<< Voltar pra Home

Lojas



Atacarejo: mercado prevê maturidade do setor em três anos

29 de maio de 2023
 - 
16:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Atacarejo: mercado prevê maturidade do setor em três anos”

Pesquisa realizada prevê que a abertura de novas lojas chegará ao limite até 2026; entre os maiores do segmento, a aposta são nas ações do Mateus

Um relatório realizado afirma que em três anos o atacarejo atingirá a sua maturidade no segmento.  O relatório realizado pelo Itaú BBA diz que o mercado alcançará 2.465 unidades, o que deve acontecer já em 2026. Hoje são 1.750 lojas no Brasil inteiro, incluindo 358 aberturas nos últimos 18 meses.

Um novo mapeamento do setor feito mostra que Assaí e Atacadão têm uma liderança menos dominante do que se imaginava – e o Grupo Mateus aparece como a empresa com maior oportunidade de expansão. Apesar de ter aberto 150 lojas desde 2019 (totalizando 346), o Atacadão manteve os 20% de participação – um número que inclui a compra do BIG. O Assaí, no mesmo período, abriu 119 lojas (fazendo um total de 269) e caiu de 16% para 15% de share. Essa estagnação no share dos grandes players aconteceu porque oito players regionais cresceram ainda mais rápido, e hoje têm em média 50 lojas cada. Os top 10 do setor (excluindo Atacadão e Assaí) aumentaram sua participação de mercado em 3 pontos percentuais para 24% desde 2021.

o Grupo Mateus tem um potencial de expansão maior que os líderes, que estão mais concentrados no Sudeste. A rede fundada por Ilson Mateus é atualmente a quarta do setor, com 63 lojas, atrás de Atacadão, Assaí e da rede chilena Cencosud (72 unidades). O Mateus também pode capturar melhor o potencial das cidades menores, com populações entre 50 mil e 250 mil habitantes, algo que já vem fazendo nos últimos anos em cidades do interior do Norte e Nordeste. Ainda há 300 cidades nesse perfil de consumo que não possuem lojas de nenhum dos 20 maiores players – a maioria, no Nordeste.

Metade do mercado hoje está na mão dos dez maiores players, e os outros 50% estão pulverizados em redes menores – mas em que alguns casos já têm faturamentos bilionários. As líderes vão precisar melhorar os seus balanços para aproveitar essas oportunidades.

Com informações do Brazil Journal

 

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Hummer cria nova identidade visual em homenagem ao Time Brasil

Marca centenária lançou uma edição especial com o logo em comemoração ao patrocínio aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 A…
Image

WhatsApp: Prezunic anuncia novas funcionalidades para compras no app

Clientes podem enviar imagens de listas escritas à mão, fotos de produtos ou solicitar os itens por voz O Prezunic…
Image

Grupo Koch abre processo seletivo para nova loja em Tubarão, SC

Com bandeira de atacarejo Komprão, empreendimento está sendo construído no bairro São João Margem Esquerda O Grupo Koch, maior rede…
Image

Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado

Com o crescente interesse e exigência do consumidor em ter novas experiências e produtos de alta qualidade, o segmento de…