Home SeçõesDestaques Grupo Pereira abre 2000 vagas de emprego para pessoas 50+

Grupo Pereira abre 2000 vagas de emprego para pessoas 50+

De Redação SuperHiper
0 Comente

Processo seletivo é voltado para diversos cargos disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 05 de maio

O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, anuncia uma campanha de contratação voltada exclusivamente para pessoas com mais de 50 anos, que ocorre entre 29 de abril e 05 de maio. São 2.000 vagas – de cargos operacionais a administrativos, que vão de atendente de caixa a gerente – distribuídas em todos os estados em que o Grupo atua: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Os interessados podem se candidatar levando o currículo em uma das mais de 110 unidades espalhadas pelo país – das bandeiras Fort Atacadista, Supermercados Comper, farmácias SempreFort e Pera Turismo – durante a duração da campanha. Este é o segundo ano que o Grupo Pereira promove a contratação exclusiva de pessoas 50+ na semana do Dia do Trabalho. A partir da edição deste ano, a campanha passa a figurar no calendário oficial da companhia.

O Grupo Pereira se destaca por ser a primeira empresa do varejo brasileiro a conquistar o certificado internacional Certified Age Friendly Employer (CAFE), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute. Atualmente, mais de 13% dos colaboradores da empresa têm 50 anos ou mais, enquanto a média nacional, segundo estudos da consultoria Maturi, esta faixa etária representa de 3% a 5% do quadro das empresas.

Uma pesquisa realizada no ano passado a partir de uma parceria entre Robert Half e Labora, especializadas em recrutamento e inovação, revelou que cerca de 70% das empresas contrataram pouco ou nenhum profissional com mais de 50 anos. O estudo, que envolveu mais de 258 empresas, também apontou que aproximadamente 80% delas ainda não estabeleceram métricas para avaliar o sucesso de suas iniciativas de inclusão da diversidade geracional.

No Grupo Pereira, a realidade é diferente. Somente em 2023, foram contratados cerca de 750 colaboradores acima dos 50 anos, reforçando o compromisso da empresa com a diversidade e a valorização de profissionais experientes. “Acreditamos que as organizações precisam acelerar o processo de disseminação de uma cultura cada vez mais inclusiva e é isso que procuramos fazer sempre. Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel. Para nós, as pessoas 50+ são profissionais que entregam, são produtivos, engajados, e capazes de contribuir para a inovação nos negócios”, conta Paulo Nogueira, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.

Campanha

O objetivo da campanha de contratação 50+ é, além de expandir o número de colaboradores, dar oportunidade para pessoas que querem continuar produzindo e que encontram entraves no mercado de trabalho por conta da sua idade. “O perfil das pessoas 50+ se transformou muito ao longo das últimas décadas: estão cada vez mais ativas, ‘antenadas’ com as inovações do mercado de trabalho, aptas a assumir qualquer tipo de função dentro das organizações. Além de dar oportunidade a esses profissionais, acreditamos que a contratação de pessoas 50+ traz experiência às práticas do dia a dia, segurança e diferencial estratégico, algo que só a maturidade e a vivência são capazes de trazer, permitindo também a troca de experiências com pessoas de outras idades e momentos diferentes de vida. É também uma forma de promover a diversidade geracional dentro da empresa, algo tão fundamental atualmente, que ajuda na tomada rápida de decisão, inteligência emocional, confiança diante dos desafios e liderança, skills que apenas a experiência traz”, finaliza Paulo Nogueira.

Algumas histórias

Lúcia Thalita Rodrigues Teller, 74 anos: D. Lúcia durante quase toda sua vida trabalhou como empregada doméstica. Após se aposentar, precisou trabalhar na informalidade. Foi contratada em janeiro de 2023 pelo Fort Atacadista. “Precisei fazer uma viagem de emergência por motivos de saúde familiar e, quando voltei, meu chefe me dispensou. No mesmo dia, o gerente do Fort de Campeche me convidou para trabalhar na unidade”, conta. “Eu acho bacana que o Grupo Pereira dá oportunidade às pessoas da Terceira Idade. Tenho ótima convivência dentro da empresa, e em todo o ambiente de trabalho é uma equipe muito receptiva”, completa. E os planos estão bem longe da aposentadoria. “Eu já tenho 73 anos, mas se eu conseguir ficar até os 80, garanto que vou ficar”.

Antônio de Figueiredo Brito, 84 anos: Há 25 anos, Antônio faz parte do Grupo Pereira. Trabalhando na unidade do Jardim dos Estados, em Campo Grande (MS), ele é um dos colaboradores mais antigos do Grupo. Aos 59 anos, Antônio foi contratado como gerente da unidade, onde se destacou pelo cuidado com os clientes e a atenção com toda a equipe de colaboradores. “É um ambiente de trabalho muito agradável, por isso escolhi ficar tantos anos na loja”, relata ele. Até hoje, aos 83 anos, ele é presença garantida nos corredores da loja. “O relacionamento com o cliente é minha parte favorita da rotina de trabalho. O trabalho aqui me faz sentir na ativa, mais vivo”, afirma ele. Não é à toa que, hoje, ele é chefe de atendimento aos clientes.

Cláudia Textor, de 61 anos: Moradora de Gravataí, trabalha como repositora da área de perfumaria e limpeza do Fort Atacadista Canoas, desde antes da inauguração, em maio de 2023. “O meu último emprego foi em 2018. Foram 4 anos desempregada, largando currículos e nada. Cheguei a fazer panos de prato para vender e minha família até fez vaquinha para ajudar a pagar as minhas contas”, recorda. “Agora, é um paraíso. Estou adorando meu trabalho. Minha esperança é que outras pessoas de mais idade também tenham as mesmas oportunidades”, declara.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.