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Oxxo usa estratégia de marketing para informar o consumidor

De Administrador SH
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Com mudança de slogan, marca ensina a pronúncia do seu nome e avisa que nem todas as lojas estarão abertas 24 horas por dia

Fundada pela Femsa há 45 anos, para escoar no varejo o excedente da produção de bebidas, a rede Oxxo se tornou um fenômeno no mercado de proximidade na virada para os anos 2000: partiu de 800 lojas para 21 mil no México, em 22 anos. No mercado paulista, onde tem rápida expansão desde o final de 2019, a empresa repete o modelo enxuto, de um único atendente na maioria das lojas. Com o novo slogan, a rede pretende solucionar uma dúvida dos consumidores: a pronúncia do nome da marca. E também informar que algumas lojas não são 24h. Assim, sai o slogan “Mercado aberto 24 horas por dia” e entra o “Se fala ‘ó-quis-sô’ e tá sempre próximo”. “Até o final do ano, todas as fachadas das nossas lojas vão receber o novo slogan”, diz Rodrigo Patuzzo, presidente do grupo Nós.

Expansão rápida

Em dezembro, quando completa dois anos de operação no país, o Oxxo abre mais cinco lojas. Entre janeiro e março de 2023, no entanto, vai acelerar a ponto de atingir 105 inaugurações. “Parte da nossa proposta de valor é entregar competitividade, custo-benefício para o consumidor. Isso implica uma estrutura de atendimento a mais eficiente possível, que me permita abrir três mercados em um bairro, em vez de um”, revela Patuzzo.

“A expansão para fora do estado de São Paulo vai ocorrer ao final dos próximos 18 meses, de preferência, na região Sudeste”, afirma.

Uma das maiores apostas da companhia será lançada até o final de dezembro: o aplicativo Oxxo, que permitirá novidades como o serviço de “clique e retire” (o cliente faz a compra online e retira na loja), o pagamento via Pix (que também deve começar a ser aceito nas lojas físicas), o uso de lockers (armários para guardar compras feitas online) e o delivery. “Hoje trabalhamos muito com o iFood, mas vamos expandir o serviço de entrega com a nossa própria plataforma.”

Outra novidade é o lançamento de um plano de fidelidade. “Tem clientes que vão à nossa loja três vezes por semana, ou seis a sete vezes por mês”, diz Patuzzo. “No futuro, o plano de fidelidade da Oxxo pode se conectar ao da rede de lojas de conveniência do grupo, a Shell Select “, afirma.

Também está em estudo a expansão da marca própria. “Hoje, nossa marca própria está limitada ao food service, é preciso ter uma escala mínima para entrar em outras categorias.”

O mercado Oxxo, do grupo Nós (resultado da associação entre a brasileira Raízen e a mexicana Femsa ), chega ao final deste mês com 200 lojas, presentes também no interior paulista (Jundiaí, Campinas, Piracicaba e Sorocaba; nesta última, será aberto o 200º ponto de venda no próximo dia 29).

Com informações da Folha de São Paulo.

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