Home SeçõesLojas Com crescimento, atacarejos investem na fidelização dos clientes

Com crescimento, atacarejos investem na fidelização dos clientes

De Administrador SH
0 Comentário

Pesquisa feita pela NielsenIQ aponta que segmento representa 69% do mercado, e agora redes investem em inovações e tecnologia para manter a atenção dos consumidores

Os atacarejos vem se destacando no varejo, e segundo pesquisa da NielsenIQ, o formato vem crescendo desde 2015, representando 69% do mercado, ou seja, estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores brasileiros. Em virtude disso, as redes apostam neste crescimento, o que é demonstrado no aumento do número de inaugurações e conversões pelas empresas do setor supermercadista.

O estudo aponta que, além das novas lojas, as vendas também aumentaram 10% no acumulado dos últimos 9 meses. Uma das redes que sentiu os efeitos do crescimento do formato, é o Flex Atacarejo, que está buscando implementar novas ferramentas para atrair e fidelizar cada vez mais os consumidores.

Para isso, o Flex apostou em um mix de produtos variados e diferentes do convencional, como adegas, padaria e produtos importados. Além disso, o atacarejo também aposta no uso da Inteligência Artificial para identificar o gosto do consumidor frequentador de cada unidade e a fidelização do cliente.

Segundo Amilcar Pavan, sócio-fundador do Flex, a criação do Clube Flex é uma das estratégias de relacionamento com o cliente que representa, hoje, 80% do faturamento da rede. “Com a inteligência artificial como aliada, cerca de 74% das compras realizadas atualmente pelos consumidores são de itens que estão presentes no clube e, a partir disso, o Flex consegue identificar a preferência do consumidor cadastrado e fazer ofertas direcionadas, conforme o hábito de cada cliente e muitas vezes indicar produtos com a maior probabilidade de vendas entre públicos semelhantes, aumentando ainda mais o tíquete médio que hoje é de R$ 135,00 nas lojas físicas e  R$ 350,00 no e-commerce”, afirma. 

A partir do modelo de negócios implementado, o Flex iniciou o seu projeto de expansão. No ano passado adquiriu uma rede de supermercados e atingiu o total de 11 lojas espalhadas pelo interior paulista. De acordo com Amilcar, a meta agora é dobrar as unidades. “Nós estamos trabalhando cada vez mais para levar produtos com diversidade, mantendo a qualidade e o preço acessível para outras localidades da nossa região. Para atingir nosso objetivo de expansão, implementamos, em todas as unidades, a inteligência artificial para entender as preferências dos nossos consumidores e pretendemos continuar no caminho de expansão investindo em novas ferramentas e tecnologias que chamem a atenção dos consumidores para atingir nossas 25 lojas.”

Sobre o Flex Atacarejo

O Grupo Flex, surgiu em 1995 na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, a princípio, atuando no formato de Supermercado, com a bandeira ASP Supermercados. Em 2016, após um estudo feito pelos sócios, foi consolidado o Flex Atacarejo, com o objetivo de atender tanto às famílias, quanto pequenos empreendedores, que buscam preços de atacado, amplo sortimento e bom atendimento.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada