<< Voltar pra Home

Destaques



Como manter as vendas do e-commerce em alta mesmo após a volta do varejo presencial?

12 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Como manter as vendas do e-commerce em alta mesmo após a volta do varejo presencial?”

Conheça as dicas para manter os canais digitais como uma oportunidade para os clientes consumirem ainda mais

Depois de vivenciar um grande crescimento durante a pandemia de Covid-19, o amadurecimento do e-commerce acelerou e hoje está em um estágio muito mais avançado do que o esperado. Apesar do retorno do comércio offline, as compras online continuam crescendo e muitos mercados já estão obtendo melhores resultados no canal de vendas digital. Quais estratégias podem ajudar a manter e aumentar as vendas online nesse contexto?

Sim, outra vez: o e-commerce veio para ficar

Embora a volta do varejo presencial implique um movimento na balança e mais uma variável a ser levada em conta, é importante lembrar que o comércio não será o mesmo de antes e que muitas mudanças vieram para ficar. É o caso de alguns nichos e mercados que, antes da pandemia, era impensável vê-los no e-commerce, mas cuja ascensão e crescimento sustentado até hoje nos dizem exatamente o contrário.

Alguns exemplos paradigmáticos são as categorias Alimentos e Bebidas. Quem teria imaginado que pão ou manteiga para o café da manhã chegariam pelo correio? Estas categorias, no Mercado Livre, estão acumulando um grande crescimento desde o começo da pandemia, acima de 200%.

Na última Black Friday, por exemplo, a categoria Alimentos e Bebidas cresceu 266% em vendas em comparação com a edição de 2020. Entre alguns produtos em destaque, encontra-se também comida para pets e produtos de limpeza. A tendência de crescimento da categoria Alimentos e Bebidas, em geral, segue e o prognóstico é que para 2022 continuará em ascensão.
Como podemos ver, a volta do comércio offline não é um empecilho para que os compradores continuem escolhendo o canal online para adquirir muitos produtos.

4 dicas para manter as vendas online em alta

Além da volta do comércio offline, o crescimento exponencial do e-commerce também trouxe consigo novos vendedores e mais oferta, variáveis que o tornam ainda mais competitivo. Neste novo cenário, é fundamental ter ferramentas que ajudem a melhorar as decisões estratégicas e a otimizar todo o processo de vendas no e-commerce, de forma a estar à altura dos desafios que surgem.

Estas são algumas ações que consideramos necessárias para manter e estimular o crescimento das vendas online neste novo contexto:

1 – Conheça e se alinhe com a demanda dos compradores

Cada comprador expressa sua necessidade através de determinadas palavras e elas expressam, em detalhes, as características dessa demanda. Um ranking das palavras mais buscadas por categoria em tempo real, por exemplo, é uma informação muito útil para saber o que os compradores estão dando prioridade hoje, onde existem oportunidades ou nichos de mercado não-atendidos e como podemos construir uma oferta alinhada a essas necessidades.

Diferente do comércio offline, onde os tempos de ação costumam ser mais lentos, no canal digital podemos fazer as mudanças necessárias em questão de cliques e conseguir vender produtos que realmente se adaptem ao que os internautas procuram.

2 – Estude a oferta em detalhes

É importante ter uma visão geral do mercado online e como os mercados que vendemos se desenvolvem nele. Saber quais os produtos mais vendidos, quais as marcas, modelos e/ou características, nos ajuda a construir uma oferta estratégica sem desperdiçar recursos.

Este estudo também nos permitirá perceber quais as estratégias incluídas na oferta, quais fazem a diferença com a opção offline e o que podemos aplicar ao nosso negócio: preços, envios grátis, apresentação do produto, descontos, brindes, entre outros.

3 – Analise outros vendedores

Esta dica se conecta e retroalimenta com a anterior. Estudar os produtos que são vendidos online implica conhecer em detalhes quem está por trás deles. Assim como acontece no mundo offline, no e-commerce não será a mesma coisa competir com vendedores comuns do que com lojas oficiais ou marcas.

Se queremos manter as vendas online de nossos produtos em alta, é importante analisar constantemente quais são os players que entram e saem do nosso mercado, quais são seus produtos-estrela, suas táticas, preços e métricas mais importantes. Estes dados nos ajudarão a pensar estrategicamente sobre nossas decisões de negócios e se é conveniente ou não permanecer em determinadas categorias.

4 – Sempre leve em consideração a sazonalidade

A sazonalidade é uma grande aliada na hora de planejar e garantir as vendas. Existem muitos produtos cuja demanda aumenta em determinada época do ano e, embora pareça óbvio, muitos vendedores de e-commerce esquecem dessa variável na hora de tomar suas decisões.

Familiarizar-se com os fluxos de oferta e demanda gerados pela sazonalidade ajuda a comprar os produtos que vamos vender, trabalhar seu posicionamento e todas as estratégias contra a concorrência, com antecedência. Dessa forma, o negócio estará em condições de receber o aumento de demanda que a temporada promete e atingir o maior percentual de vendas da categoria.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…