Home SeçõesABRAS Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS

Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS

Quinta edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento discutirá propostas concretas para desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável do Brasil, envolvendo executivos de associações empresariais e legisladores, bem como agências reguladoras, organismos internacionais competentes e especialistas

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Nesta terça-feira, 10 de junho, das 9h às 18h, Brasília sediará o 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA). O Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, confirmou presença na abertura oficial do encontro, que será realizado no CICB – Brasília. A participação do vice-presidente reforça a importância estratégica do Fórum como espaço de diálogo entre o setor produtivo, o governo e a sociedade na construção de soluções para o abastecimento eficiente e sustentável do Brasil.

O encontro reunirá autoridades públicas, representantes de organismos internacionais e lideranças de 16 associações de classe empresarial representantes dos principais setores, que compõem a cadeia nacional de abastecimento, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável do Brasil. 

A Cadeia Nacional de Abastecimento representa um vasto ecossistema interdependente, responsável por garantir o fornecimento de produtos essenciais para 203 milhões de brasileiros. Esse ecossistema movimenta mais de 200 cadeias produtivas, distribuídas em 90 categorias e cerca de 240 mil produtos únicos, especialmente de 4 principais categoriais produtos essenciais para a vida da população: alimentos, bebidas, higiene e limpeza.

O Fórum, criado em 2021 pela ABRAS, tem caráter multissetorial e interinstitucional. A proposta é construir, de forma coordenada, propostas concretas de políticas públicas e diretrizes estratégicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por essa razão, ele tem o apoio institucional de organizações como o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU – WFP / Brasil, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e apoio especial da consultoria internacional KPMG.

Confira, a seguir, os cinco temas centrais da agenda estratégica definida pelo FCNA, com proposta e apresentação de projetos de lei ao parlamento:

1) REDUÇÃO DE CUSTOS – REFORMA TRIBUTÁRIA

ANTECIPAÇÃO DA CESTA BÁSICA NACIONAL DE ALIMENTOS

2) CONSUMO CONSCIENTE – ECONOMIA CIRCULAR

DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS AOS BIODIGESTORES

3) REDUZIR O DESPERDÍCIO – ADOÇÃO DO “BEST BEFORE”

IMPLANTAÇÃO DO “BEST BEFORE” NO BRASIL

4) COMBATE À FOME – CONECTAR O MAPA DO DESPERDÍCIO AO MAPA DA FOME

ISENÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE DOAÇÃO DE ALIMENTOS

5) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – CONSUMO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS PROTEÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRA OS IMPACTOS DAS APOSTAS ON-LINE  

Para saber mais, acesse o site.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada