<< Voltar pra Home

Destaques



Fusões e aquisições no varejo alimentar crescem pelo terceiro ano consecutivo

19 de maio de 2023
 - 
17:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Fusões e aquisições no varejo alimentar crescem pelo terceiro ano consecutivo”

Transações crescem 30% em 2022 e registram uma alta acumulada de 116% em relação ao período pré-pandemia

As transações de M&A (sigla para fusões e aquisições) do varejo alimentar no mercado brasileiro cresceram 30% em 2022 na comparação com o ano anterior. É a terceira alta anual do segmento, que registrou um resultado acumulado de 116%, em relação ao período pré-pandemia (2019), segundo levantamento da Unio Partners, boutique de assessoria financeira com prática de M&A.

“As principais razões para esse movimento no varejo alimentar estão relacionadas a teses de consolidação lideradas por diferentes fundos de private equity com investimentos no setor e ao movimento de expansão das grandes redes, que se capitalizaram no período pré-pandemia e retomaram a estratégia de crescimento inorgânico, iniciando um ciclo mais agressivo de expansão”, explica João Albanese, sócio da Unio Partners.

O grupo Carrefour tem se destacado nesse sentido. Entre 2020 e 2022, fez movimentos importantes, como a aquisição do Grupo BIG Brasil pelo valor inicialmente anunciado de R$ 7,5 bilhões, e a compra das lojas da rede Makro por R$ 1,95 bilhão. A estratégia é ampliar a presença da marca nas regiões Nordeste e Sul e entrar no modelo atacarejo. Em 2021, o Assai anunciou a compra de 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper.

Em 2022, o grupo Mart Minas decidiu expandir as suas fronteiras e adquiriu a rede carioca Dom Atacadista, maior companhia regional do segmento atacado e varejo do estado. Ainda em Minas Gerais, em 2021, a rede Supermercados BH adquiriu 14 pontos comerciais de varejo de autosserviço do grupo Supermercados Sales. No interior de São Paulo, os grupos Savegnago e Peralta firmaram um acordo de troca de ativos que envolveu o Shopping Passeio São Carlos e 14 lojas da rede de supermercados Paulistão.

As marcas Mart Minas e Carrefour ocupam o 1º e 5º lugares, respectivamente, no ranking dos supermercadistas que mais cresceram em 2022, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O levantamento da Unio Partners também mostra que desde 2015 o número de M&As vem crescendo no varejo alimentar, registrando cerca de 65 operações no acumulado até 2022.

Para o especialista, esse movimento de consolidação deve reaparecer a partir do segundo semestre de 2023, com melhores perspectivas sobre o cenário econômico e político, e tracionar o mercado de M&A no início do próximo ano. “Mesmo com os desafios enfrentados recentemente, principalmente em virtude da pandemia, as empresas estão reativando os seus planejamentos estratégicos, que foram pausados na segunda onda da Covid-19, mas ainda com cautela, aguardando algumas definições como a sinalização da política monetária no novo governo. Quem já estava avançado no processo para transação seguiu performando mesmo na crise”, concluiu João Albanese.

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…