Projeto de fortalecer economia regional deve se estender por toda a rede no estado, a partir da matriz no ABC
Com a proposta de fortalecer a economia regional e cumprir a promessa da marca Cooperar Transforma, o negócio Coop Supermercado lançou o projeto para comercialização de produtos locais. A primeira loja contemplada foi a Industrial, em Santo André (avenida Industrial, 2.001 – Bairro Campestre) e a previsão é que o projeto seja expandido para outras unidades ao longo deste ano.
Segundo Murilo Venancio da Silva, analista de Responsabilidade Social, agora é possível encontrar produtos alimentícios e bebidas de pequenos e médios negócios das sete cidades do ABC. A proposta da iniciativa, coordenada pela área comercial com o apoio da plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem, vai além de dar visibilidade às marcas para se tornarem mais competitivas no mercado.
“Essa ação gera diversos impactos positivos, como o fortalecimento da economia local e favorece o meio ambiente ao reduzir a emissão de gases poluentes devido à menor distância percorrida do produtor à gôndola. Além disso, ganha também o consumidor, que passa a ter acesso a produtos mais frescos e naturais, além de produzidos com práticas sustentáveis”, reforça Murilo.
A perspectiva é estender a iniciativa para outras lojas, inclusive nas instaladas no interior de São Paulo, levando um mix aderente às regiões de São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Piracicaba.
A tarefa de captação de empreendedores é realizada em parceria com a Local.e, uma plataforma que conecta marcas locais e varejistas. Nesse projeto em específico, a Coop busca adequar as condições comerciais visando à saudabilidade dos negócios, além de disponibilizar uma gôndola exclusiva para esses produtos. Atualmente, participam do projeto oito empresas, envolvendo itens como geleias, cafés artesanais, doces e cervejas.
Sustentabilidade
“O programa de sustentabilidade Coop Faz Bem está atrelada ao C de consciência e ligada diretamente ao nosso propósito Cooperar Faz Bem”, destaca Luciana Benteo, coordenadora da área de Responsabilidade Social. Ela acrescenta que a plataforma de responsabilidade social é um serviço que ilustra e reforça a nova estratégia de marca e vem materializar a promessa de que cooperar transforma. A estrutura da plataforma está dividida em quatro pilares:
Coop Faz Bem pra Você – concentra todos os temas, ações e programas relacionados ao bem-estar dos cooperados, colaboradores e comunidades atendidas. Algumas das ações que constituem esse pilar são a Blitz da Saúde, com aferição gratuita de glicemia, pressão, peso e altura, e o Programa de Saúde e Qualidade de Vida.
Coop Faz Bem pra Comunidade – abrange tudo o que a área promove para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde a marca está instalada. Um deles é o Programa de Benefício às Entidades, que tem o objetivo de apoiar iniciativas voltadas àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, além do repasse trimestral para a Federação das APAEs de São Paulo, por meio dos programas sociais Troco do Bem e a Revista Coop.
Coop Faz Bem pro Planeta – envolve assuntos relacionados à consciência ambiental, como a disponibilização de pontos de coleta de medicamentos vencidos e de óleo de cozinha usado e ações educativas para o consumo consciente.
Coop Faz Bem pra Educação – integra tudo o que se refere à promoção da educação das comunidades, como patrocínios culturais e esportivos, além de projetos de promoção à educação e aprendizagem contínua dos colaboradores.
Hoje, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos, 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.