Home SeçõesABRAS Smart Market ABRAS revela aumento na parceria voluntária do RAMA na venda de FLV

Smart Market ABRAS revela aumento na parceria voluntária do RAMA na venda de FLV

De Administrador SH
0 Comente

Sétimo balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS trouxe dados relevantes do setor em alta no varejo

Smart Market ABRAS foi marcado pela entrega do sétimo Prêmio Rama – Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – da Associação Brasileira de Supermercados.

Criado em 2006, o projeto voluntário em toda a cadeia conta com a parceria da Anvisa, Ministério da Agricultura e redes de varejo.

Inicialmente, o volume rastreado não chegava a 500 toneladas com um número de amostras inferior a cem unidades. Em 2021, foram coletados 2.111 produtos em supermercados de todo país com exceção para os estados do Amapá, Piauí e Tocantins que não participaram do Programa.

No ano passado, o volume rastreado por produto atingiu:

– 351 mil toneladas para batata

– 249 mil toneladas para banana

– 219 mil toneladas de laranja

– 206 mil toneladas de cebola

– 170 mil toneladas de tomate

Durante o Smart Market ABRAS, o público pode acompanhar presencialmente e online as explanações dos especialistas da ANVISA, Adriana Torres e Carlos Alexandre Oliveira Gomes.

Os índices de conformidade e aprovação só têm crescido mostrando de forma adequada que produtor e varejista estão trabalhando cada vez mais em acordo com as normas e protocolos.

Por conta exportações crescentes e contínuas, a conformidade das frutas é bem maior quando comparado aos legumes e verduras, explicou o especialista Giampaolo Busi, diretor-executivo da Paripassu.

Destacamos também que a indústria de defensivos agrícolas, pesticidas e produtos fitossanitários integra as reuniões do Rama de forma a garantir a segurança do alimento servido ao brasileiro.

O vice-presidente institucional da ABRAS, Márcio Milan, entregou o Troféu RAMA aos varejistas que mais se destacaram em 2021: Carrefour, Hortifruti Natural da Terra e Atacadão.

O Covabra Supermercados recebeu o Prêmio na categoria Destaque do Varejo.

Entre os fornecedores, subiram ao palco do Smart Market ABRAS produtores da Donato Melancias, Cebolas Fugita e Hortaliças Sempre Verde.

O desafio para 2025 é a maior adesão do varejo e fornecedores, aumentando a participação das empresas no Programa Rama. Enxergando pelo share de faturamento, houve um aumento de quase 40% na participação dos varejistas de 2020 para 2021. Era de 30% e passou para 41% no ano passado.

Em relação às categorias de produtores e distribuidores, a parceria foi ainda maior. No período, o RAMA registrou o crescimento de 50% no número de empresas fornecedoras de frutas, verduras e legumes.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos