<< Voltar pra Home

Destaques



Fusões e aquisições no varejo alimentar crescem pelo terceiro ano consecutivo

19 de maio de 2023
 - 
17:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Fusões e aquisições no varejo alimentar crescem pelo terceiro ano consecutivo”

Transações crescem 30% em 2022 e registram uma alta acumulada de 116% em relação ao período pré-pandemia

As transações de M&A (sigla para fusões e aquisições) do varejo alimentar no mercado brasileiro cresceram 30% em 2022 na comparação com o ano anterior. É a terceira alta anual do segmento, que registrou um resultado acumulado de 116%, em relação ao período pré-pandemia (2019), segundo levantamento da Unio Partners, boutique de assessoria financeira com prática de M&A.

“As principais razões para esse movimento no varejo alimentar estão relacionadas a teses de consolidação lideradas por diferentes fundos de private equity com investimentos no setor e ao movimento de expansão das grandes redes, que se capitalizaram no período pré-pandemia e retomaram a estratégia de crescimento inorgânico, iniciando um ciclo mais agressivo de expansão”, explica João Albanese, sócio da Unio Partners.

O grupo Carrefour tem se destacado nesse sentido. Entre 2020 e 2022, fez movimentos importantes, como a aquisição do Grupo BIG Brasil pelo valor inicialmente anunciado de R$ 7,5 bilhões, e a compra das lojas da rede Makro por R$ 1,95 bilhão. A estratégia é ampliar a presença da marca nas regiões Nordeste e Sul e entrar no modelo atacarejo. Em 2021, o Assai anunciou a compra de 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper.

Em 2022, o grupo Mart Minas decidiu expandir as suas fronteiras e adquiriu a rede carioca Dom Atacadista, maior companhia regional do segmento atacado e varejo do estado. Ainda em Minas Gerais, em 2021, a rede Supermercados BH adquiriu 14 pontos comerciais de varejo de autosserviço do grupo Supermercados Sales. No interior de São Paulo, os grupos Savegnago e Peralta firmaram um acordo de troca de ativos que envolveu o Shopping Passeio São Carlos e 14 lojas da rede de supermercados Paulistão.

As marcas Mart Minas e Carrefour ocupam o 1º e 5º lugares, respectivamente, no ranking dos supermercadistas que mais cresceram em 2022, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O levantamento da Unio Partners também mostra que desde 2015 o número de M&As vem crescendo no varejo alimentar, registrando cerca de 65 operações no acumulado até 2022.

Para o especialista, esse movimento de consolidação deve reaparecer a partir do segundo semestre de 2023, com melhores perspectivas sobre o cenário econômico e político, e tracionar o mercado de M&A no início do próximo ano. “Mesmo com os desafios enfrentados recentemente, principalmente em virtude da pandemia, as empresas estão reativando os seus planejamentos estratégicos, que foram pausados na segunda onda da Covid-19, mas ainda com cautela, aguardando algumas definições como a sinalização da política monetária no novo governo. Quem já estava avançado no processo para transação seguiu performando mesmo na crise”, concluiu João Albanese.

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Dono do Supermercados BH compra a SAF do Cruzeiro

Pedro Lourenço adquiriu 90% do clube mineiro, cujo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, era detentor Após reunião realizada na tarde da última…
Image

Minimercados autônomos em condomínios é tendência que veio para ficar

A CEO da Honest Market Brasil, empresa especializada no segmento, contou para SuperHiper que pretende abrir mais 150 novas lojas…
Image

Supermercadistas celebram aniversário com campanha especial

Para comemorar a data, a Rede Bretas e o Supermercado Pinheiro prepararam diversas ações para os seus clientes A rede…
Image

Grupo São Vicente reinaugura a sua mais tradicional loja em Americana (SP)

Totalmente repaginada e modernizada, a área de vendas de 2650 metros quadrados, recebeu um investimento de R$ 10 milhões de…