<< Voltar pra Home

Negócios



Por economia, brasileiro retoma hábito da compra mensal

30 de março de 2022
 - 
22:03
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Por economia, brasileiro retoma hábito da compra mensal”

Levantamento da Horus aponta que os atacarejos são mais procurados em função da variedade de marcas e preços

Inflação alta, alimentos sendo remarcados semanalmente e consumidores voltando a fazer compras de mês para estocar comida. Esse é o retrato que um estudo exclusivo feito pela Horus Inteligência de Mercado, mostrou após a análise mensal de mais de 35 milhões de notas fiscais de compras feitas em supermercados e atacadões em todo o Brasil no último ano.  

O cenário lembra os tempos de hiperinflação vividos entre os anos 80 e início dos anos 90 e assusta os consumidores. De acordo com o estudo, os brasileiros estão buscando mercados maiores, como os atacarejos, para encontrar mais opções de marcas e preços e também para comprar em maior quantidade de produtos com menor preço unitário.

Se em fevereiro de 2021, o carrinho de compras contava com 24 itens em média, em fevereiro deste ano, a média de produtos passou a ser 36. O valor gasto pelo consumidor subiu 69% conforme aponta a análise, passando de R$127,23 em fevereiro de 2021 para R$215,37 em fevereiro deste ano.  

“Estamos voltando a uma situação em que o consumidor faz uma compra grande de abastecimento no início do mês. E assim como na época da hiperinflação, ele vai às compras assim que recebe o pagamento para tentar aumentar a rentabilidade do dinheiro e garantir o menor preço, uma vez que tudo é remarcado constantemente”, comenta Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da Horus. 

A pesquisa ainda aponta que nessas compras de mês e em maior quantidade estão presentes sempre os itens de primeira necessidade como o feijão, arroz, leite, óleo, entre outros alimentos não perecíveis.

Quando o assunto são as hortaliças, frutas e legumes os preços também estão salgados com destaque para a cenoura que teve uma alta recorde de 155% no período entre os dias 02 de janeiro de 2022 a 12 de março de 2022.  


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…