<< Voltar pra Home

Internacional



Dia tem novo CEO global

31 de agosto de 2022
 - 
21:59
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Dia tem novo CEO global”

Renovação de liderança alimenta o propósito de tornar o grupo campeão de lojas de vizinhança em todos os países onde opera  

O Conselho de Administração do Grupo Dia, por iniciativa de seu Presidente Stephan DuCharme, aprovou a nomeação de Martín Tolcachir, atualmente, CEO do DIA Argentina, como CEO Global do Grupo. Tolcachir assumirá a estratégia global da empresa e liderará a execução do processo de aceleração para o crescimento em todos os países em que opera.
 

O novo CEO trabalhará em estreita colaboração com Stephan DuCharme, que permanecerá envolvido com o Dia após a conclusão da fase de redirecionamento da empresa e continuará sua função não executiva como Presidente do Conselho de Administração.
 

Com esta nova estrutura de governança corporativa, ao separar as funções de Presidente e CEO, o Grupo Dia busca acelerar seu crescimento sustentável e lucrativo, concentrando-se no desenvolvimento de suas prioridades estratégicas e mantendo um relacionamento cada vez mais próximo com todos os seus stakeholders.
 

Como Stephan DuCharme, Presidente do Grupo Dia, diz: “Após minha nomeação em março de 2020 como CEO, percebemos que implementar o roteiro de nossa estratégia exigiria paciência e trabalho duro. Isto significou desenvolver um novo modelo de operação do Grupo, baseado em uma liderança nacional descentralizada e capacitada com total responsabilidade pelos resultados, estrategicamente apoiada pela sede corporativa da empresa. Além disso, era importante fortalecer as relações de confiança com todas as partes interessadas”. Ele acrescenta: “Nós nos concentramos em oferecer uma proposta de valor diferenciada em relação aos nossos concorrentes, um novo conceito de loja, revisando nosso sortimento e acelerando o desenvolvimento de nossa própria marca. Mas, acima de tudo, lançamos as bases para uma nova liderança e uma forte equipe de gestão. Este roteiro já é uma realidade, como evidenciado pela promoção de Martín Tolcachir.
 

Ele conclui: “Estou extremamente orgulhoso de concluir a fase de redirecionamento da empresa graças à grande equipe que temos hoje”. Tenho plena confiança na capacidade de Martín de liderar este grupo de profissionais com base em seu conhecimento de nossa empresa e de nossa cultura, em sua experiência anterior como CEO da Dia Argentina e de outras multinacionais, e em sua capacidade de enfrentar desafios como a inflação”.
 

Nesta estrutura organizacional renovada do Grupo Dia, Martín Tolcachir, como CEO Global da empresa, será responsável pela implementação da estratégia renovada da Dia, garantindo a continuidade de uma estratégia que já está dando frutos. A nomeação de Martín coincide com a chegada de uma nova fase após a realização de um marco importante no qual a empresa completou substancialmente seu roteiro para 2020 em 80% de seus negócios, que agora está “em crescimento”, como anunciado nos resultados do primeiro semestre deste ano financeiro.
 

Formado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Buenos Aires e com MBA pela IMD Business School, o novo CEO Global do Grupo Dia tem mais de 20 anos de experiência no setor de distribuição e bens de consumo, em empresas como o Carrefour e Electrolux. Ele ingressou no Dia em setembro de 2020. Sua experiência na construção de marcas sólidas e respeitáveis e o sucesso de sua atuação no Dia Argentina, onde impulsionou a implementação da estratégia e proposta de valor da empresa e o desenvolvimento de uma equipe executiva sólida, são seus melhores endossos. Sua nomeação reflete o compromisso com o talento interno do Grupo Dia, que nos últimos dois anos e meio fortaleceu a liderança de seu Comitê de Gestão com profissionais de reconhecida experiência que agora trabalharão sob a liderança renovada de Tolcachir.
 

Nas palavras de Martín Tolcachir, novo CEO Global do Grupo Dia: Enfrento este novo desafio com enorme responsabilidade e entusiasmo, determinado a garantir que a soma do trabalho de todos nós que compõem o Dia reforce nosso foco no cliente e a estratégia de acelerar o crescimento de nossa empresa. Para isso, continuaremos a nos concentrar na proximidade, sem esquecer os valores que dão significado ao Dia, seu forte compromisso social e nosso firme compromisso com os franqueados e fornecedores locais, bem como a digitalização e o comércio eletrônico como alavancas para reforçar a proximidade“.


 Nesta nova estrutura de continuidade, a Espanha continuará a desempenhar um papel essencial no crescimento da empresa, um mercado que representa mais de 60% dos negócios do Grupo Dia e no qual se concentrará, ainda mais nesta nova fase. O CEO do Dia Espanha, Ricardo Álvarez, desempenhará um papel fundamental na geração de crescimento e rentabilidade neste mercado para o Grupo Dia e terá o apoio total da Tolcachir e do Conselho de Administração da empresa.

Mais perto a cada Dia

O Grupo Dia (Distribuidora Internacional de Alimentação) é a rede líder de lojas locais, com cerca de 6.000 lojas e franquias na Espanha, Portugal, Brasil e Argentina. Fundado em 1979, o Grupo Dia é uma empresa espanhola com sede em Madri e listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Valência e Bilbao. De suas quase 6.000 lojas, 2.700 são operadas sob o modelo de franquia. A empresa tem cerca de 2.700 lojas Dia e 1.000 lojas Clarel na Espanha; 500 lojas Minipreço em Portugal; 700 lojas Dia no Brasil e 900 na Argentina.
 

Seus mais de 38.500 funcionários diretos e 18.000 colaboradores de franquias são movidos pelo mesmo propósito: estar “mais perto todos os dias” das pessoas e fazer parte de suas casas, oferecendo um serviço essencial para a comunidade que facilita seu bem-estar. Com a ambição de liderar a loja de vizinhança em cada país e marca com a qual opera (Dia ou Clarel, entre outros), o Grupo Dia oferece a seus mais de 20 milhões de clientes em todo o mundo uma experiência mais rápida, mais simples, mais próxima e de alta qualidade ao alcance de todos.
 

O Grupo Dia destina 4.800 milhões de euros a seus mais de 3.200 fornecedores nos países em que opera, fazendo 95% de suas compras localmente para oferecer alimentos ao alcance de todos e tentando gerar um impacto positivo nas comunidades em que está presente.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

ABRAS em Ação em Santa Catarina

Evento ocorrerá no dia 08/03 em Balneário Camboriú com o tema “colaboração entre varejo e indústria”; conteúdo voltado para supermercadistas…
Image

Rede americana cria centros de inovação em cada loja

Com estratégia de expansão com lojas menores, Sprouts Farmers Market acelera inovação para responder às demandas dos clientes Renato Müller…
Image

Grupo Vanguarda realiza o Super Líder 2023 e apresenta metas para 2024

Cinco lojas foram premiadas e consideradas as melhores do ano, alcançando níveis de desempenho extraordinários, superando metas e rompendo barreiras…
Image

Ypê anuncia novo diretor digital e canais especiais

“Após atuar em multinacionais, hoje tenho orgulho de fazer parte de uma empresa 100% nacional”, declarou Alexandre Gyurkovits A Ypê,…