<< Voltar pra Home

Consumidor



Garanta boas vendas em datas comemorativas

14 de março de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Garanta boas vendas em datas comemorativas”

Planejamento e estratégia são indispensáveis para extrair bons resultados; O Dia Internacional do Consumidor é um momento para colocar em prática

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma oportunidade para o setor varejista aumentar suas vendas. Levantamento recente aponta que 45% dos consumidores têm a intenção de realizar alguma compra nesta data, e, diante disso, é importante adotar estratégias adequadas e um bom planejamento das ações.

“Um ponto importante é partir do que você tem em estoque. Pode ser um bom momento para colocar em circulação uma mercadoria que está parada e não vendeu como deveria, fazendo com que o estoque gire e a promoção desses itens atraia clientes que podem comprar outros produtos”, indica Marcos Adriano Guasso, Diretor Comercial da Zucchetti.

Outro conselho é: não tomar decisões com base em suposições, mas a partir da análise de dados relevantes para embasar as estratégias promocionais. É recomendável fazer uma comparação com promoções passadas e seus resultados, identificar os produtos que tiveram boa saída, além de entender o que funciona melhor para o seu público-alvo.

“As ferramentas de gestão facilitam o acesso a esse tipo de dado, com relatórios detalhados da base de clientes, fornecedores, nível de estoque, produtos com mais giro, custo de compra e de venda, entre outros. Ainda que o varejista não tenha uma ferramenta, é fundamental que haja um processo de análise prévia dos dados que já existem em outros tipos de controle, para que as ações possam atingir seus objetivos”, acentua Guasso.

Outro ponto é entender como realizar a melhor divulgação das promoções, atraindo o cliente para a loja. Nesse quesito, as ferramentas digitais têm sido importantíssimas para chamar os clientes para as promoções. Nos pequenos comércios, o uso acentuado e direcionado das redes sociais funcionam bem para este propósito. Em caso de um varejo mais próximo de seus clientes, o envio consentido de promoções pelo WhatsApp pode ser uma opção. Além disso, há formas de divulgação que são certeiras em alguns lugares, como carro de som e panfletos. Tudo depende do olhar para com o público.

Caso a data esteja muito próxima para aplicar as recomendações acima, basta pensar na próxima data comemorativa e já preparar o planejamento. Em seguida, é só tirar os planos do papel e colocá-los em prática.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

GO: com foco na experiência do cliente, Bretas inaugura espaço diferenciado

O Varanda Bretas é mais uma iniciativa pensada para ampliar o serviço da rede em prol dos clientes Com o…
Image

Sainsbury’s fecha acordo para reforçar foodservice em suas lojas

Rede britânica de supermercados faz parceria com a Costa Coffee para desenvolver operações store-in-store em supermercados Renato Müller A rede…
Image

Redes fazem processo seletivo para novas inaugurações

Serão 1400 vagas disponibilizadas pela Rede Assaí para todo País e 140 posições para a segunda loja Komprão de São…
Image

Pós-NRF’24 ABRAS: Conteúdo é estímulo e gera venda

Em palestra, Alberto Serrentino sinaliza ao público que a informação está mudando a forma de comprar Na última terça-feira, 20,…