Home SeçõesDestaques Grupo Coutinho se prepara para expandir no Espírito Santo

Grupo Coutinho se prepara para expandir no Espírito Santo

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Os planos de crescimento das redes Extrabom, Extraplus e Atacado Vem foca no mix de produto que vai de encontro com as necessidades de cada público

De uma pequena mercearia localizada no bairro de Jardim América em Cariacica (ES), o Grupo Coutinho se transformou na maior rede de supermercado do Espirito Santo.  Sob a liderança do CEO das marcas Extrabom, Extraplus e Atacado Vem, Luiz Coutinho, e com forte estrutura na Grande Vitória, sempre trabalhado “de um passo de cada vez” – a expansão das lojas são planejadas a cada dois, três anos – , a rede de supermercados está pronta para crescer mais, ganhar novos e mais clientes e se destacar no cenário capixaba.

A história da rede começou e em 1978, com uma pequena mercearia familiar em Jardim América, Cariacica (ES).  Depois aconteceu a incorporação de redes de mercados menores, mercados maiores, mais lojas e atualmente o Grupo Coutinho tem uma operação estruturada.

A rede conta com centro de distribuição específico, o primeiro específico para atender o varejo supermercadista no Estado. Suficiente para abastecer, com custo reduzido, e otimizado as 45 lojas do grupo e um Centro de Distribuição (CD) gigantesco com 165 metros quadrados, com três segmentos bem distintos, é o segundo maior empregador do Estado, conta com 6.500 colaboradores direto.

O crescimento de ambas as marcas agrega valor a empresa e as pessoas da região e é o que deve acontecer nos próximos anos.” Um dos lados positivos de quando se abre um loja é a geração de empregos , você cria oportunidade de crescimento, quando tudo é feito de forma planejada sempre verificando como crescer e medindo o valor de seu investimento dá para crescer sem grandes problemas”, explica. Luiz Coutinho.

 Novos clientes

O olhar de um  gestor varejista alimentar precisa ser diferenciado, sempre pensando no futuro. Cada vez mais o cliente quer o produto certo na hora certa, o que o torna mais competitivo. “Daqui um 15, 20 anos preciso continuar sendo forte e, contanto que as crianças de hoje estão digitalizadas, somos um setor ainda onde muitos pais saem para fazer suas compras e levam seus filhos, acaba sendo uma experiência para elas. Preciso sempre pensar na modernização e tornar o supermercado um local prazeroso”.

Concorrência

Com uma vantagem a mais dos players de mercado que vem de outros locais do País e até de fora, constroem sua lojas no Espírito Santo e acaba saindo por diversos motivos, a expansão fica mais “fácil”. “Esses supermercados têm dificuldade de mapear o local e entender o dia a dial das pessoas capixabas. Quando chega um concorrente nós vamos, identificamos o pontos fortes e fracos para enfrentar de igual para igual no sentido de serviço e o próprio consumidor quem vai escolher comprar . Buscamos a inovação independente de ter concorrentes, sempre discutindo “o novo” o que está acontecendo e fazer sua implementação nas lojas marcas”.

Dificuldade superada

Luiz Coutinho, diz que lá no começo de tudo, a dificuldade maior de crescimento e um ponto fundamental que são as pessoas, era a motivação um dos maiores problemas, hoje em dia, que o setor varejista alimentar enfrenta é a mão de obra pois muitas vezes a pessoa não tem um formação mínima para poder se desenvolver e exercer o trabalho que deseja. O Grupo Coutinho tem uma área de desenvolvimento admiti a pessoa sem formação e ela passa a ter um treinamento específico para crescer na profissão. ” Um dos nosso requisitos é gostar de trabalhar com gente e querer crescer”.

Hotelaria

No ponto de vista de negócio, o Espírito Santo é um Estado para se investir  já tem uma vocação natural para  o turismo que é forte, muito hotéis, restaurantes, com a  indústria bem lucrativa. O empresariado sente seguro para investir, é um lugar bonito para se morar. Apesar de, no momento, o Grupo Coutinho prefere definir as prioridades e, por enquanto, não entrar no ramo hoteleiro, mas pode acontecer a médio prazo. ” Um passo ate cada vez! Vamos nos fortalecendo, temos uma relação muito boa com nossos fornecedores que nos apoiam, nos fazem crescer, tem a clientela que nos apreciam  gostam da nossa marca, mas pode acontecer sim”.

Sobre o Grupo Coutinho

Há mais de 44 anos, o Grupo Coutinho se dedica a promover um ambiente onde cada colaborador se sinta acolhido e cada cliente único. A trajetória do Grupo Coutinho começou em 1978. No início era um sonho compartilhado por Luiz Coelho Coutinho e seu pai, Mario de Vargas Coutinho, que abriram uma pequena mercearia no bairro de Jardim América em Cariacica (ES). A segunda loja do Grupo foi aberta em 1988 em Itacibá, também Cariacica. Já nos anos seguintes foram feitas aquisições de redes menores e uma fusão, em 1999, com o Supermercados Praia, dando origem ao Extrabom Supermercados e em 2001 nasceu a bandeira Extraplus, uma loja premium com objetivo de atender um nicho específico com alta renda. Em 2004 o Grupo Coutinho foi um dos Sócios Fundadores da Rede Brasil de Supermercados e em 2010, o Grupo 2010 inaugurou o Extraplus Delivery, atendendo desde então compras feitas pela internet em um site próprio. E m 2015 foram eleitos, pela primeira vez, uma das melhores empresas para se trabalhar de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place To Work (GPTW) em parceria com a NoVarejo, reconhecimento que se repetiu outras vezes nos anos seguintes. Em 2019 foi inaugurada em Serra a terceira bandeira do grupo, o Atacado Vem, modelo de atacarejo que busca atender consumidores finais e transformadores que buscam, principalmente, a opção mais econômica para realizar suas compras.

Participe da SuperHiper!

Compartilhe as pautas, informações e novidades para serem publicadas na SuperHiper. Envie sua sugestão de pauta para: leitorsh@abras.com.br

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada