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3 maneiras de fazer o varejo ser mais verde

De Renata Ruiz
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Conheça exemplos de inovação que impulsionam a sustentabilidade no setor supermercadista

Por Renato Müller

Sustentabilidade é um aspecto cada vez mais importante para supermercadistas em todo o mundo – e isso vai muito além da redução do uso de embalagens plásticas ou do consumo de alimentos plant-based. No varejo americano, as redes entendem que os consumidores querem mais opções de alimentos sustentáveis, mais transparência e medidas eficientes de descarbonização.

Ao mesmo tempo, o aumento do custo de vida dificulta a venda de itens mais caros, forçando o varejo a avaliar as questões de sustentabilidade por um viés econômico. E isso é bom, pois facilita a tomada de decisões estratégicas: um estudo realizado pela Incisiv mostra que 76% dos supermercadistas consideram a sustentabilidade como um tema para o C-level dos negócios e 43% indicarão ainda neste ano um executivo para liderar seus esforços nessa área.

Com a mudança do mindset do varejo, que passa a encarar sustentabilidade como uma questão de viabilidade financeira, aumentam as possibilidades de inovação. Confira alguns exemplos:

     1- Redução do desperdício

Uma parceria da rede de supermercados Price Chopper com a startup Invafresh vem impedindo que 20 toneladas de alimentos sejam jogadas no lixo toda semana, resultando até agora em mais de 3.000 toneladas de produtos. Parte desse volume foi diminuído simplesmente comprando melhor. “Normalmente, os supermercados acabam comprando mais hortifrutis do que precisam, o que resulta em, literalmente, dinheiro jogado fora”, afirma Stephen Midgley, VP de marketing da Invafresh. “Ferramentas de análise de dados permitem identificar tendências de consumo e ajustar os volumes de compra, aumentando a eficiência da operação”, acrescenta.

     2- Redução do consumo de energia

Soluções de refrigeração mais eficientes, que usam dispositivos de Internet das Coisas para identificar falhas como vazamentos de líquidos ou portas de geladeiras abertas, são uma das maneiras como os supermercados podem reduzir seu consumo de energia sem prejudicar a experiência dos clientes. “É o tipo de recurso que diminui custos e contribui para a qualidade dos alimentos, pois evita que os produtos sejam acondicionados ou transportados em condições abaixo do ideal”, comenta Lianne Tombol, VP de soluções de portfólio da Hussmann, empresa especializada em equipamentos para PDVs.

     3- Gestão otimizada

Alimentos perecíveis são um diferencial cada vez mais importante na operação dos supermercados – mas para que isso se consolide, a gestão da categoria precisa ser melhorada. “Temos cadeias de suprimento multibilionárias e, muitas vezes, na ponta a administração é feita na base de papel e caneta”, afirma Matt Schwarz, CEO e cofundador da Afresh, plataforma de gestão de alimentos frescos.

A empresa desenvolveu um sistema de gestão de estoques que usa Inteligência Artificial para fazer pedidos de forma mais assertiva, especializado no setor de perecíveis e levando em conta especificidades como a sazonalidade, o curto shelf life e os gargalos da cadeia de suprimentos. “Estamos usando machine learning para trazer mais eficiência para a gestão dos perecíveis em redes de grande porte no varejo americano, reduzindo os níveis de estoque e as perdas ao mesmo tempo”, finaliza.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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