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Logística: características e conceitos que estão em alta

De Administrador SH
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Indispensável para o abastecimento do varejo, o processo de logística também encontra tendências – que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios

O ano de 2023 promete ser mais um período de muitos avanços e inovações para o setor de logística e é notório que a implantação de novas tecnologias deixam os negócios modernos e mais ágeis. Exemplo disso foi o crescimento do setor durante a pandemia do Covid-19. De acordo com pesquisas divulgadas no final de 2022, o Brasil foi o país da América Latina que mais desenvolveu o setor de logística, tendo um crescimento de cerca de 30%.

A logística é um setor que representa grande parte da responsabilidade na satisfação e fidelização do cliente, pois é ela quem garantirá a entrega do produto íntegro e dentro do prazo comprado pelo cliente, gerando uma experiência de compra positiva, tanto nos ambientes digitais quanto no varejo físico.
Assim, selecionamos algumas tendências relacionadas à logística e tecnologia para 2023.

1 – O diferencial no uso de veículos elétricos

O Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) fez uma pesquisa sobre as tecnologias mais importantes para 2023 com líderes globais de tecnologia em países como EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Os veículos elétricos (EVs) foram inseridos entre as cinco áreas mais importantes da tecnologia para o próximo ano com 35%.
No setor de logística, transportadoras e varejistas já têm investido em modelos diferenciados de entrega. Entretanto, a tendência traz desafios: o planejamento de rotas desse tipo de veículo precisa considerar seu tempo de autonomia e, caso necessário, incluir pontos estratégicos para a recarga.

2 – Sustentabilidade: a logística verde

Relacionada com a utilização de veículos elétricos, está a logística verde, que prioriza a sustentabilidade e o meio ambiente em seus processos. A tecnologia é chave nesse sentido. Ao investir em softwares que automatizam a roteirização, as empresas podem reduzir os quilômetros rodados e otimizar a utilização dos veículos, fazendo mais entregas com menos recursos e, consequentemente, menor emissão de CO2. Como consequência, as empresas conseguem reduzir seus custos e aumentar a rentabilidade da operação, ao mesmo tempo em que conseguem oferecer uma boa experiência de entrega.

3 – Compras online e retirada física

Independentemente da fase da pandemia, as compras via e-commerce vieram para ficar, seja ela somente feita online ou no modelo híbrido, no sentido de comprar virtualmente e retirar fisicamente. Segundo um levantamento feito pelo CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, a pesquisa estima um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.

4 – Maior representatividade feminina

Segundo a plataforma de recrutamento Gupy, somente em 2020 houve uma alta de 229% de contratação de mulheres na área de logística. A previsão para 2023, é que esse número cresça ainda mais, principalmente no segmento de transporte.

5 – Entrega rápida

Cada vez mais as empresas buscam otimizar seu processo logístico de modo que possam encurtar o tempo de entrega do produto para o consumidor final. Para isso, recorrem à tecnologias de automação, como por exemplo armazém robotizado e entrega por drones.

Fonte: Empresa de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria (Kantar)

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