SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
sábado, dezembro 13, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
ESG

Bem Brasil lança Relatório de Sustentabilidade

De Administrador SH 4 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Documento reforça o compromisso da empresa com a transparência na comunicação das ações com foco em ESG

A Bem Brasil, indústria líder em vendas no mercado nacional de batatas pré-fritas congeladas, lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. O documento apresenta as iniciativas da Bem Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021 em linha com as diretrizes GRI – Global Reporting Initiative, organização internacional de padrões independentes que fornece as bases para empresas, governos e outras organizações comunicarem seus impactos em questões como mudanças climáticas, direitos humanos e gestão.

“Crescer de forma sustentável está na essência da Bem Brasil, desde a fundação, em 2006. Agora, avançamos para mensurar, monitorar e agir, para garantir que os indicadores de sustentabilidade sejam alcançados, cumprindo as metas que traçamos para sermos uma companhia com sólida atuação nos pilares ESG, e o Relatório é parte desse esforço”, comenta o presidente da Bem Brasil, Denio Oliveira.

Para Isabela Navarro, gerente de Sustentabilidade da Bem Brasil, a empresa vive um momento importante na consolidação da estratégia ESG, por meio de iniciativas consistentes que já renderam, inclusive, o reconhecimento do mercado. “Fomos reconhecidos pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como a melhor Boa Prática na categoria Sustentabilidade Ambiental; e nossos produtos passaram a contar com o selo eureciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo, mostrando que nosso discurso é colocado em prática de forma efetiva”, destaca.

Ações com foco em meio ambiente

A empresa desenvolve, também, ações de reuso de resíduos, apoia comunidades do entorno de suas operações e é reconhecida pelo mercado como uma das melhores empresas em gestão de pessoas no segmento. Vale destacar que, nos últimos dois anos, a companhia vem em um movimento de reestruturação de sua governança corporativa, profissionalizando a gestão de uma empresa de origem familiar, com a criação de regimentos, políticas, comitês e o Conselho de Administração. “Esses são alguns exemplos de políticas e iniciativas que reiteram nosso compromisso e responsabilidade nos negócios, com nossos públicos, com a sociedade e com o planeta”, completa o executivo.

A Bem Brasil contou com o suporte de uma consultoria externa na apuração e consolidação das informações, seguindo as melhores práticas de relatos de sustentabilidade.

4 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Tecnologia

Walmart amplia entrega por drones nos EUA

De Administrador SH 4 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Varejista adota equipamento para entregas no mesmo dia em localidades selecionadas no Arizona, Flórida e Texas

Por Renato Müller

Em um movimento que, pelo porte da varejista, pode representar um grande impulso à adoção de drones no varejo, o Walmart passou a realizar entregas em até 30 minutos com o uso do equipamento (diariamente entre 8h e 20h) em Phoenix (Arizona), Tampa e Orlando (Flórida) e Dallas (Texas). Drones passaram a ser usados em entregas de pedidos de até 5kg.

Em Phoenix, os equipamentos estão sendo usados para a entrega de pedidos a partir de quatro lojas da rede, em Peoria e Glendale. Pessoas que morem a menos de 400 metros desses PDVs podem encomendar a partir de um catálogo de mais de 10 mil itens, no site www.droneupdelivery.com.

Já em Orlando e Tampa, a área de atendimento é de uma milha (1,6km) em torno de sete lojas selecionadas para o projeto. Em Dallas, a área é a mesma das lojas da Flórida, e 11 pontos de venda participam da iniciativa. Os drones contam com um sistema de cabos que baixa os produtos para a porta da casa dos clientes e há cobrança de US$ 3,99 de frete.

Anteriormente, o Walmart já havia expandido o uso da plataforma de entregas por drones para uma área de abrange 4 milhões de residências em seis estados americanos. Os equipamentos são pilotados por pilotos certificados. “Com a parceria com o Walmart, queremos nos tornar a referência em entregas por drone nos Estados Unidos, trazendo grandes benefícios para empresas e clientes”, afirma Tom Walker, CEO da DroneUp, que faz a operação de delivery.

4 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

Os pilares do varejo do futuro

De Administrador SH 3 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Integração de dados da indústria e lojistas, sustentabilidade, cash and carry: o que estará em alta nos próximos anos

O varejo está cada vez mais interessado em prever riscos e em atuação focada no consumidor. Assim, consultores e especialistas têm exercitado a futurologia, para antecipar tendências e direcionar a atuação das empresas de varejo. Um dos pontos que vai mudar no varejo físico, com certeza, é a experiência. As lojas se adaptarão cada vez mais ao perfil de comprador que elas querem atingir.

A coleta e análise de dados ajudará a mapear o público-alvo e os fatores decisivos para a compra. A tecnologia está mudando não só as lojas físicas, mas permite integrar a tomada de decisão com a indústria e de diferentes canais. O reflexo disso é aumento nas vendas, uma produção mais sustentável, com menos desperdício e mais previsibilidade. Assim, o setor está caminhados para se tornar “mais inteligente” e elege alguns pontos como pilares do varejo do futuro. Acompanhe.

Sustentabilidade

Estudos de empresas de inteligência de mercado, como a WGSN, mostram que a indústria já está se adaptando aos novos hábitos de consumo. Entre as tendências previstas até 2025, por exemplo, está a necessidade de repensar o impacto das embalagens de produtos para o meio ambiente.

Cash and carry

O preço segue sendo o fator principal na decisão de compra. Por isso, as compras por atacado, em lojas com variedade de produtos continuam em alta. “Alguns comportamentos assumidos durante algum tempo não terminam amanhã. O consumidor entende que o atacarejo, ou cash and carry, é um canal que oferece melhores preços, ou custo benefício. Em média, esse canal cobra 10%, 12% menos em relação à média dos demais canais. Então o cliente tem essa clareza e vai continuar vendo isso. Mas a gente acredita que, da mesma forma, à medida que a economia consiga avançar, começamos a privilegiar também as lojas de vizinhança. Porém, acho que até pelo investimento que as grandes redes vêm fazendo nesse formato, para 2023 a gente segue vendo esse canal se fortalecer”, avalia Daniel Asp de Souza, gerente de relacionamento com o varejo da Nielsen-BR.

Jornada do shopper

O planejamento das estratégias de marketing será mais amplo. Emília Veloso, coautora do livro “Mulheres do Varejo”, acredita que a comunicação deve considerar desde a distribuição dos fabricantes (sell-in) até a venda final (sell-out). “Acredito que precisamos mudar o mindset da indústria que é pensar ‘como eu falo do sell-in e como eu falo do sell-out’. O pensamento tem que ser o crescimento do negócio e entender toda a jornada do shopper. Não é mais só considerar no ponto de venda. E essa jornada não é mais construída sozinha. Eu preciso sentar com o marketing, para entender desde o início como eu impacto o shopper e já dou a opção de compra para ele. O futuro do trade marketing é a construção conjunta com o varejo, com o marketing e passa a ser uma área que não vai mais ser só trade e sim, o customer. Ainda não sei como vai chamar, mas precisa ir além e pensar no crescimento”, antecipa.

3 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

Figital no varejo: conheça as principais tendências para o ano

De Administrador SH 3 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Crescimento do uso da inteligência artificial e estratégia de pop-up stores serão algumas das apostas do figital no varejo para o próximo ano

O figital já é uma realidade no varejo mundial e no Brasil. Assim, é necessário estar atento às tendências do mercado e adaptar o negócio para atuação física e digital, proporcionando aos clientes a melhor experiência no momento da compra.
Para 2023, os especialistas apostam em:

1. Pop-up stores

Conhecida também como “varejo flash”, as lojas pop-ups (uma alusão às janelas online que se abrem por cima da janela principal quando acessamos uma página na internet), são a presença de uma marca num espaço físico por um período determinado de tempo.

