Home SeçõesABRAS Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas

Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Encontro trouxe muita produtividade, interação e premiações; discussões reforçaram a importância da performance para o sucesso das empresas

Em sua terceira edição, o já consagrado Smart Market ABRAS 2024, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), trouxe durante toda a terça-feira, 9, muita interação, troca de conhecimento e celebrou a alta performance do setor supermercadista em uma área estrategicamente ambientada no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Formou-se naquele momento, um circuito repleto de muitos debates e com pontos de grande relevância para o desempenho do setor que, no ano passado, representou nada mais, nada menos que 9,2% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), segundo dados levantados através do Ranking ABRAS 2024.

E por falar em Ranking ABRAS, na noite anterior, foram apresentados os números alcançados pelo varejo alimentar brasileiro durante o ano de 2023. Um estudo que monitora o desempenho e as principais movimentações das empresas supermercadistas, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a NielsenIQ.

Seguindo a programação do Smart Market ABRAS 2024, a área do centro de exposições foi totalmente ocupada por um grande público interessado em conteúdo de altíssima qualidade. O espaço foi dividido em cinco palcos para a apresentação das comunidades temáticas.

Responsável pela moderação da comunidade Presidência, o presidente da ABRAS, João Galassi, abriu a sequência de apresentações. O CEO do Grupo Koch, José Koch, a presidente do Intercontinental Supermercados, Rosa Cunha e o CEO do Super Nicoli, Patrique Nicolini Manfroi, foram os painelistas convidados.

Galassi fez uma breve exposição sobre como surgiu a ideia do Smart Market ABRAS e enfatizou a importância desse grande encontro. “Neste evento, estamos olhando para o dia a dia das empresas. Falamos de performance”, declarou Galassi.

Em seguida, começaram os painéis simultâneos. Na parte da manhã, tivemos os seguintes painéis: Financeiro, Operações, Marketing, Expansão, Obras e Engenharia. Tivemos também o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA). Na perspectiva do parceiro, tivemos Strategicos Group, Kenvue, GIC, Diageo, Águia Sistemas, R-Dias, Nextop, Qualiseg e DM.

Após o intervalo do almoço, tivemos os painéis simultâneos programados para o período da tarde, nas seguintes áreas funcionais: Tecnologia, Jurídico, Financeiro, Marketing, o Fórum de Eficiência Operacional, que apresentou os resultados da pesquisa de 2022, e em seguida o painel de gestão de Eficiência Operacional. Na perspectiva do parceiro, tivemos Ferrero, GS1 Brasil, DM e Qualiseg.

Quem participou presencialmente, além de poder assistir aos painéis, pode encontrar uma grande estrutura totalmente preparada para a interatividade e troca de conhecimento. Foram montados stands específicos para cada área funcional. O espaço ainda contou com a exposição dos parceiros que tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções e produtos para o público supermercadista que compareceu ao local.

Outro ponto alto do evento foi a participação de Ciro Gomes. O ex-governador fez uma apresentação especialmente preparada para a ABRAS, compartilhando seu profundo conhecimento acadêmico e experiência adquirida em Harvard para debater os motivos da baixa produtividade nas organizações brasileiras em comparação às americanas, europeias e asiáticas, discutir soluções estruturais para o Brasil e propor caminhos para as organizações.

O encerramento foi realizado com uma palestra exclusiva de Tom Edwards, líder de Inteligência Artificial Generativa na EY, uma das maiores auditorias e consultorias do mundo. Ele fez uma apresentação sobre como a IA estar sendo aplicada no varejo e na indústria de produtos de consumo, compartilhando os resultados alcançados e demonstrando o impacto profundo que a era da inteligência artificial causará no setor, nas empresas e no futuro dos negócios.

Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2024 acompanhando os canais de comunicação da SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada