<< Voltar pra Home

Lojas



Nova linha de produtos traz café premiado em concurso nacional

31 de outubro de 2022
 - 
20:50
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Nova linha de produtos traz café premiado em concurso nacional”

Parceria entre a Verdemar e a Emater fomenta e reconhece o cafeicultor mineiro. Todos produtos estão disponíveis nas lojas da rede

Fomentar e reconhecer o cafeicultor mineiro. Esse é o objetivo do Verdemar ao firmar a parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) para trazer para as gôndolas da rede a linha especial “Cafés Campeões-Safra 2021”.  Os novos produtos foram lançados na manhã desta quarta-feira (26/10), no Verdemar Sion.  A linha contempla 15 cafés de produtores de quatro regiões mineiras, premiados no Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais, que já estão sendo comercializados nas 16 unidades do Verdemar .

O evento contou com a presença de produtores, os sócios-diretores do Verdemar, a diretoria da Emater e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes. Durante o lançamento, Alexandre Poni, diretor comercial do Verdemar, ressaltou a grande satisfação que é poder trazer os cafés campeões para próximo dos consumidores. “Comecei o projeto com o intuito de dar ainda mais visibilidade aos cafeicultores e seus familiares. É emocionante ver a dedicação deles e a gratidão em vencer o concurso. Acima de tudo, a premiação é um reconhecimento do trabalho no campo, da qualidade, além de incentivar a melhoria da qualidade do café mineiro. Esta linha é símbolo de uma parceria que começou em 2018 e que só tem a crescer”, destaca.

Para Halisson Ferreira Moreira, diretor administrativo-financeiro da rede, é “uma honra divulgar e apoiar o trabalho realizado pelos cafeicultores e pela Emater. Este, é um compromisso institucional e social do Verdemar, que muito nos orgulha.” Ele pontua que o Verdemar seguirá concentrando esforços para ajudar e fomentar a agricultura mineira.  “O café artesanal está na moda e queremos que essa moda prospere ainda mais para encantar a todos com nossos valores, nossa mineiridade”, enfatiza.

Café mineiro: patrimônio do estado

Minas Gerais mantém o título de maior produtor nacional de café. De acordo com o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, cerca de 30 milhões de sacas de café são produzidas no estado. “Se fossemos um país, seríamos o maior produtor do mundo. Isso nos orgulha, não só pela quantidade, mas pela qualidade. Além dos maiores, somos os melhores e temos provas disso dia após dia, concursos após concursos vencidos por nossos cafés. Parabenizo os cafeicultores, que são campeões e guerreiros da vida e da qualidade do café”, comemora.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, salienta que o café é o principal produto de exportação, ficando atrás somente do mineiro. “Dos 11,6 bilhões de dólares exportados pelo agronegócio, de janeiro a setembro deste ano, o café é responsável por US$ 4,4 bi. Minas é referência, aqui se agrega valor e fixa o homem no campo, trazendo renda e dignidade, isso é fundamento. Temos no estado 900 mil propriedades rurais, sendo que 440 mil são da agricultura familiar, e a Emater assiste a esses produtores com alta qualidade”, reitera.

A produtora Luciene Aparecida Santos Mota agradece a visibilidade que a parceria da Emater com o Verdemar gera aos produtores. “Só tenho a agradecer ao supermercado, ao Certifica Minas e à Emater pela valorização. Se temos essa qualidade e esse reconhecimento é graças ao apoio que nos é dado. Vocês são verdadeiros realizadores de sonhos.”

O agricultor Afonso Donizete Abreu de Lacerda conta que herdou do pai o dom de fazer café e, principalmente, o dom de ter capricho para preservar a qualidade. “Acima de tudo, a qualidade é mais importante do que o volume. É uma satisfação ver meu produto nas gôndolas do Verdemar e espero estar novamente aqui no ano que vem”, comemora.

Já Ademir Abreu Lacerda, reforça a imensidão e importância do concurso. “Temos que enaltecer a Emater por acreditar no sonho dos produtores. Agradeço ao Alexandre e ao Halisson por abraçarem essa causa. Temos um ânimo a mais e uma motivação ainda maior por saber que nosso produto chegará ao consumidor final.”

A produtora Carmem Lúcia Chaves de Brito enfatiza a satisfação dos produtores com a conquista. “Está estampada no rosto de cada um de nós produtores a gratidão por estarmos aqui tendo essa oportunidade.  Vocês estão dando valor a nós que estamos sempre cuidando do nosso pedacinho de chão e dessas plantas que são como filhos para nós.”

O cafeicultor Diogo Ferreira Amorim, do município de Espera Feliz, na região cafeeira conhecida como Matas de Minas, é campeão estadual do 18° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O café produzido por ele obteve 93 pontos (de um total de 100), na metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Ele foi o primeiro colocado na região Matas de Minas, na categoria Café Natural. “Essa vitória é uma experiência muito boa e espero que seja a primeira de muitas conquistas”, destaca o grande campeão.

Sobre o concurso

O Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Sicoob Crediminas. A participação no concurso é gratuita e podem concorrer somente produtores de municípios mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas no ano do concurso.

Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras, a maior parte pertencentes a agricultores familiares. Os cafés foram avaliados por especialistas em cafés especiais, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Todos os finalistas receberam nota acima de 84 pontos.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede americana cria centros de inovação em cada loja

Com estratégia de expansão com lojas menores, Sprouts Farmers Market acelera inovação para responder às demandas dos clientes Encontrar respostas…
Image

Grupo Vanguarda realiza o Super Líder 2023 e apresenta metas para 2024

Cinco lojas foram premiadas e consideradas as melhores do ano, alcançando níveis de desempenho extraordinários, superando metas e rompendo barreiras…
Image

Ypê anuncia novo diretor digital e canais especiais

“Após atuar em multinacionais, hoje tenho orgulho de fazer parte de uma empresa 100% nacional”, declarou Alexandre Gyurkovits A Ypê,…
Image

Skyone recebe aporte de R$ 60 milhões

Investimento foi realizado pelo fundo de Venture Capital Bewater e será utilizado para expansão da scale-up A Skyone, líder no…