<< Voltar pra Home

ESG



PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico de embalagens de snacks

25 de abril de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico de embalagens de snacks”

Parceria com a eureciclo possibilita novo uso para BOPP pós-consumo, com base em economia circular

A PepsiCo celebra a recuperação de 8 mil toneladas de plástico flexível pós-consumo, também chamado de BOPP, no ano de 2022, resultado do investimento em novas soluções. Por meio de uma parceria com a eureciclo – empresa especializada em soluções estruturantes para a cadeia de reciclagem – a companhia já destinou este volume significativo de BOPP para uso pela indústria cimenteira, onde o resíduo é reaproveitado como combustível nos fornos industriais e, também, integra a matéria-prima do cimento.

“No ano em que celebramos 70 anos no Brasil, chegamos a uma solução que traz ganhos ambientais bastantes significativos pelo grande volume de plástico que é destinado corretamente. O plástico flexível BOPP ainda é um resíduo que demanda alta tecnologia para ser reciclado e com esse processo, também chamado de coprocessamento, o material ganha uma nova utilização pela indústria do cimento.”, afirma Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.

Inovação para a reciclagem

A PepsiCo, por meio de sua estratégia ESG, chamada de PepsiCo Positive (pep+), busca inspirar práticas positivas para as pessoas e para o planeta, a fim de cuidar de todas as suas etapas de consumo. Com esse objetivo, atua pelo desenvolvimento de soluções para construir um futuro circular para suas embalagens, a fim de que o plástico nunca se torne resíduo e, desde 2020, já reduziu em 25% o uso de plástico virgem em suas embalagens de bebidas no Brasil.

Em outro exemplo de inovação, a companhia desenvolveu um projeto de uma carroceria que leva plástico reciclado de embalagens de snacks e garrafas PET pós-consumo junto à fibra de vidro que integra o baú de seus caminhões. Com a ação, que foi resultado dos esforços do time Brasil, mais de 68 mil unidades de garrafas PET, (ou 3.400 quilos de PET), e mais de 138 mil embalagens de snacks (ou 555 quilos de plástico flexível, o BOPP) tiveram um novo destino em 2022. Atualmente, a frota da PepsiCo já conta com mais de 100 caminhões com essa carroceria e, a partir de 2023, todos os novos caminhões médios da companhia, que transportam produtos da PepsiCo nos centros urbanos, terão o baú que leva plástico reciclado em sua composição.

Resíduo que vira combustível

A eureciclo atua ao lado de grandes separadoras de resíduos, como a Flacipel, e é responsável por operar certificados de reciclagem que atestam a quantidade do material BOPP de embalagens de snacks reunidas, além de garantir sua logística reversa. “Com esta parceria, cooperativas e empresas que coletam resíduos de embalagens e que produzem a mistura para a indústria cimenteira serão beneficiadas, em uma solução que traz escala de produção, continuidade e replicabilidade no mercado, com incentivos para novas etapas de separação e reciclagem de materiais complexos”, afirmou Tania Sassioto, diretora de Projetos & Parcerias na eureciclo.

O processo se dá da seguinte forma: a eureciclo faz o rastreamento dos resíduos de embalagens, desde a sua origem até a destinação final para as cimenteiras, e informa os dados à PepsiCo. “A atuação de uma solução como a eureciclo, que garante transparência no processo é imprescindível. Como falamos de uma cadeia complexa, como a da reciclagem no Brasil, essas parcerias bem estruturadas viabilizam o controle de cada etapa e, também, atendem à demanda que empresas de grande porte como a PepsiCo possuem”, completou Guerreiro.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

GO: com foco na experiência do cliente, Bretas inaugura espaço diferenciado

O Varanda Bretas é mais uma iniciativa pensada para ampliar o serviço da rede em prol dos clientes Com o…
Image

Sainsbury’s fecha acordo para reforçar foodservice em suas lojas

Rede britânica de supermercados faz parceria com a Costa Coffee para desenvolver operações store-in-store em supermercados Renato Müller A rede…
Image

Redes fazem processo seletivo para novas inaugurações

Serão 1400 vagas disponibilizadas pela Rede Assaí para todo País e 140 posições para a segunda loja Komprão de São…
Image

Pós-NRF’24 ABRAS: Conteúdo é estímulo e gera venda

Em palestra, Alberto Serrentino sinaliza ao público que a informação está mudando a forma de comprar Na última terça-feira, 20,…