2. Atendimento personalizado

Com a valorização do Smart Data, que são dados definidos como importantes, filtrados do Big Data, espera-se que a análise de grandes volumes de informação traga uma solução de problemas eficiente, melhorando a experiência dos consumidores nas lojas.

3. Inteligência Artificial

Outra forte tendência é o uso da Inteligência Artificial (IA), que facilita o dia a dia dos consumidores. Um exemplo de uso de IA são chatbots inteligentes, que podem solucionar dúvidas dos consumidores no e-commerce e direcionar os usuários com mais eficiência. A solução também pode ser benéfica aos lojistas para a manutenção do estoque.

4. Ecossistema diversificado de pagamentos

Todas as partes da experiência contam para os consumidores, mais impacientes e imediatistas com o passar do tempo. Uma tendência que vem se concretizando é a aposta na diversificação das formas de pagamento, além dos tradicionais caixas em lojas. Totens de autoatendimento e links para checkout online podem diminuir as filas no estabelecimento físico e conquistar o cliente pela praticidade.

5. Foco no consumidor

Por último, mas não menos importante, o foco já não deve ser apenas o produto, mas sim na pessoa que o compra, e colocá-la no centro das decisões é uma tendência no varejo.
Marcas inteligentes mostram ao consumidor que ele tem 100% de autonomia, deixando-o escolher como quer se relacionar com a marca, como deseja realizar uma compra, em qual momento, por qual canal, sendo do papel da empresa apenas manter todas as informações de acordo, independentemente do ambiente físico ou online. Assim, há grandes chances de oferecer uma experiência memorável, que provavelmente vai se repetir.

3 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

Supermercados premium: qual o caminho para o sucesso?

De Administrador SH 3 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Redes investem em sofisticação, serviços e experiência para conquistar clientes

Na contramão dos atacarejos, que tiveram expansão recorde em 2022 e disputam o menor preço para conquistar o consumidor, estão os supermercados estão os supermercados “premium”, ou de alta classe. Nesses, o chão batido e o estoque à mostra são substituídos pela preocupação estética, mix de produto com mais sortimentos, inovações e bastante conveniência na hora da compra, valorizando a experiência do consumidor ao invés do preço baixo.

No concorrido universo do varejo, a segmentação da atuação é um caminho que empresas têm encontrado na busca pelo sucesso. Olegário Araújo, especialista do Centro de Excelência em Varejo da FGV (FGVcev), explica que essa diferenciação sempre existiu, mas tem se intensificado nos últimos tempos com a realização de que há diferentes perfis de clientes e ocasiões de consumo. “Não se pode tratar todos os consumidores pela média”, disse. Ou seja, um único consumidor se torna cliente do atacarejo e do premium, a depender da motivação da compra. Além disso, isso integra uma trajetória do setor, que caminha para “agregar aspectos intangíveis”, que suprem as várias necessidades e momento de compra.

Experiência de compras e precificação

O Pão de Açúcar, um dos principais players desse nicho, divulgou recentemente a pretensão de voltar a essa origem. Marcelo Pimentel, executivo no comando do GPA, afirmou que pretende “voltar ao básico”, prezando pela qualidade e variedade de produtos. Para isso, as unidades voltarão a ter empacotadores e especialistas nos setores.

Algumas lojas, como a Roberto Marinho, conta com estação de hambúrguer, massas frescas e um sushi bar. “Nossa ambição é que o cliente possa vir tomar café da manhã, almoçar, jantar, tudo no Pão”, afirmou Pimentel. No design do estabelecimento, há mais espaço para alimentos naturais e um ambiente mais integrado, que favorece a experiência de compra. No sortimento de produtos, o grupo fez um trabalho para diminuir a ruptura, além de melhorar pontos de contato dos mais problemáticos no varejo, como as filas.

