<< Voltar pra Home

Lojas



Atacarejo: mercado prevê maturidade do setor em três anos

29 de maio de 2023
 - 
16:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Atacarejo: mercado prevê maturidade do setor em três anos”

Pesquisa realizada prevê que a abertura de novas lojas chegará ao limite até 2026; entre os maiores do segmento, a aposta são nas ações do Mateus

Um relatório realizado afirma que em três anos o atacarejo atingirá a sua maturidade no segmento.  O relatório realizado pelo Itaú BBA diz que o mercado alcançará 2.465 unidades, o que deve acontecer já em 2026. Hoje são 1.750 lojas no Brasil inteiro, incluindo 358 aberturas nos últimos 18 meses.

Um novo mapeamento do setor feito mostra que Assaí e Atacadão têm uma liderança menos dominante do que se imaginava – e o Grupo Mateus aparece como a empresa com maior oportunidade de expansão. Apesar de ter aberto 150 lojas desde 2019 (totalizando 346), o Atacadão manteve os 20% de participação – um número que inclui a compra do BIG. O Assaí, no mesmo período, abriu 119 lojas (fazendo um total de 269) e caiu de 16% para 15% de share. Essa estagnação no share dos grandes players aconteceu porque oito players regionais cresceram ainda mais rápido, e hoje têm em média 50 lojas cada. Os top 10 do setor (excluindo Atacadão e Assaí) aumentaram sua participação de mercado em 3 pontos percentuais para 24% desde 2021.

o Grupo Mateus tem um potencial de expansão maior que os líderes, que estão mais concentrados no Sudeste. A rede fundada por Ilson Mateus é atualmente a quarta do setor, com 63 lojas, atrás de Atacadão, Assaí e da rede chilena Cencosud (72 unidades). O Mateus também pode capturar melhor o potencial das cidades menores, com populações entre 50 mil e 250 mil habitantes, algo que já vem fazendo nos últimos anos em cidades do interior do Norte e Nordeste. Ainda há 300 cidades nesse perfil de consumo que não possuem lojas de nenhum dos 20 maiores players – a maioria, no Nordeste.

Metade do mercado hoje está na mão dos dez maiores players, e os outros 50% estão pulverizados em redes menores – mas em que alguns casos já têm faturamentos bilionários. As líderes vão precisar melhorar os seus balanços para aproveitar essas oportunidades.

Com informações do Brazil Journal

 

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…