<< Voltar pra Home

Negócios



Cade está prestes a decidir o negócio entre BIG e Carrefour

19 de maio de 2022
 - 
21:15
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Cade está prestes a decidir o negócio entre BIG e Carrefour”

À época, a transação ficou em R$ 7,5 bilhões para aquisição de centenas de lojas, postos de combustíveis e CD’s

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) julgará a aquisição do Grupo BIG Brasil pelo Carrefour (CRFB3).

A análise da operação de aquisição do Grupo BIG ocorrerá no dia 25 de maio, conforme informado pelo próprio Cade no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).

A superintendência-geral do Cade já havia recomendado a aprovação desta transação em janeiro.

Entretanto, naquela ocasião tinha condicionado o negócio ao desinvestimento de algumas unidades do atacarejo.

Após o fechamento do Mercado Financeiro nesta quinta-feira, o Carrefour divulgou fato relevante dando conta que acionistas aprovaram em Assembleia a compra do grupo BIG.

O negócio vai expandir a presença da unidade brasileira do grupo francês em regiões como o Nordeste e o Sul do país em um momento de rápida expansão do atacarejo, cujo principal rival do Carrefour Brasil é o Assaí, detido pelo também francês Casino.

Relembre a compra do Big pelo Carrefour

A operação de R$ 7,5 bilhões, anunciada em março de 2021 pelo Carrefour, será votada pelos acionistas da companhia em assembléia nesta quinta.

No dia da divulgação da compra as ações do Carrefour subiram 13% na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

O Carrefour vai comprar 386 unidades de varejo, 15 postos de combustíveis e 11 centros de distribuição para levar adiante as atividades de atacado do Big.

O Cade tem até 240 dias, prorrogáveis por mais 90, para concluir o julgamento da operação.

O órgão de defesa da concorrência no Brasil informou que o prazo legal para conclusão da análise começou a contar a partir do dia 12 de julho de 2021.

Isso significa que o Cade terá até o dia 12 de junho para finalizar a análise.

Objetivos do Carrefour

Segundo o fato relevante divulgado em março do ano passado, a aquisição “expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento”.

“A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia)”, continuou o comunicado.

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, afirmou que “a aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos – Sam’s Club”.

Fonte: Exame e Isto É


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…