Relação com o cliente

Essa melhor relação com a compra também é a regra do St. Marche. Para o CEO Bernardo Ouro Preto, o foco é entregar cada vez mais experiência ao cliente. “Desde a escolha de melhores músicas no ambiente, até uma loja bonita, com cheiro, limpeza impecável, equipamentos novos e uma curadoria de produtos interessantes e cheia de novidades”, disse. Nessa linha, a rede tem média de 10 mil itens por loja. Entre 250 e 350 novos são apresentados por mês a seus consumidores. Na lista de fornecedores, além dos já tradicionais encontrados em todos os mercados, produtos artesanais e de pequenos produtores. Na seção de frutas, verduras e legumes, a missão é ter produtos mais padronizados e com a garantia da “escolha com olho fechado”.

Com mais serviços, aumenta também o custo de operar a loja. De novo traçando um paralelo com os atacarejos, seus preços competitivos, além do volume de compra, está justamente em manter uma operação simples. São poucos funcionários e pouca estrutura. Já no modelo voltado à experiência, o número de colaboradores aumenta, afinal é preciso manter o ambiente atrativo, com reposição mais efetiva dos produtos e empacotadores como entrega de serviço.

A briga direta é com outros mercados do mesmo nível, mas quando observado no detalhe, a concorrência é setorizada. Com essa lógica, a padaria do St. Marche busca o mesmo espaço que uma padaria artesanal e o hortifruti, com especialistas do segmento. Essa visão também delimita a precificação dos produtos, balizadas pelos preços praticados nesses estabelecimentos e não, necessariamente, em outras redes de supermercados. O consumidor que frequenta essas unidades, percebe o valor agregado. E paga por isso.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

3 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ABRAS

Confira os destaques da SuperHiper Panorama 2023

De Administrador SH 3 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Agora, o setor supermercadista ganha uma edição especial com pesquisas sobre as tendências e comportamentos do consumidor realizadas pelos principais Institutos do Brasil

A tradicional revista SuperHiper edição dezembro/janeiro passa a ser, a partir de agora, uma edição anual chamada “SuperHiper Panorama 2023”. A cada ano, trará pesquisas realizadas pela ABRAS em parceria com os principais institutos brasileiros sbore tendências e comportamentos do consumidor. Assim, todo o setor, ganha um “guia” para aproveitar as melhores oportunidades do ano, agregar valor para os clientes e, de quebra, fortalecer toda a cadeia.

São conteúdos exclusivos, feito em especial para o setor supermercadista ter um material em mãos para o planejamento do próximo ano. E a primeira edição chega recheada de informações e insights com quatro pesquisas inéditas realizadas por Nielsen, Horus, InRoots e Advantage.

Confira os destaques:

Sazonalidades

Já é notório que algumas datas alavancam as vendas no varejo. Assim, em parceria com a NielsenIQ, a ABRAS preparou um estudo abrangente sobre as sazonalidades. Serão apresentadas as cestas de interesse de cada época viabilizado ao varejo e à indústria um overview do que é mais consumido em cada época/evento importante do ano, como por exemplo, Dia das Mães, Inverno, Black Friday etc.

Tendências de consumo

Como os leads se comportam de acordo com diferentes cenários – reduflação, crise -substituição de alimentos, incentivos do governo, mudança no ICMS etc. Continuação do trabalho já realizado pela Horus, mostrará um panorama e uma análise para o ano de 2023 e as possibilidades de comportamento para o setor.

Experiência de compra

Vamos compreender o nível de satisfação do consumidor em parâmetros como preço, produto, atendimento e loja nesse estudo realizado pela Inroots. O conteúdo traz insights para trabalhar os pilares de satisfação, trazendo as tendências em relação a cada tema.

Boas práticas

A Pesquisa Advantage de Colaboração, publicada na edição de setembro/22, apresentando o que é tendência no mercado internacional. Nessa edição, vamos aprofundar o conteúdo e trazer as boas práticas relacionadas aos 5 principais pontos destacados no artigo.

Além disso, nosso colunista, Renato Müller, faz uma análise de uma tendência internacional: as lojas autônomas. O especialista mostra a visita técnica em uma loja autônoma da Europa, um PDV de 500m2 em Lisboa, Portugal, desenvolvido pela Sensei, uma startup local, para o grupo Continente.

Para finalizar, um tema que não sai mais das conversas empresariais: o ESG. O estudo sobre sustentabilidade realizado pela ABRAS em parceria com a KPMG traz um diagnóstico de como o setor supermercadista está lidando com o assunto, considerando não só a preservação ambiental mas, também, as questões sociais e de governança.

Ou seja: um manual para vivenciar esse novo ano com muitas ideias, exemplos e inspiração.

Acesse a versão digital clicando aqui!

3 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ESG

Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

De Administrador SH 3 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Selo reconhecido globalmente foi dado à Fazenda Santa Helena, em Maués (AM), onde a companhia preserva o meio ambiente e beneficia cerca de mil famílias locais

Há 51 anos, a Ambev mantém, em Maués (AM), a Fazenda Santa Helena, onde nascem os frutos que dão origem ao centenário Guaraná Antarctica. O espaço foi criado para desenvolver a cultura do guaraná, principal atividade do município, aumentando sua produtividade de forma sustentável. Atualmente, a partir de um Plano de Manejo Orgânico, o cultivo é feito em pequenas áreas rodeadas de mata nativa, com práticas voltadas à agricultura regenerativa, uso de insumos naturais e atenção ao impacto social. Um trabalho que beneficia cerca de mil famílias locais.

Este modelo de produção cada vez mais inteligente acaba de render à fazenda o selo de Certificação Orgânica de Produção Primária Vegetal (PPV). Concedido pelo IBD, principal certificadora de produtos orgânicos da América Latina, o selo é reconhecido globalmente. “Passamos por um período de conversão do plantio convencional para o orgânico, a fim de atender a normas de comercialização impostas por mercados do mundo todo. Esse processo pode levar até três anos, dependendo do país de destino. Agora, com a certificação, só usamos produtos naturais e/ou permitidos pela legislação da Produção Orgânica”, explica a gerente agrônoma da Fazenda Santa Helena, Miriam Frota.

Para ela, o trabalho na fazenda, além de essencial para mostrar ao mundo a responsabilidade e o compromisso da companhia com a questão ambiental, gera oportunidades à população local. “O guaraná tem uma conexão cultural muito forte com Maués. Por isso, fomentar a sustentabilidade na região é ajudar a construir uma agricultura que traga impactos positivos para todo o ecossistema que envolve o fruto, do meio ambiente à comunidade”.

3 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Legislação

Planejamento tributário para 2023: esclareça suas dúvidas

De Administrador SH 3 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

A mudança de Governo e a reforma tributária reforçam a importância de uma planejamento bem executado

O ano começou com grandes mudanças no país – como troca de governo e a não Reforma Tributária – que podem trazer dúvidas sobre o exercício fiscal. Assim, empresas de variados portes e ramos de atividade precisam estar atentas para o planejamento tributário. Realizar o planejamento antecipadamente é a melhor estratégia para evitar gastos desnecessários neste ano que já está batendo à porta, principalmente no que relaciona a tributos.

O planejamento é uma arma estratégica para que as empresas sejam capazes de tomar novas decisões, determinar suas metas a curto e longo prazo e instituir futuras projeções com maior segurança, reduzindo legalmente a carga que incide sobre as empresas.

Para alterar o regime tributário da empresa é necessário a mudança do ano-calendário, ou seja, a passagem de um ano para o outro. É com a análise nos resultados do ano anterior e no orçamento para o próximo exercício que sugerimos qual a sistemática tributária mais indicada para a empresa optar para o próximo ano. “Não existe um prazo certo para fazer o planejamento tributário, mas o indicado é nos últimos meses do ano ou janeiro do próximo ano, visto que, o resultado poderá impactar nos custos da empresa, orçamentos, adaptação de sistemas, portanto, o ideal é iniciar o ano já com essa informação”, explica a contadora Debora Correa Rebellato.

