A rede Dia a Dia, empresa do segmento de atacarejo com atuação no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Bahia, recebeu um certificado de sustentabilidade pelo reconhecimento dos benefícios ambientais da operação ao longo dos anos, concedido pela CHEP.
A emissão da certificação fica a cargo da RDC Environment, consultoria externa da Bélgica; a qual realiza um estudo independente que calcula os impactos ambientais dos paletes CHEP em comparação com as alternativas do mercado. O resultado é proveniente de uma Análise de Ciclos de Vida (LCA) revisada por pares, usando as metodologias ISO 14044 e ISO 14040.
Leia também:
Segundo o conselheiro do Dia a Dia, Marlon Oliveira, a rede está sempre buscando formas de melhorar a eficiência operacional, adotando boas práticas de ESG. “A parceria com a CHEP tem nos ajudado a diminuir custos operacionais com qualidade; além, é claro, de garantir benefícios ambientais sob uso da economia circular. Dessa forma, contribuímos com o meio ambiente ao reduzir as emissões de carbono e resíduos em aterros e reutilizar palets”, comenta.
Por meio desse modelo de economia circular, o Dia a Dia salvou cerca de 662 árvores, evitou o descarte de mais de 218 mil quilos de resíduos em aterros sanitários – igual ao desperdício diário de mais de 167 mil pessoas por dia -, além de ter evitado a geração de emissões de carbono em mais de 244 mil quilos – o equivalente a seis voltas ao mundo de caminhão.
Sobre o Dia a Dia – O começo da história do Atacadão Dia a Dia foi escrito em Goiás, em Padre Bernardo, ainda na década de 60. Os irmãos Jaci e Zico Oliveira fundaram o pequeno mercado intitulado Casa Oliveira. Depois, abriram a Casa Silva, também no município goiano.
Já na década de 70, foi a vez de abrir o Supermercado Pirenópolis na cidade de Brazlândia-DF. No ano de 1983, com três lojas em funcionamento, um dos filhos de Jaci, Edis Oliveira Silva, também conhecido “Nego Pirinopólis”, assumiu os negócios da família.
Em 1996, foi a vez dos filhos de “Nego Pirinopólis” e Sônia Maria assumirem a operação da companhia. Há dez anos, os irmãos abriram a rede Atacadão Dia a Dia, com gestão descentralizada, foco na satisfação e experiência do cliente, além do melhor preço.