<< Voltar pra Home

Destaques



SuperLima adota práticas sustentáveis e incentiva economia local

4 de dezembro de 2023
 - 
16:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “SuperLima adota práticas sustentáveis e incentiva economia local”

Do interior do Ceará, supermercado mostra a todos a importância de implementar ações da agenda ESG

De Limoeiro do Norte, interior do Ceará, o SuperLima Supermercado mostra estar atualizado em relação às tendências do mercado, apesar de pequeno. Empresa familiar, fundada a 30 anos atrás pela a matriarca da família, Judite de Lima, e que agora o seu filho, Thiago Alves, está ajudando a gerenciar o negócio. Thiago, que foi para a cidade grande para estudar e se atualizar, retornou à sua origem com o objetivo de alavancar o empreendimento familiar e aplicar aquilo que aprendeu. Dentre as novas iniciativas do supermercado, a loja está investindo na implementação de ações para seguir a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que representa sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

Thiago Alves e Judite de Lima

“Eu me inteirei do que estava acontecendo e eu senti uma necessidade de mudar. Hoje estou fazendo com que a empresa entre nessas ações”, explica Thiago em entrevista à SuperHiper. As iniciativas do SuperLima começaram no início deste ano, com a simples substituição das sacolas plásticas por ecobags, que são feitas por costureiras da cidade, como a dona Nair, que é uma antiga cliente fiel do supermercado e hoje auxilia na confecção dessas sacolas, como tantas outras artesãs da região. Com este modelo, além do supermercado estar ajudando o meio ambiente, diminuindo o uso de plástico, ele também está incentivando a economia local.

Apesar de uma troca simples, a atitude tem um grande impacto na natureza. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o descarte e diminuição de produtos de plástico é um dos grandes desafios do mundo, isso porque esse componente causa um enorme prejuízo ecológico. Esse material leva mais de 400 anos para se decompor e estima-se que até 2050 tenha mais plástico nos oceanos do que peixes. Dessa forma, pensar o uso das sacolas de panos é de grande valia para todos.

Nadir e Judite

Contudo, Alves ressalta uma dificuldade: a aceitação e entendimento dos consumidores.  Ele explica que as pessoas veem a ecobag como um brinde, sem entender a real relevância dela, além de muitas vezes causar estranheza. “A sacola não deixa de ser um brinde, mas é algo muito maior, a gente tenta conscientizar, explicar às pessoas a sua importância e o motivo dela. Além disso, ela tem outras opções de uso, não é mesmo? Poder ir à feira, por exemplo, entre outras atividades.”

Outra questão que gerou questionamentos por parte dos clientes foi a instalação dos painéis de luz solar. Thiago explica que a população ficou um pouco descrente em relação a essa aquisição, e alguns chegaram a duvidar se funcionava ou não, mas depois entenderam. “Acontece uma desconfiança, uma pergunta de ‘Será que isso realmente da certo? Isso importa? Funciona?’, mas elas começaram a ver que funcionava, mesmo com um clima não tão bom”. O investimento nessa mudança energética foi em torno de R$ 40 mil.

Esse tipo de energia é totalmente limpa, sustentável e renovável, além de não emitir nenhum tipo de gás poluente para a atmosfera. Além disso, ela gera uma economia, uma vez que é uma fonte energética barata, já que sua matéria prima é gratuita, podendo reduzir a conta de luz em até 95%.

Além dessas mudanças, também há a aposta na coleta de materiais recicláveis, como: pilhas, papelão, garrafas PETs etc. Aos poucos, segundo o sócio, o shopper está entendendo essas mudanças e colaborando com estes serviços. Para isso dar certo, os colaboradores do empreendimento têm sido um grande aliado para repassar as informações e, até mesmo, aplicar práticas sustentáveis em seu dia a dia, digitalizando processos, diminuindo o uso de copos plásticos, entre outras atitudes. Mas, Thiago destaca que respeita o processo de cada funcionário, uma vez que todos estão aprendendo também.

“Vamos também ter paciência com as pessoas que trabalham conosco. Nem todo mundo é igual. A gente tem pessoas com funções diferentes. Tem o pessoal do administrativo e também do chão de loja.  Cada um tem seu processo e eu sempre estou compartilhando vídeos ou matérias sobre o assunto, conversando, e assim todos vão ficando na mesma página”, ressalta.

A expectativa de Thiago e Judite é continuar e ampliar essas ações para os próximos anos. Em 2024, por exemplo, eles pretendem revisar o sistema de refrigeração da loja, que são equipamentos que emitem gases do efeito estufa e precisa de um suporte correto. Além disso, está em seus planos realizar um treinamento sobre práticas sustentáveis com a sua equipe. Outro ponto que eles estão buscando está relacionado a patrocínio e parceria para ampliar ainda mais este projeto.

Ainda, para reforçar seu compromisso com a agenda ESG, eles estão trabalhando em uma reestruturação de marca, com mudanças na logo que terá elementos que remetem a questão de sustentabilidade e esperança. “Estamos inserindo o verde na logo, para remeter a questão ambiental, da sustentabilidade, além de ser a cor da esperança. Queremos trazer algo novo, é uma coisa boa que está acontecendo”, finaliza.

O exemplo do SuperLima serve de inspiração para outras redes, evidenciando a importância de começar essa jornada.

ESG acessível para todo o setor

Com o intuito de levar o tema a todo setor, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), disponibiliza para os supermercadistas o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro, cujo objetivo é tornar o assunto acessível para todos, além de apresentar elementos práticos sobre como pensar a gestão ESG no negócio.

Além disso, a ABRAS, em parceria com o Sebrae, está ofertando um autodiagnóstico para entender a maturidade de sua empresa e as oportunidades para implantar estratégias ESG, é online e gratuito. Clique aqui e faça!

Participe da SuperHiper!

Compartilhe as pautas, informações e novidades para serem publicadas na SuperHiper. Envie sua sugestão de pauta para: leitorsh@abras.com.br


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…