Ela descreve os principais tipos de tributação:

Simples Nacional: É o regime tributário que unifica os tributos federais, estaduais e municipais e suas alíquotas são reduzidas em comparação com as demais sistemáticas. Essa opção tributária pode ser realizada pela pessoa jurídica que obtém receita bruta anual de até R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), ou seja, as micro empresas e empresas de pequeno porte.

Lucro Presumido: É um regime tributário simplificado para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, através da presunção prevista na legislação. Essa opção tributária pode ser realizada pela pessoa jurídica que obtém receita bruta anual de até R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais).

Lucro Real: É um regime tributário que se utiliza do lucro líquido do período para determinar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, a periodicidade de apuração da sistemática pode ser anual ou trimestral, conforme determina a legislação, e a opção anual ou trimestral é realizada pelo próprio contribuinte.

Não fiz o Planejamento Tributário, e agora?

A especialista explica que o principal risco de não se fazer um planejamento tributário é o de perder dinheiro pagando impostos excessivos, pois se outra sistemática for mais benéfica para o contribuinte, o mesmo não pode retroagir na tributação definida para buscar esses valores.

“O sistema de tributação só poderá ser alterado no próximo ano-calendário. Outro risco é a de evasão fiscal, ou seja, a empresa não estar efetuando as apurações tributárias devidas para sistemática tributária vigente, irregularidades no pagamento de impostos, usar normas tributárias desatualizadas, entre outros”, informa.

Debora ainda ressalta a importância de ter um profissional altamente qualificado para realização do Planejamento Tributário. “Não é indicado fazer o planejamento tributário sozinho, já que é necessário ter um conhecimento aprofundado da legislação e contabilidade empresarial”, finaliza.

3 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ConsumidorTecnologia

7 tendências para o mercado de e-commerce em 2023

De Administrador SH 2 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Entre os destaques estão omnichannel, big data, inteligência artificial, mobile commerce, social commerce, marketplaces e personalização

O início do ano concentra as previsões e tendências para o mercado, trazendo orientações para empresários e profissionais de diversos setores. E, numa sociedade cada vez mais digital, não é demais apresentar as dicas da maior quantidade de especialistas possível para atuar nesse ambiente. Assim, municiado de informações relevantes, fica mais fácil definir metas e estratégias de atuação.

Hoje, reunimos as dicas para alavancar seu e-commerce em 2023. Confira:

1 – Omnichannel

Segundo pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 60% dos brasileiros passaram a consumir de forma híbrida, utilizando o varejo online e o físico. E um estudo divulgado pela Harvard Business Review confirma que 73% das pessoas combinam o ambiente físico e digital na hora de comprar.

É importante esclarecer que faz parte da estratégia omnichannel não só oferecer múltiplos canais de compra, mas também garantir que eles conversem bem entre si e que sejam integrados. 

 2 – Big Data 

Usado para definir um grande volume de dados que analisados e interpretados podem prever ou responder algo, o conceito Big data recolhe informações que podem ser obtidas internamente ou externamente de fontes diversas, como cadastro de clientes, redes sociais, pesquisa externa, análises de mercado, etc. 

O uso correto e estratégico dos dados, servem para otimizar diversas ações de escalabilidade do e-commerce como aumento do retorno sobre investimento (ROI), redução do custo de aquisição de cliente (CAC), mais tráfego de consumidores em seu e-commerce e maior taxa de conversão de vendas. Dentre as implementações de frontend de maior destaque que podem contar com o auxílio de Big Data estão as estratégias de cross-sell, em que vitrines de recomendações de produto baseadas em dados de histórico de busca do usuário são dispostas durante a navegação.

