<< Voltar pra Home

Economia



Lojas de descontos se destacam no varejo alimentar americano

23 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Lojas de descontos se destacam no varejo alimentar americano”

Dollar stores são o canal de maior crescimento nas vendas na última década

Por Renato Müller

As dollar stores, formato de varejo de descontos de baixíssimo preço, são o segmento que mais ganhou espaço nas vendas de alimentos. E não apenas no pós-pandemia, em que a alta da inflação apertou os orçamentos da população: segundo um estudo publicado no American Journal of Publich Health com base na análise de dados de 50 mil residências nos Estados Unidos entre 2008 e 2020, uma parcela cada vez maior das compras de alimentos vem sendo feita nesse formato de loja.

De acordo com o estudo, em 2008 os consumidores compraram em média 62,3% de seus alimentos em supermercados, índice que caiu para 58,3% em 2020. A maior parte desses quase 4 pontos percentuais passou para clubes de atacado (2,4 pontos percentuais), mostrando que há mais de uma década os americanos vêm comprando em maior quantidade para aproveitar descontos de volume.

As dollar stores foram, no período, o segmento que mais avançou em vendas, com uma alta de 89,7% em sua participação entre 2008 e 2020. Esse crescimento se deu especialmente em regiões rurais e no sul dos Estados Unidos, não coincidentemente as áreas mais pobres do país. Consumidores “rurais negros não-hispânicos” gastaram 11,6% de seu orçamento em dollar stores.

Embora esse modelo de lojas ainda tenha uma presença relativamente pequena no mercado como um todo, especialmente em regiões urbanas de maior poder aquisitivo, o avanço das dollar stores traz preocupações para a saúde pública, uma vez que esse tipo de estabelecimento tem um mix bastante restrito de hortifrutis e concentra sua oferta em produtos industrializados ultraprocessados, de alto valor calórico e baixo índice de nutrientes.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…