<< Voltar pra Home

Negócios



Cencosud Brasil busca IPO para fusões, expansão orgânica e do e-commerce

3 de setembro de 2021
 - 
00:47
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Cencosud Brasil busca IPO para fusões, expansão orgânica e do e-commerce”

O grupo chileno Cencosud é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com presença no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru

A Cencosud Brasil Comercial, do grupo varejista chileno Cencosud, protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) minuta de prospecto preliminar para a realização de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A oferta será apenas de ações primárias (novos papéis) ordinárias.

O IPO será realizado no Brasil, por meio da instrução nº 400 da CVM, com esforços de colocação no exterior. Os bancos coordenadores são Itaú BBA, Bank of America, J.P. Morgan, Bradesco BBI e Santander.

Conforme o documento, os recursos líquidos provenientes da oferta serão destinados para realização de potenciais operações de fusões e aquisições (M &A); abertura de novas lojas e reforma de lojas já existentes; e realização de investimentos para alavancar o e-commerce e a plataforma de CRM e logística.

No documento, a companhia informa que o Grupo Cencosud começou como um mercado de autosserviço no Chile em 1963 e foi crescendo e se expandido, instalando-se em outros países. Atualmente, é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com presença no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, além de ter um escritório comercial na China.

“O grupo reúne supermercados, home centers, lojas de departamento, serviços financeiros e shopping center, e alcançou US$ 14 bilhões de vendas em 2020”, diz a minuta.

A rede no Brasil

O Grupo Cencosud começou a atuar no Brasil em 2007, quando adquiriu o GBarbosa, uma das principais redes de supermercados do Nordeste, com mais de 70 lojas nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, além de farmácias e lojas de eletrodomésticos.

Ainda em 2007, a companhia adquiriu o Mercantil Rodrigues, atacado localizado em Salvador (BA). Em 2010, comprou o Bretas, criado em 1954, no interior de Minas Gerais, que conta com lojas de super/hipermercados e postos de combustíveis nos Estados de Goiás e Minas Gerais. Também em 2010, a Cencosud adquiriu mais um grupo no Nordeste, o grupo Perini, rede de delicatéssens de Salvador.

Em 2012, ingressou no mercado do Rio de Janeiro por meio da aquisição da rede de supermercados Prezunic, com unidades no centro e na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em março de 2021, a companhia inaugurou sua primeira unidade SPID35 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A bandeira foi projetada para entregar produtos de conveniência de supermercados na porta de casa em 35 minutos, explica a companhia.

“Com planos de expansão para outras cidades brasileiras, SPID35 já é uma realidade no Chile, sede do Grupo Cencosud, desde janeiro de 2021 e também segue em processo de implementação no Peru, Colômbia e Argentina.”

Ainda de acordo com a minuta do prospecto preliminar, o Cencosud Brasil teve lucro líquido R$ 39 milhões no segundo trimestre deste ano, ante prejuízo de R$ 30 milhões no mesmo período de 2020. A receita líquida consolidada foi de R$ 2,032 bilhões, praticamente estável (-0,1%) na mesma comparação.

Fonte: Por Eulina Oliveira, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cálculos da ABRAS apontam que há 357.300 vagas de emprego abertas no setor

Maior parte das vagas está concentrada no Sudeste (207. 861), seguido do Sul (66.553 vagas), do Nordeste (51.867 vagas) e…
Image

Satisfação do consumidor em fevereiro sobe para 79,18%

Indicador ISNV-Consumidor acompanha as manifestações dos clientes a respeito das suas experiências nos supermercados Para a análise do Índice nacional…
Image

Grupo Zonta recebe homenagem pelos 50 anos do Condor

Nascida do bairro do pinheirinho, empresa conta hoje com 56 lojas e quase 14 mil colaboradores O fundador e presidente…
Image

Sadia celebra 80 anos e promove “onda amarela” nos pontos de venda pelo Brasil

Com um plano robusto de comunicação, promoção anunciada presenteará os consumidores com R$ 10,2 milhões Para promover a promoção “80…