3 – Inteligência artificial 

A ferramenta que aterrissou no e-commerce e que veio pra ficar está tão em alta que às vezes, as utilizamos sem nem perceber. Existem comandos que funcionam para detectar spam, excluir comentários falsos e recomendar produtos ou postagens para aumentar o envolvimento do consumidor. Dentre os diversos tipos de inteligência artificial para e-commerce a pluralidade se baseia no objetivo de trazer resultados com muito mais agilidade e praticidade para o cliente e para a loja. São fatores facilitadores tanto para quem vende quanto para quem compra. A IA lê dados e os repassa, conforme programado.

Um case de sucesso envolvendo inteligência artificial é o Carrefour em 2020. Através da aplicação de softwares para analisar os KPIs com mais facilidade e o desenvolvimento de serviços como a CARINA, uma espécie de assistente digital para o consumidor, as vendas do marketplace cresceram 61,7% comparadas ao mesmo período de 2019, representando 21,6% do GMV total no terceiro trimestre.

Recomendação inteligente, pop ups de retenção e experiência personalizada são exemplos funcionais da revolução digital causada pela entrada da inteligência artificial nos e-commerces.

4 – Mobile commerce 

Uma pesquisa realizada pela StartSe em parceria com o instituto Pesquisa na hora, mostra que nove em cada dez brasileiros já têm o hábito de fazer compras ou pagamentos online. Os dados apontaram que cerca de 57% dos consumidores têm costume de fazer compras ou pagamentos online com frequência. O número cresce para 86,3% quando se soma aqueles que usam meios digitais “às vezes”.

Quando se fala em mobile commerce, é preciso ter uma atenção especial sobre a performance do site que, em diversos casos, tende a ser menor na utilização do mobile quando comparada ao desktop. Com isso, é importante ressaltar que olhar para métricas que envolvam tempo de carregamento da página e para uma boa execução de implementações que podem afetar a performance são ações que podem garantir vantagem competitiva.

5 – Marketplaces 

Em linhas gerais, o marketplace funciona como um “shopping virtual”, onde os interessados podem comparar preços, materiais e avaliações de vários profissionais. Já os vendedores podem divulgar seus produtos e serviços neste grande e-commerce.

Quem é dono do marketplace consegue intermediar negócios e lucrar com as conexões estabelecidas. Outra super vantagem é que o administrador de marketplace não precisa se preocupar com fornecedores, estoque, fabricação ou entregas de produtos. Vale lembrar que normalmente, o dono do marketplace cobra uma comissão em cima das vendas realizadas ou uma mensalidade dos vendedores. Por outro lado, o administrador do “shopping online” cuida do marketing e garante a visibilidade estratégica do seu negócio. Entre as vantagens da modalidade estão mais visibilidade, boom de vendas e escalabilidade.

A Amazon é um exemplo de marketplace tradicional, focado na vendas de produtos físicos. No início, a empresa vendia seus próprios livros, CDS e DVDs online. Mas com a oportunidade batendo na porta, a empresa reagiu às demandas do mercado e se tornou um dos mais conhecidos marketplaces do mundo.

6 – Social commerce 

Social commerce nada mais é que uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para se aproximar do consumidor e vender mais. Seja através de conteúdos, anúncios pagos, ações com influenciadores, o importante é chegar no objetivo final: converter o consumidor ativo nas redes sociais. É importante lembrar que além de vendas, a rede social é uma excelente ferramenta para fidelizar sua clientela.

Entre as redes sociais, o Instagram é responsável por 87% das vendas, validando seu potencial para social commerce. Isso porque, grande parte do público consumidor economicamente ativo marca presença nesta plataforma.

7 – Personalização 

A personalização é uma estratégia que aposta na exclusividade e na individualidade de cada consumidor, oferecendo produtos, serviços ou experiências verdadeiramente impactantes na vida do lead interessado. Mas para isso acontecer, é preciso identificar traços, características e necessidades, e só assim, oferecer soluções para cada pessoa ou grupos pequenos e específicos de pessoas.

