Home SeçõesESG Cencosud realiza ações contra o desperdício de alimentos

Cencosud realiza ações contra o desperdício de alimentos

No primeiro semestre de 2024, a empresa doou mais de 780 toneladas de mantimentos para fundações e organizações sociais

De Redação SuperHiper
0 Comente

Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 29 de setembro como o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. Estima-se que um terço dos alimentos produzidos globalmente seja perdido, contribuindo com 10% das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Os supermercados do grupo Cencosud realizam diversas ações para minimizar o desperdício de alimentos e promover a economia circular. Isso inclui a doação de alimentos adequados para consumo a organizações sociais e o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como frutas, verduras e laticínios, evitando sua chegada a aterros sanitários.

Leia também:

Neste primeiro semestre de 2024, a Cencosud doou mais de 780 toneladas de alimentos para fundações e organizações sociais que beneficiam comunidades nos países onde a empresa opera na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e no Peru. No Brasil, por meio de lojas das redes GBarbosa, Bretas e Prezunic, o grupo é parceiro do programa Mesa Brasil, do SESC, e conta com o apoio da rede logística Infineat para ampliar o alcance nas localidades de Sergipe e Ceará.

Além disso, os Supermercados do grupo Cencosud têm iniciativas e medidas para reduzir o desperdício de alimentos, como a certificação IFCO na Argentina, Chile e Colômbia; o programa “RAMA” no Brasil e o programa “Consumo Consciente” no Peru.

“Na Cencosud estamos comprometidos com a implementação de iniciativas que contribuam para uma indústria de alimentos sustentável, promovendo e gerenciando nossa estratégia de sustentabilidade de forma integral”, afirma a gerente corporativa de sustentabilidade e relações com investidores da Cencosud, María Soledad Fernández. Nesse caminho, acrescenta, “trabalhamos por um modelo com o menor desperdício possível, do reaproveitamento dos resíduos orgânicos e de iniciativas empresariais que ofereçam aos nossos clientes alternativas econômicas e sustentáveis”.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos