<< Voltar pra Home

Destaques



Empresa acolhe 6,8 mil imigrantes em sua força de trabalho

27 de agosto de 2023
 - 
15:49
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Empresa acolhe 6,8 mil imigrantes em sua força de trabalho”

Com sistema de integração desenvolvido para garantir a inclusão de quem acaba de chegar ao Brasil, JBS tem 4% do quadro de colaboradores formado por outras nacionalidades

A JBS acaba de ultrapassar a marca de 6,8 mil imigrantes atuando em seus escritórios e unidades produtivas no Brasil. Com isso, a companhia passa a contar com 4% de sua força de trabalho formada por pessoas de outras nacionalidades. A JBS possui mais de 145 mil colaboradores no país, nos mais de 130 municípios em que a empresa está presente.

Para o diretor-executivo de Gente e Gestão da JBS, Fernando Meller, a companhia considera que seu sucesso se baseia nas habilidades coletivas e nas experiências de seus colaboradores, razão pela qual valoriza e estimula a diversidade de origens, idiomas e culturas de suas equipes. “Isso não se restringe ao Brasil, essa é uma política que aplicamos em todos os países em que estamos. Em outros locais, também temos quadros de trabalho diversificados, com a presença de imigrantes. Acreditamos que, ao somar conhecimentos de várias procedências, ampliamos a excelência do que entregamos aos nossos clientes”.

O executivo comenta, ainda, que esse estímulo à construção de um quadro de equipes com diversidade foi um dos motivos que levaram a empresa a participar do Projeto Acolhida, iniciativa do governo federal para apoiar imigrantes que chegam ao Brasil.

A JBS mantém um centro de recrutamento e seleção permanente em Boa Vista (RR), além de parceria com várias ONGs que ajudam, por exemplo, esses colaboradores a desenvolver as competências necessárias para o negócio da empresa. Também há cuidado com a adaptação das famílias dos novos contratados, viabilizando moradia e dando acesso ao ensino do idioma, quando há necessidade.

Projeto diferenciado de Integração

Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho inclusivo aos imigrantes que ingressam na empresa, a JBS desenvolveu um sistema de integração diferenciado em que os colaboradores têm acesso a informes da Companhia em vários idiomas e dialetos, incluindo informações sobre benefícios, instruções de segurança e materiais de treinamento.

Cada unidade da empresa oferece ainda acesso ao Language Lines, base com mais de 200 idiomas para comunicação clara nos postos de trabalho. Os profissionais de outros países têm acesso aos mesmos benefícios concedidos a todos os demais colaboradores.

Meller destaca que o sistema de integração desenvolvido pela JBS foi fundamental no Projeto Acolhida, pois os imigrantes precisaram realizar a integração sem que tivessem ainda o domínio da língua. “Nesse caso, além das iniciativas de apoio já oferecidas a todos os imigrantes que ingressam em nossos quadros, em razão da situação atípica que estavam vivendo, com a saída abrupta de seus países, implementamos também um projeto de ‘apadrinhamento’, em que colaboradores mais antigos auxiliam os novos na integração ao trabalho”, destaca o executivo. “Contamos com diversos colaboradores que ingressaram pelo projeto Acolhida, reconstruíram suas vidas e estão seguindo carreira na JBS, inclusive indicando a empresa para outros imigrantes”.

Intercâmbio de conhecimento

O diretor-executivo de Gente e Gestão relata que a empresa conta também com um projeto denominado “JBS Sem Fronteiras”, que visa levar colaboradores do Brasil para trabalhar em operações da Companhia no exterior, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e experiências em diferentes unidades no mundo. Na edição deste ano do programa foram abertas 1.500 oportunidades, em diversas funções nas áreas produtivas e administrativas, para atuação na JBS Austrália.

“O JBS Sem Fronteiras é um programa que, além de proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, é mais uma forma de fortalecer nossa cultura e estratégia de formar equipes com experiências e vivências diversas em todas as nossas unidades”, pontua Meller.

A JBS, que hoje atende clientes em mais de 190 nações ao redor do mundo, conta globalmente com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e China, entre outros.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…