<< Voltar pra Home

Negócios



Grupo Mateus prioriza a agricultura familiar nas lojas

26 de setembro de 2021
 - 
23:11
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Grupo Mateus prioriza a agricultura familiar nas lojas”

Os pequenos produtores têm a oportunidade de vender o que colhem na lavoura como frutas, legumes e hortaliças

Eles são pequenos no tamanho da produção, mas juntos são responsáveis por 23% de tudo o que é produzido no setor da agropecuária no país. O negócio é maior do que muitos imaginam. Os agricultores familiares movimentam R$107 bilhões por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E não é difícil entender o porquê destes números serem tão grandes, já que 70% dos produtos que vai para a mesa dos brasileiros vem de pequenos agricultores.

Dona de um restaurante na ilha de Mosqueiro, em Belém (PA), a microempreendedora Karolina Barroso, 38, abastece a despensa com alimentos fornecidos por agricultores familiares, mas os produtos não chegam diretamente ao estabelecimento dela. Karol recorre a uma loja de atacarejo do Grupo Mateus.

A empresa mantém parcerias com pequenos produtores locais e toda quarta-feira faz uma promoção no setor de Hortifruti, chamada de ‘Quarta-feira Livre Mateus’. “Eu compro para levar para casa e também para abastecer o restaurante. É vantajoso porque consigo economizar e adquirir um produto de melhor qualidade, que não usa agrotóxicos, por exemplo”, comenta.

O coordenador de Hortifrúti do Mateus no Pará, Afonso Torreão, destaca que esta parceria entre a empresa e os pequenos produtores, mesmo dando prioridade às famílias locais, consegue atender agricultores de todo o país. “Na verdade, de forma geral, os produtos da ‘Quarta-feira Livre’ vêm de vários cantos do Brasil. Tudo depende do período de safra de cada região. Damos preferência ao produtor regional, para manter a qualidade dos alimentos, mas nada impede que as famílias que estão em outros estados também nos forneçam a sua produção”, pontua.

O Grupo Mateus possui 184 lojas espalhadas pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil e cada uma delas, seja de supermercado ou de atacarejo, mantém parceria com pelo menos dois produtores locais para fornecer alimentos de hortifruti.

Ou seja, a iniciativa, até o momento, gera oportunidade de negócio e trabalho para, no mínimo, 368 famílias que vivem da agricultura. E a tendência é que mais pessoas sejam beneficiadas por essa iniciativa, pois a empresa tem executado um audacioso projeto de expansão pelo país, inaugurando novas lojas, gerando emprego e renda.

“O nosso projeto de expansão também apoia o crescimento do produtor regional, dando-lhes total prioridade. A gente cede espaço para eles venderem o que produzem, principalmente hortaliças”, enfatiza Afonso. A entrega dos produtos e alimentos é feita diariamente, mas toda quarta-feira o setor de Hortifruti tem promoção.

Parceria é fechada antes da inauguração da loja

Mateus Meireles, que coordena o setor de Hortifrúti nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, ressalta que o fechamento da parceria com os pequenos agricultores começa pelo menos 3 meses antes da inauguração de cada loja e pode ser feita mesmo depois que a loja estiver funcionando.

“Inicialmente, a gente faz uma prospecção de mercado. Pesquisa nas cidades e nos bairros onde as nossas unidades vão abrir. Quando necessário a gente visita feiras, procura pelas secretarias municipais de Agricultura, pesquisa se há associações e cooperativas locais. Tudo o que for preciso para a gente chegar até estes pequenos produtores, nós fazemos. A ideia é estreitar os laços e conhecer a capacidade de produção e o que cultivam, principalmente de hortaliças”, comenta.

Ao conhecer os trabalhadores da agricultura familiar, Mateus apresenta a eles o plano de vendas e explica como a parceria entre eles e a empresa pode se dar. “A gente cede o espaço para que eles possam comercializar a produção deles, seguindo os critérios de qualidade que a gente preza. Assim, temos abastecido as lojas com produtos frescos, de qualidade e contribuído com o fortalecimento da agricultura familiar”, enfatiza o coordenador.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Na Alemanha, Edeka testa verificação de idade por IA

Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas Por Renato Müller No…
Image

Supermercados Guanabara inaugura 1ª loja na zona oeste do RJ

Empreendimento de 22 mil metros quadrados, contará também com um shopping de serviços com 15 lojas Seguindo o seu plano…
Image

Chuvas no RS: redes supermercadistas atuam para atender à população

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 334 munícipios do estado foram afetados Em meio as fortes chuvas…
Image

TNS traz para o Brasil conexão redundante para terminais de autoatendimento

TNSLink garante que terminais de pagamento, caixas e totens estejam sempre conectados à melhor rede existente, sem interrupção do serviço…