<< Voltar pra Home

Negócios



Fusão entre Laticínios Betânia e Embaré movimenta mercado

5 de outubro de 2021
 - 
12:50
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Fusão entre Laticínios Betânia e Embaré movimenta mercado”

Soma das operações da nova empresa deve atingir faturamento de R$ 3 bilhões por ano. Cade precisa validar o negócio 

A cearense Betânia e a mineira Embaré, que é dona da marca Camponesa, vão fundir suas operações com o objetivo de ganhar fôlego para uma expansão nacional no segmento de produtos lácteos, apurou o Valor.

A união resultará em uma companhia com faturamento de mais de R$ 3 bilhões por ano, que vai disputar o segundo lugar no ranking das maiores empresas do país em captação de leite com a suíça Nestlé. A liderança entre as companhias com números conhecidos é da Laticínios Bela Vista, dona da Piracanjuba.

A transação está sendo costurada pelo fundo de private equity Arlon, que em 2017 comprou uma fatia societária de 20% na Betânia. O acordo deverá ser anunciado nos próximos dias, e sua conclusão dependerá do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Nem Betânia (que tem o empresário Bruno Girão como acionista majoritário) nem Embaré (controlada pelas famílias Antunes e Schimdt) quiseram comentar o assunto. O Arlon também não se pronunciou.

O mercado de lácteos cresceu 6,6% no ano passado no Brasil e faturou R$ 26,6 bilhões, de acordo com dados da Euromonitor. A líder no segmento é atualmente a Laticínios Bela Vista, de acordo com levantamento anual da Leite Brasil. A empresa faturou R$ 6,5 bilhão no ano passado e captou 1,8 bilhão de litros de leite.

Juntas, Betânia e Embaré processaram pouco mais de 1 bilhão de litros de leite no ano passado. A companhia resulta da fusão deverá acirrar a disputa com Nestlé, que está segundo lugar no ranking após encolher entre 2019 e 2020. No ano passado, a multinacional suíça processou 1,3 bilhão de litros de leite, queda de 14,6% na comparação anual.

Presenças regionais

Com fortes presenças regionais, Betânia e Embaré devem manter suas marcas. A empresa cearense deu um salto nos últimos cinco anos, dobrando de tamanho. No ano passado, ela faturou R$ 1,2 bilhão, alta de 10,7% ante 2019. O lucro líquido foi de R$ 71,4 milhões, contra R$ 34 milhões no ano anterior.

Recomprada da Parmalat há 21 anos, a Betânia capta 1,1 mil litros de leite por dia de centenas de pequenos produtores regionais, em 130 cidades nordestinas, de acordo com informações que constam em seu site. Pelo dado, é possível estimar que a captação anual da empresa está em cerca de 400 milhões de litros de leite.

Com cinco fábricas no Nordeste e 12 centros de distribuição, a Betânia é líder na categoria longa-vida (UHT) e iogurte na região. Neste mês, a empresa inicia as operações da sua primeira fábrica de leite em pó, localizada em Morada Nova, no Ceará.

A Embaré é a quinta maior marca em leite em pó, com 4% de participação de mercado, de acordo com a Euromonitor. À frente da empresa nesta categoria estão a Nestlé (43%), a francesa Lactalis (26,3%), a Laticínios Bela Vista, (11,2%) e a Italac (4,5%). Lactalis e Italac estão entre as companhias que não constam no ranking de captação de leite.

A Embaré foi criada a partir da união das empresas Laticínios Lagoa da Prata e Produtos Alimentícios Embaré, em 1969. No ano passado, a companhia faturou R$ 1,65 bilhão, aumento de 38% sobre o ano anterior. Na mesma comparação o lucro mais do que triplicou, para R$ 73 milhões.

Os produtos lácteos com o rótulo Camponesa representam 95% da receita da companhia mineira, e o restante corresponde a vendas de caramelos com marca Embaré.

Com sede em Lagoa da Prata, a Embaré possui, ainda, fábricas em Santo Antônio do Monte e Patrocínio, também em Minas Gerais, com capacidade de processamento de 2,8 milhões de litros de leite por dia. Para ampliar a produção de leite em pó, a companhia arrendou uma fábrica da Quatrelati, em Patrocínio.

Para o período entre 2021 e 2026, a Euromonitor projeta um crescimento médio do segmento de 1,7% em volume vendido ao ano, e aumento de 3,8% em receita — sem incluir a inflação.

Fonte: por Marina Falcão e Cibelle Bouças, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Loja de Itu da Rede Bom Lugar é reinaugurada

De acordo com Márcio Une, sócio da loja e um dos diretores da empresa, a revitalização aqueceu a economia local…
Image

ABRAS e associações estaduais apoiam população gaúcha atingida pelas enchentes

Ação solidária mobilizada pelo setor, com duração prevista de 60 dias, doará emergencialmente 20 mil kits com material de limpeza…
Image

Grupo Allmayer inaugura a sua terceira loja em Toledo (PR)

Localizada no Jardim Panorama, unidade conta com 3100 metros de área de vendas e um total de 250 vagas de…
Image

Setor Supermercadista aposta em produtos sustentáveis nas prateleiras

Oferecido por Francal Feiras Fique por dentro das novidades e tendências do setor supermercadista. Nesta edição, trazemos notícias relacionadas à…