresa – genuinamente nordestina – está gerando 600 novos empregos. Os colaboradores do Mix Mateus do bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, e os da unidade do município de Maranguape, passam a integrar um quadro que ultrapassa 48 mil funcionários.
A chegada do Grupo Mateus no Ceará data de 2021 quando foram inauguradas as lojas de Tianguá e Sobral. No ano seguinte, a companhia abriu um Mix Mateus em Itapipoca, depois vieram as lojas de Quixeramobim, Crateús e Maracanaú. Somente no estado, a empresa é responsável por mais de 3 mil empregos formais. Com a continuidade da expansão do Grupo em terras cearenses e previsão de inauguração ainda nas cidades de Canindé, Juazeiro e Aracati, este número deve chegar a mais de 4 mil.
“Gerar emprego, renda, oportunidade de crescimento e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões Norte e Nordeste faz parte da nossa missão”, enfatizou o fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus.

Últimas Notícias

CNMC autoriza primeira fase de compra de lojas do Supercor pelo Carrefour

Novo Atacarejo abre três unidades neste mês

Piracanjuba apresenta nova diretora de marketing
