Home SeçõesABRAS Maratona ABRAS de Revezamento deve receber 5 mil corredores de rua

Maratona ABRAS de Revezamento deve receber 5 mil corredores de rua

by Administrador SH
0 Comente

As prova traz os valores sociais do esporte em equipe para o ambiente de trabalho das empresas supermercadistas; Com apoio da Federação Paulista de Atletismo a prova terá etapas Kids e Adulto nos dias 15 e 16 de abril, em São Paulo

Engajamento, integração, colaboração são alguns dos valores inatos aos esportes em equipe e que contribuem para um melhor desempenho no ambiente de trabalho. Com essa proposta a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS une o setor supermercadista para a Maratona ABRAS de Revezamento – Troféu João Paulo Diniz. São esperados cerca de cinco mil corredores para a prova que será realizada nos dias 15 e 16 de abril de 2023, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – CEPEUSP, em São Paulo.

O evento, também aberto ao público geral (consumidores e clientes), incentiva as empresas do setor a promover hábitos mais saudáveis entre os seus funcionários e combater o sedentarismo. Atualmente, o setor emprega 3,1 milhões de colaboradores direta e indiretamente em todo o Brasil e conta com mais de 92 mil lojas em todo o Brasil.

“Sempre acreditamos no esporte como instrumento para criar condições para que as pessoas possam desenvolver habilidades não só para a carreira, mas para a vida: disciplina, determinação, resiliência, bons relacionamentos, companheirismo e a competitividade saudável estão entre eles”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.

Vem de longa data o fomento das empresas varejistas às diversas modalidades esportivas por meio do patrocínio aos atletas e aos eventos esportivos em todo os Brasil. Além disso, as empresas supermercadistas incentivam a prática de atividades esportivas para desenvolvimento de habilidade, interação entre os colaboradores, cuidados com a saúde. Um dos exemplos, é o pioneirismo da família Diniz.

Criado na década de 90, o GPA Club foi inovador ao dar acesso e incentivo ao esporte para todos os funcionários. Lá os colaboradores contavam com estrutura física e assistência profissional, como do professor, maratonista e preparador-físico Wanderlei de Oliveira, para orientá-los.  Como resultado desse incentivo, muitos colaboradores se tornaram atletas-amadores e têm hoje no currículo, maratonas, ultramaratonas, triathlon, dentre outras modalidades de esportes.

Antes de chegar à vice-presidência da ABRAS, Milan foi um dos colaboradores do GPA que se envolveu com o esporte. Após um mês de treino, fez a sua primeira Maratona, em Blumenau, em 1995. Não parou de correr e colecionou 49 maratonas e 10 ultramaratonas. Com incentivo da empresa supermercadista, conseguiu o feito inédito ao se tornar o primeiro brasileiro a completar a   Comrades. Marathon, na África do Sul. Ao lado de João Paulo Diniz, Milan, disputou corridas, provas de triathlon (nadar, correr e pedalar). Hoje aos 74 anos se prepara para atravessar os Estados Unidos da Costa Leste a Costa Oeste sob a bicicleta pela 17ª vez.

Outras empresas do setor, além de incentivar o esporte são patrocinadoras de atletas e de competições em todas as regiões do Brasil.  “Foi graças ao apoio que recebi de uma empresa supermercadista durante vários anos que eu pude me concentrar, ter foco, e ir subindo de degrau em degrau até conquistar a Maratona de Nova York, conta o maratonista Marilson dos Santos.

 Troféu João Paulo Diniz: legado do empresário supermercadista e esportista

O legado do empresário supermercadista e triatleta João Paulo Diniz se concretizará na Maratona do setor supermercadista. A divulgação oficial para executivos do setor ocorreu na Convenção ABRAS 2022. Na ocasião, a data coincidiu com o aniversário do empresário, e a presença do pai Abílio Diniz no palco do evento emocionou e incentivou os supermercadistas a buscar e oferecer o esporte como um importante instrumento de engajamento das equipes.

Durante a carreira, João Paulo Diniz, foi apaixonado por esportes, incentivador e fomentador dos valores do trabalho em equipe e permitiu a todos os colaboradores, sem distinção de cargo ou posição dentro da empresa, o acesso ao esporte de qualidade e fez da maratona de revezamento sua modalidade preferida. O revezamento, idealizada por João Paulo no início da década de 90, deu origem à maior Maratona de Revezamento da América Latina que reuniu mais de 25 mil atletas.

Primeiros lotes de inscrição já estão à venda pela internet

Para participar da competição, promovida pela Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a Federação Paulista de Atletismo, o atleta pode optar pelas modalidades de revezamento em dupla, quarteto, octeto.

Os times podem ter formação mista – masculino e feminino. Nestas categorias a prova será realizada no dia 16 de abril, domingo, na Cidade Universitária. Todo o percurso já está disponível na página oficial do evento em www.maratona.abras.br

No sábado, 15 de abril, véspera da prova oficial, é a vez das crianças de 3 a 12 anos participarem da Corrida ABRAS Kids. As faixas etárias variam de 3 a 6 anos e as distâncias de 50 m a 300 m.

Corrida ABRAS KIDS – Sábado – 15 de abril

Nascidos entre 2017 a 2020 – 50m (de 3 a 6 anos)
Nascidos entre 2015 a 2016 – 100m (de 7 a 8 anos)
Nascidos entre 2013 a 2014 – 200m (de 9 a 10 anos)
Nascidos entre 2011 a 2012 – 300m (de 11 a 12).

Maratona ABRAS de Revezamento – Troféu João Paulo Diniz – Domingo – 16 de abril

Duplas (masculino, feminino, misto) – distância total de 42Km, sendo duas voltas de 10,5 km por atleta. 

Quartetos (masculino, feminino, misto) – distância de 42Km, sendo uma volta de 10,5 km por atleta.

Octetos (masculino, feminino, misto) – distância de 42Km, sendo uma volta de 5,25 km por atleta.

A maratona integra o Smart Market – evento dedicado a fomentar o desenvolvimento do autosserviço nacional por meio da melhoria do desempenho de áreas vitais para as empresas supermercadistas. Em sua segunda edição, o evento será realizado nos dias 17 e 18 de abril, em São Paulo. 

Smart Market – de 15 a 18 de abril

15 de abril: Corrida Kids
16 de abril: Maratona Abras de Revezamento 2023 – Troféu João Paulo Diniz

Modalidades: corrida de rua

Data: 16/04/2023 – largada às 6h00

Local: Cidade Universitária (USP) – Avenida Professor Mello de Morais; Butantã – São Paulo – Zona Oeste

Lotes de inscrições no site: www.maratona.abras.com.br

Organização: Cia de Eventos

17 e 18 de abril: Smart Market



Leia Também

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.