<< Voltar pra Home

Destaques



Rede de varejo beneficia o meio ambiente com várias iniciativas de sustentabilidade

28 de junho de 2023
 - 
13:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Rede de varejo beneficia o meio ambiente com várias iniciativas de sustentabilidade”

Coop desenvolve diversas ações nos supermercados e drogarias em prol do meio ambiente e preservação

Neste mês do meio ambiente é sempre válido ressaltar a importância de sua preservação. Para se ter ideia, segundo a RadioagênciaNacional, cada brasileiro gera, em média, quase 1 quilo de lixo por dia. Em um ano são 343 quilos e, juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano.

Como forma de contribuir para o descarte adequado dos resíduos sólidos e líquidos, a Coop possui várias iniciativas por meio do pilar Coop Faz Bem Pro Planeta da sua plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem. Uma dessas ações é o Coop Recicla.

Em 2022, os coletores de medicamentos, localizados em toda a sua rede de 73 drogarias, impediram que 7.559 quilos de remédios vencidos e embalagens primárias, depositados por cooperados e clientes, fossem despejados no lixo comum.

No mesmo período, as estações de coleta de óleo de cozinha usado receberam 1.446 litros, os quais foram encaminhados para transformação em óleo biodiesel (combustível limpo e renovável), ração animal e sabão. Em parceria com a Reciclus, associação formada – por produtores e importadores de lâmpadas, cada loja da Coop conta com pontos de coleta dos tipos fluorescentes compactas ou tubulares, e ao longo de 2022, receberam 10.962 quilos.

Outra parceria de sucesso da rede é com a Green Eletron, que disponibiliza caixas de coleta de pilhas e baterias. No último ano, foram 2.270 quilos de materiais coletados para descarte correto, evitando possíveis vazamentos de metais pesados, que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Já internamente, a rede proporcionou o destino adequado para 2.380 toneladas de materiais através da parceria com a Brados, grupo que oferece um serviço completo de gestão ambiental para empresas, operando em todo o ciclo de coleta, tratamento e beneficiamento.

A Coop também realiza um importante trabalho ligado à questão energética. Há mais de 8 anos, a rede atua com certificados de energia de fontes renováveis. A migração para o ambiente de contratação livre iniciou em 2015 com 17 unidades e hoje são 28 no ACL (Ambiente de Contratação Livre). Ao fazer uso de energia de fontes renováveis, é possível mensurar o quanto de GEE (Gases Efeitos Estufa) a Coop deixou de emitir anualmente.

“Poder contribuir com ações que preservem o meio ambiente vão ao encontro de nossos princípios cooperativistas e a Coop sempre estará atenta para criar novas ações e iniciativas com essa finalidade”, destaca Luciana Benteo, responsável pela plataforma Coop Faz Bem.

Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, uma unidade de loja de conveniência em São Bernardo do Campo (Coop Aqui), um atacarejo em São José dos Campos (Meu Atacarejo) e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…