<< Voltar pra Home

Internacional



Supermercados ampliam foco em saúde e bem-estar

13 de outubro de 2021
 - 
23:42
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Supermercados ampliam foco em saúde e bem-estar”

Mais redes americanas reforçam investimentos em programas de educação e nutrição personalizada, afirma relatório

Alimentos processados costumam valorizar seus teores de vitaminas e minerais, mas o varejo vem percebendo que programas de saúde e bem-estar baseados nas seções de hortifruti são uma forma mais eficiente de posicionar as redes do setor no segmento nutricional. É o que afirma um relatório recentemente divulgado nos EUA pela Food Industry Association (FMI) e pela Academy of Nutrition and Dietetics Fuondation.

Segundo o estudo, metade dos varejistas de alimentos aumentaram de forma moderada ou significativa seus programas de saúde e bem-estar ao longo dos últimos 12 meses, priorizando a oferta personalizada de produtos. Mesmo sem adotar o rótulo de “alimentos como medicação”, uma filosofia segundo a qual a alimentação tem um papel fundamental na prevenção de doenças, as redes de supermercados estão conectando a nutrição a uma vida mais saudável.

Grande parte desse movimento é consequência da pandemia, que aumentou a preocupação da população com a qualidade do que come e fez com que, nos EUA, houvesse um aumento do consumo de hortifrutis, especialmente orgânicos. De acordo com o relatório, os supermercadistas têm explorado a ideia de “alimentos como medicação” de cinco maneiras:

Programas de incentivo: oferecer preços especiais em categorias como frutas, legumes e vegetais, ou cupons para clientes fiéis experimentarem novos produtos. Essa é uma forma de aumentar o acesso a alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Ações de marketing: sinalização no PDV, embalagens especiais, comunicação no aplicativo e site, demonstrações virtuais de produtos, lives utilizando os itens sendo promovidos e mudanças nos algoritmos de busca são algumas formas de incentivar mudanças comportamentais durante o processo de compra.

Nutrição com apoio médico: desenvolvimento de programas personalizados de alimentação, prescritos por um nutricionista, para o desenvolvimento de boxes ou refeições de acordo com determinados objetivos de saúde.

Educação nutricional: conteúdo em blogs, ações de prevenção ao diabetes e programas de saúde voltados aos colaboradores do varejo. Essas ações podem ser complementadas por eventos como jornadas de verificação de pressão arterial, medição do nível de glicose no sangue e medição do IMC das pessoas.

Programas de prescrição de alimentos: um profissional de saúde ou nutricionista pode prescrever alimentos aos pacientes que tiverem condições específicas ou estiverem inseguros sobre o consumo de determinados itens.

O estudo entrevistou colaboradores de redes de supermercados que representam 26 mil lojas, além de 1.400 americanos adultos e informações fornecidas por nutricionistas e dados de pesquisas etnográficas.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Meu Prata inaugura loja em Belo Horizonte (MG)

Com área de 420 metros quadrados, o estabelecimento conta com estacionamento amplo para clientes e quatro caixas para atendimento O…
Image

Grupo Savegnago recebe certificado de logística sustentável

Certificação da CHEP, empresa global líder em gestão e transporte, tem reconhecimento internacional e apresenta os benefícios ambientais da operação…
Image

Reckitt Comercial anuncia Alan Smelstein como novo Diretor de Vendas

Profissional vai liderar uma equipe de 200 pessoas espalhadas pelo País, dedicadas a desenvolver, junto com aos clientes, as categorias…
Image

#AjudaSul: itens produzidos no RS seguem em destaque nas redes supermercadistas

Como forma de ajudar na recuperação da economia local, prateleiras com itens oriundos do estado gaúcho foram instaladas em diversas…