<< Voltar pra Home

Negócios



Marketing e Metaverso: o que esperar?

13 de novembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Marketing e Metaverso: o que esperar?”

Profissionais da área de Marketing falam sobre o impacto do Metaverso nas relações de consumo e avaliam como será implantado no marketing digital

O aceleramento do consumo causado pela pandemia evidenciou um movimento que até então era popular apenas no mundo dos games. O termo metaverso ganhou destaque quando, em meados de 2021, Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, modificou o nome da empresa para Meta Platforms. Mas o termo foi criado há 30 anos, numa obra literária de ficção científica.

O metaverso é definido por um espaço virtual compartilhado, uma tecnologia capaz de inserir pessoas e coisas reais em um universo virtual. Além da tecnologia de realidade virtual, outras tecnologias descentralizadas – como criptomoedas e NFTs – também contribuem para a construção desse ciberespaço. Nesse movimento de ativos digitais e do ciberespaço, empresas de todos os tipos e segmentos têm buscado maneiras de se inserir, mesmo que de forma gradual e pontual.

Novos caminhos para o marketing digital

Para o Marketing Digital existem oportunidades a médio prazo, com o foco no desenvolvimento interfaces de realidade virtual para criação de ambientes totalmente digitais e imersivos. A integração entre real e virtual se dá através de dispositivos tão familiares quanto os óculos que usamos no dia a dia, porém capazes de processar informações sob a forma de sons, imagens e texto projetando-os no espaço físico.

Para o CEO da TRIWI consultoria em Marketing Digital Ricardo Martins, as empresas de marketing digital podem despontar nesse primeiro momento para testarem o melhor formato que faça sentido aos seus clientes e aos objetivos da empresa, criando um paralelo entre mundo real e virtual.

“Acredito que quando o metaverso estiver estabelecido, o marketing digital pode aproveitar oportunidades de anúncios de outdoor em redes de display, por exemplo, assim como a possibilidade de segmentar público nos anúncios de forma unificada”, pontua Martins.

Com inúmeras possibilidades, o metaverso é a grande aposta de empresas de tecnologia e comunicação, com a capacidade de ser formatado nos próximos anos. Assim, as empresas especulam e se movimentam em busca do seu lugar no ciberespaço.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…