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Grupo Carrefour Brasil avança em seu compromisso com a Sustentabilidade

18 de abril de 2024
 - 
11:00
 - 
Redação SuperHiper
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Maior varejista alimentar do País segue comprometida com a agenda socioambiental

O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar do País, divulgou na última terça-feira, 16, o Relatório Anual de Sustentabilidade. O objetivo é apresentar os resultados promissores atingidos durante 2023 e trazer visibilidade para a jornada contínua de aprofundamento e consolidação da agenda de sustentabilidade do Grupo.

Para o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, a robustez dos resultados e da estratégia da empresa permitiram excelentes conquistas nos pilares de Combate à Fome e às Desigualdades, Inclusão e Diversidade e Proteção do Planeta e da Biodiversidade. “Os pilares de sustentabilidade permeiam todo o ecossistema de negócios do Grupo Carrefour e estão alinhados com os nossos compromissos globais e aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global. Chegamos em 2024 com a confiança de que continuaremos engajados e comprometidos com o propósito da empresa. Faremos isso conscientes do nosso enorme potencial de transformação e das nossas responsabilidades frente à sociedade”, finaliza.

Combate à Fome e às Desigualdades
O Grupo atua em ações estruturais e emergenciais, agindo tanto na transformação e inclusão da cadeia de valor e na geração de renda e emprego como em iniciativas de doação de alimentos a comunidades. Nesta frente, destaca-se a doação de 4.541 toneladas de alimentos, equivalentes a mais de 18 milhões de refeições complementares. Este número representa um aumento de 56% quando comparado ao ano de 2022.

Com o intuito de contribuir com a redução das taxas de desemprego e, também, com o combate às desigualdades sociais, em 2023, mais de mil pessoas cadastradas no CadÚnico e beneficiárias do Bolsa Família foram contratadas a partir da parceria do Grupo Carrefour e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Outro destaque é a concessão de bolsas de estudos e de permanência para pessoas negras, nas quais 123 instituições já foram contempladas com a iniciativa e 538 alunos já receberam a bolsa. Essa ação faz parte da agenda do Grupo no combate às desigualdades e de fomento a ações afirmativas e inclusivas.

Inclusão e Diversidade
Nesta frente, a companhia tem atuado nas agendas de combate ao racismo, na equidade entre gêneros e raças e na inclusão de pessoas com deficiência. Entre os destaques, o letramento racial oferecido pela companhia é um aprendizado contínuo para a liderança e para os mais de 124 mil colaboradores treinados, sob a mentoria de especialistas no assunto.

Entre a liderança do Grupo Carrefour, 36% dos cargos de gerência e acima são compostos por mulheres. A equidade racial também faz parte da estratégia da companhia, onde 43% dos cargos de gerência acima são compostos por pessoas negras. Além disso, o Grupo concluiu o ano com mais de 5.600 pessoas com deficiência no quadro de colaboradores, fato que contribui para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Com o objetivo de promover a transparência da interação de colaboradores com os clientes, no ano passado foram investidos R$16 milhões na compra de mais de 4 mil câmeras corporais, que contribuíram com uma redução de 30% nos relatos de incidentes. Além disso, mais de 124 mil colaboradores participaram do treinamento Eu Pratico Respeito, na qual reforça os protocolos que priorizam uma relação de respeito entre clientes, colaboradores e fornecedores, abordando a inteligência emocional e a comunicação não violenta.

Proteção do Planeta e da Biodiversidade
O Grupo Carrefour concentra-se na agenda de descarbonização e na preservação de florestas e da biodiversidade, além de combater o desmatamento, principalmente aqueles ligados às cadeias produtivas que abastecem as diversas lojas.

Para enfrentar o desmatamento associado à produção de carne bovina, o Grupo elaborou um processo de homologação e monitoramento estabelecido com base em critérios socioambientais que vão além dos exigidos pelo Ministério Público Federal (Protocolo Boi na Linha), contando também com critérios adicionais definidos pela companhia como invasões a terras quilombolas, o embargos estaduais e ICMBio. Neste sentido, em 2023, foram monitoradas 28.983 fazendas e mais de 24 milhões de hectares, analisando 100% dos fornecedores de frigoríficos que comercializam com o Grupo.

Além disso, ainda no ano passado, houve o aproveitamento de 54% do resíduo gerado, em linha com o compromisso da companhia pelo aterro zero. Este resultado faz parte da estratégia da empresa em reduzir o desperdício alimentar e incentivar programas de logística reversa destinados aos clientes. Por fim, outro destaque é relacionado a estratégia de descarbonização, na qual a empresa reduziu em 35% as emissões de GEE – gases de efeito estufa – de escopos 1 e 2 em relação a 2019, em linha com o compromisso pela redução de 50% até 2030 e 70% até 2040. Para atingir as grandes ambições na agenda climática, o Grupo tem realizado um trabalho intenso junto com parceiros, clientes e fornecedores a fim de implementar soluções alinhadas a uma economia de baixo carbono.


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