Em um ano, é sensível a queda no número de novos produtos por parte da indústria de bebidas
Assim como no fim do ano passado, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresenta queda no interesse das indústrias em lançar novidades. Em fevereiro a redução do índice foi de 9,8% na comparação com janeiro no dado livre de efeitos sazonais. Na comparação com fevereiro de 2021, apresentou queda de 19,3% e no acumulado em 12 meses, queda de 1,3% com relação ao período anterior.
![](https://superhiper.com.br/devlop/wp-content/uploads/2023/04/unnamed-77.jpg)
“Os primeiros meses do ano costumam apresentar um índice de atividade tímido. Em 2022, além desse fator, também viemos de um período de patamares abaixo da média, o que foi refletido para os meses de janeiro e fevereiro. Normalmente a intenção do lançamento de produtos apresenta uma retomada a partir de março. Esperamos que essa tendência também se realize e que possamos apoiar o mercado nessa retomada”, afirma Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Chama atenção a queda no número de lançamentos por parte da indústria de bebidas no comparativo 2021/2022. A GS1 Brasil apurou redução de 60% no número de novos produtos. Em 12 meses, a baixa foi de -23,3%.
As fábricas de alimentos contabilizam um índice discreto de crescimento de 1,5% em 12 meses. No ano, a queda na industrialização de lançamentos alimentícios supera os 12%.
![](https://superhiper.com.br/devlop/wp-content/uploads/2023/04/unnamed-75.jpg)
![](https://superhiper.com.br/devlop/wp-content/uploads/2023/04/unnamed-76.jpg)
Fonte: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria