<< Voltar pra Home

Mix



Logística: características e conceitos que estão em alta

10 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Logística: características e conceitos que estão em alta”

Indispensável para o abastecimento do varejo, o processo de logística também encontra tendências – que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios

O ano de 2023 promete ser mais um período de muitos avanços e inovações para o setor de logística e é notório que a implantação de novas tecnologias deixam os negócios modernos e mais ágeis. Exemplo disso foi o crescimento do setor durante a pandemia do Covid-19. De acordo com pesquisas divulgadas no final de 2022, o Brasil foi o país da América Latina que mais desenvolveu o setor de logística, tendo um crescimento de cerca de 30%.

A logística é um setor que representa grande parte da responsabilidade na satisfação e fidelização do cliente, pois é ela quem garantirá a entrega do produto íntegro e dentro do prazo comprado pelo cliente, gerando uma experiência de compra positiva, tanto nos ambientes digitais quanto no varejo físico.
Assim, selecionamos algumas tendências relacionadas à logística e tecnologia para 2023.

1 – O diferencial no uso de veículos elétricos

O Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) fez uma pesquisa sobre as tecnologias mais importantes para 2023 com líderes globais de tecnologia em países como EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Os veículos elétricos (EVs) foram inseridos entre as cinco áreas mais importantes da tecnologia para o próximo ano com 35%.
No setor de logística, transportadoras e varejistas já têm investido em modelos diferenciados de entrega. Entretanto, a tendência traz desafios: o planejamento de rotas desse tipo de veículo precisa considerar seu tempo de autonomia e, caso necessário, incluir pontos estratégicos para a recarga.

2 – Sustentabilidade: a logística verde

Relacionada com a utilização de veículos elétricos, está a logística verde, que prioriza a sustentabilidade e o meio ambiente em seus processos. A tecnologia é chave nesse sentido. Ao investir em softwares que automatizam a roteirização, as empresas podem reduzir os quilômetros rodados e otimizar a utilização dos veículos, fazendo mais entregas com menos recursos e, consequentemente, menor emissão de CO2. Como consequência, as empresas conseguem reduzir seus custos e aumentar a rentabilidade da operação, ao mesmo tempo em que conseguem oferecer uma boa experiência de entrega.

3 – Compras online e retirada física

Independentemente da fase da pandemia, as compras via e-commerce vieram para ficar, seja ela somente feita online ou no modelo híbrido, no sentido de comprar virtualmente e retirar fisicamente. Segundo um levantamento feito pelo CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, a pesquisa estima um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.

4 – Maior representatividade feminina

Segundo a plataforma de recrutamento Gupy, somente em 2020 houve uma alta de 229% de contratação de mulheres na área de logística. A previsão para 2023, é que esse número cresça ainda mais, principalmente no segmento de transporte.

5 – Entrega rápida

Cada vez mais as empresas buscam otimizar seu processo logístico de modo que possam encurtar o tempo de entrega do produto para o consumidor final. Para isso, recorrem à tecnologias de automação, como por exemplo armazém robotizado e entrega por drones.

Fonte: Empresa de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria (Kantar)


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…