Entre os tipos de personalização disponíveis para o e-commerce estão de produtos, conteúdo, navegação e atendimento

O mercado do comércio digital está se encaminhando para a geração de experiências cada vez mais personalizadas, não pensando apenas na personalização por segmento, mas na personalização por usuário visitante. Isso tudo traz o grande desafio para o varejo de se atualizar rapidamente na fortificação de suas equipes técnicas para acompanhar essas tendências, que variam de complexidades simples à complexidades altas no que diz respeito aos métodos de implementação.

Fonte: ESHOPPER

2 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lançamentos

Amor em lata: marca lança vinho premium em nova embalagem

De Administrador SH 2 de janeiro de 2023
Escrito por Administrador SH

Bebida foi elaborada para que cada gole seja prazeroso, leve, fácil e simples em todos os momentos

O hábito de tomar uma taça de vinho diariamente é reconhecido como favorável a saúde. Além disso, muitas pessoas transformam o momento num verdadeiro ritual de relaxamento. Atenta a isso, a Lovin Wine surge como uma solução para quem não abre mão de degustar um bom vinho de forma rápida, prática e em qualquer lugar. Fundada em 2020 com a proposta de produzir vinhos em lata, a Startup gaúcha vendeu todo o seu primeiro lote de 15 mil latas em menos de 30 dias.

A marca não para de crescer. Nos últimos dois anos, a Lovin tem superado metas: entre elas, mais de 300 investidores que, em menos de 19h, foram atraídos em um projeto de captação para startups devido à proposta de inovar no mercado de vinhos, reformulando os hábitos de consumo da bebida.

Segundo a Lovin, armazenar os vinhos em latas favorece a preservação da temperatura da bebida, a praticidade do consumo e a segurança no manuseio, três fatores que não são encontrados juntos nos outros tipos de embalagens. Para manter o sabor e qualidade da bebida, as latas da Lovin Wine são revestidas com um verniz próprio que mantém todas as propriedades do líquido.

Essa selagem garante a resistência da lata e faz com que todos os sabores e texturas se mantenham. Além disso, as latinhas gelam muito mais rápido, são fáceis de transportar, não ocupam muito espaço na geladeira, não quebram e ainda são mais eco friendly do que as garrafas de vidro tradicionais. Outro ponto positivo é que um pack da Lovin tem mais vinho do que uma garrafa de vidro. Isso porque as garrafas tradicionais possuem cerca de 750ml, enquanto um pack Lovin Wine tem 1076 ml divididos em quatro latinhas de 269ml. A quantidade certa para beber sem se preocupar, com muito mais vinho em quantidades fracionadas, sem precisar deixar garrafas abertas na geladeira.

A marca tem em seu portfólio estão o White Wine, uma opção leve e frisante com um aroma refrescante de maracujá com toques florais, ideal para combinar com saladas e pratos com carnes brancas ou peixes; o Rosé Wine, também leve e frisante possui um aroma de frutas vermelhas com um toque de rosas; o Brut White, um vinho branco espumante com aroma cítrico do abacaxi e notas de flores brancas, e o plus das bolhas que trazem um sabor refrescante, e o Brut Rosé, que possui uma acidez equilibrada e aroma de framboesa, sendo a opção perfeita para os dias mais quentes.

2 de janeiro de 2023 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Mais recentes
Mais Antigas
banner para anunciantes
banner do canal whats
previous arrow
next arrow
  • Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em novo complexo comercial em Curitiba (PR)
  • Super Moniari abre loja de 1 mil m² em Araranguá (SC)
  • Giassi Supermercados inaugura primeira loja em Florianópolis (SC)
  • Covabra promove “Natal do Bem” e doa R$ 260 mil a instituições sociais
  • Supermercado Dom Olívio inaugura sua primeira loja em shopping em Jundiaí (SP)
  • Komprão Atacadista inaugura loja de 7,2 mil m² em São Bento do Sul
  • Prezunic Supermercados realiza ações especiais de Natal

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
Rastreabilidade muito além da legislação
Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper