<< Voltar pra Home

Destaques



Consumidor quer supermercado tech – pero no mucho

26 de abril de 2024
 - 
09:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Consumidor quer supermercado tech – pero no mucho”

Estudo mostra que clientes gostam de automação no checkout e nos processos de pagamento, mas revela desconforto com recomendações personalizadas

O uso de tecnologia no varejo é uma faca de dois gumes. De um lado, os ganhos operacionais, o aumento de eficiência e a comunicação de uma imagem de modernidade são aspectos que as empresas querem reforçar. Por outro lado, muita tecnologia pode transmitir uma ideia de frieza e distanciamento, o que leva os consumidores a buscar outras opções. Como alcançar um equilíbrio?

Um estudo realizado pela Software Advice com mais de 2.000 consumidores em todo o mundo procurou mostrar onde os consumidores se sentem mais confortável com o uso intensivo de tecnologia – e onde um varejo tech é considerado invasivo ou impessoal. Segundo o levantamento, 72% dos consumidores já utilizam tecnologias como self checkout, clique e retire e pagamentos sem contato. Isso acontece porque 73% dos consumidores querem entrar e sair dos supermercados o mais rápido possível – 52% dizem o mesmo de lojas de varejo em geral.

A avaliação do estudo é que a automação trouxe velocidade e conveniência às compras e aos pedidos em restaurantes. Entretanto, para dois terços dos consumidores entrevistados, um atendimento humanizado é muito importante nos restaurantes, enquanto 31% concordam com essa afirmação em supermercados e no varejo em geral. Pouco mais da metade (55%) dos consumidores dizem que a preparação automatizada de alimentos é inaceitável no foodservice, ainda que 30% estejam mais abertos ao uso de robôs em operações de fast food.

Apesar do aumento do uso de automação, somente um terço dos entrevistados disseram encarar bem o uso exclusivo de tecnologias para receber recomendações personalizadas e 35% concordam com processos de devolução, troca e reembolso totalmente automatizados.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Dia conclui venda de lojas à Auchan por 155 milhões de euros

Foram negociadas ao grupo francês um total de 489 lojas de bandeira Minipreço e MaisPerto O Grupo Dia concluiu na…
Image

Na Alemanha, Edeka testa verificação de idade por IA

Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas Por Renato Müller No…
Image

Supermercados Guanabara inaugura 1ª loja na zona oeste do RJ

Empreendimento de 22 mil metros quadrados, contará também com um shopping de serviços com 15 lojas Seguindo o seu plano…
Image

Chuvas no RS: redes supermercadistas atuam para atender à população

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 334 munícipios do estado foram afetados com as enchentes Em meio…