<< Voltar pra Home

ABRAS



Encontro técnico RAMA 2023: eficiência e segurança na cadeia produtiva de alimentos

3 de agosto de 2023
 - 
19:25
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Encontro técnico RAMA 2023: eficiência e segurança na cadeia produtiva de alimentos”

Evento idealizado pela ABRAS, trouxe especialistas para discutir, apresentar os desafios e avanços do programa

Aconteceu nesta quinta-feira, 03 de agosto, o Encontro Técnico RAMA 2023, que faz parte do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, idealizado pela ABRAS, em conjunto com as associações estaduais e os supermercados associados, monitorar a origem dos produtos no que se refere a contaminação por resíduos de agrotóxicos. No encontro, autoridades e especialistas apresentaram os desafios e os avanços da rastreabilidade dos produtos desde a cadeia de abastecimento até a chegada dos produtos nas gôndolas dos supermercados.  Foi um dia repleto de conteúdos e informações importantes, com direito a visita técnica ao Centro de Inovação Tecnológica GS1 Brasil, discussões e assinatura de um acordo de cooperação.

O evento iniciou com a apresentação da história do Programa de Monitoramento e Rastreabilidade dos Alimentos – RAMA pelo vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, onde ela mostrou a timeline de todo o projeto desde a sua criação. O início do encontro contou também com a participação do Diretor Executivo da PariPassu, Giampaolo Buso, e a CEO da GS1 Brasil, Virgínia Vaamonde.

A sessão 1 do encontro trouxe o tema Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos, com a gerente de monitoramento e avaliação de risco da ANVISA, Adriana Torres, que apresentou o papel da Anvisa na regulação de agrotóxicos, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), os desafios e os avanços do tema.

Após o coffee break com café, frutas e verduras rastreados, a sessão 2 trouxe os programas de agregação de valor, certificações e programas de auditoria e boas-práticas. Iniciou com o coordenador de valor do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Marcus Vinicius Martins, contando a importância da rastreabilidade, como aconteceu alguns anos atrás, antes da criação do RAMA, quando um lote de maçãs não teve a permissão de entrar na Europa porque não tinha rastreabilidade, o que gerou um grande prejuízo para o setor agrícola. E em seguida ele apresentou o Boa Prática Agrícolas (BPA), um novo programa que certifica e define as boas práticas agrícolas no Brasil, estabelece os requisitos mínimos de reconhecimento e adoção destas práticas e promove e chancela estes programas.

Nesta sessão, teve a participação também da ABIC, com a fala de Aline Marotti, que abordou a nova portaria estabelecida para a venda de café no varejo; e do engenheiro agrônomo, Rafael Corsino, da Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), que apresentou a qualidade da produção de alho no país.

A sessão 3 apresentou as soluções possíveis para a melhoria da conformidade e eficiência de abastecimento, com a participação de Roberto Araújo: Líder de Sustentabilidade e Stewardship, Claudia Quaglierini, Gerente de Planejamento de Inovação e Crop Science Embaixadora Bayer, Roberto Correa, Gerente de engenharia da Termotécnica, representando a DaColheita e Paula Salmazo, Coordenadora de Assuntos Regulatórios – PROMIP; Mestrado em fitotecnia (ESALQ), Engenharia Agronômica (ESALQ).

Após o almoço, tivemos uma visita ao Centro de Inovação Tecnológica da GS1 Brasil, com a apresentação da tecnologia desenvolvida pela associação e todas as possibilidades de aplicação da rastreabilidade e monitoramento, e como ela já vem sendo feita.

Em seguida, tivemos a palestra da diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), Luciana Pellegrino, que apresentou o programa Embalagem na Medida, criado para padronizar as embalagens para evitar o desperdício, um problema levantado pelo CEAGESP e atendido pela ABRE e abraçado pela ABRAS. Há um desperdício de alimentos muito grande devido a esta falta de padronização, sendo R$ 1,2 bilhão de perdas anuais no varejo.

Através de uma solução colaborativa, a ABRE padronizou as embalagens com base nos materiais que já utilizados, como engradados de plástico, papelão ondulado e isopor (EPS), sem agregar custos, criando uma solução prática com o objetivo de evitar este desperdício. A etapa agora é de divulgação e conscientização. No final, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica “Embalagem sob Medida” entre a ABRE, ABRAS e o Ceagesp.

Em seguida, todos os participantes do encontro se reuniram no palco para uma rodada de conversas e discussões sobre os temas apresentados, e as dúvidas dos convidados também foram solucionadas, em um bate-papo descontraído e com muita interação.

No final, foi apresentado o Termo de Reconhecimento Global Markets, reconhecido pelo MAPA e o comitê presente no evento. O Global Markets é um programa que busca o pareamento de certificação internacionais e desenvolvimento da cadeia primária e da indústria.

O evento teve apoio da ANVISA, MAPA, Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Basf, CropLife Brasil, DaColheita, Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, My Sweet Salad, PariPassu, Produtores do Bem e Promip, e foi uma realização RAMA e ABRAS.

Diretor Executivo da PariPassu, Giampaolo Buso

Gerente de monitoramento e avaliação de risco da ANVISA, Adriana Torres

Vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, Celso Furtado

Vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan;

CEO na GS1 Brasil, Virgínia Vaamonde


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…