Aperto no custo de vida leva 56% dos consumidores a buscar formas extras de economizar dinheiro em suas compras
Por Renato Müller
Uma pesquisa realizada pela rede americana de supermercados Kroger mostra que 24% dos consumidores estão menos otimistas em relação às suas finanças pessoais em 2023 e 56% afirmam que economizar dinheiro é seu principal objetivo para o ano novo. É questão de tempo para que essa preocupação mude o comportamento dos clientes e leve a alterações nos padrões de consumo.
Segundo a pesquisa, realizada em dezembro pela 84.51º, braço de data analytics da varejista, os consumidores aumentarão a procura por promoções, ao mesmo tempo em que tendem a diminuir os volumes de compra nas lojas. A empresa afirma que 71% dos consumidores têm prestado mais atenção a cupons de desconto e promoções em itens que consomem com frequência, 62% diminuíram o consumo de itens não-essenciais, 55% passaram a consumir produtos de marcas mais baratas e 42% estão comprando menos produtos em cada ida aos supermercados.
“É cada vez mais importante analisar como os consumidores estão se relacionando com marcas e categorias. Com a preocupação com as finanças pessoais, as marcas de bens de consumo precisam se adaptar a uma nova realidade”, diz Barbara Connors, vice-presidente de estratégia da 84.51º. De acordo com a executiva, a crise tem levado a um movimento de redução do tamanho das cestas, mas um aumento da frequência de compra. “Os clientes não querem comprometer tanto suas finanças e buscam sempre uma oportunidade de comprar mais barato. Isso pode ser tanto uma ameaça quanto uma oportunidade para varejistas e marcas da indústria”, completa Barbara.