<< Voltar pra Home

Internacional



E daqui a cinco anos?

12 de dezembro de 2017
 - 
14:07
 - 
Bruno Marcon

Pesquisando em diversos sites especializados em comércio varejista, como normalmente faço, encontro informações sobre tendências do varejo, novidades, quem comprou quem, o que vai bem, entre tantas outras notícias importantes e interessantes para varejistas e para articulistas como eu.


Nesta semana, me deparei com uma projeção para cinco anos, de cinco grandes vendedores varejistas. Um especialista em hipermercados, e também, o maior varejista do mundo, o Walmart; e um atacadista em autosserviço, na verdade um clube atacadista, e o maior deles que é o Costco; a maior rede de lojas de vizinhança e de conveniência do mundo que é a japonesa Seven & I, e os dois maiores vendedores varejistas pela internet: a Amazon e o poderoso chinês Alibaba. É um time de muito respeito.


Todos vêm crescendo em vendas ano a ano. Mas como será daqui para frente?
Quais deles serão os que mais impactarão o comércio?
Quais deles terão os maiores crescimentos nos próximos cinco anos?
O gráfico abaixo mostra o passado e as tendências para 2021.


Transformando o gráfico em números, veja como crescerão esses gigantes do varejo:

É claro que todos os números de 2021 são só projeções de mercado, mas é assustador para o chamado varejo “brick-and-mortar” (loja física).
O termo em inglês, se refere às empresas que operam precisando de uma presença física, e oferecem uma experiência face a face com o consumidor.
Assim, este varejo se contrapõe ao e-commerce que é o que mais promete em crescimento.
Não é à toa que um grande número de varejistas pelo mundo já esta vendendo também pela internet. E saiba que os do e-commerce começam também a ter suas experiências com lojas conceito de varejo.
Mas assusta essa pequena previsão de crescimento do Walmart de 16,4%, enquanto o site Alibaba pode chegar a crescer 174,3%.

*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…