Home SeçõesInternacional Dia tem novo CEO global

Dia tem novo CEO global

De Administrador SH
0 Comente

Renovação de liderança alimenta o propósito de tornar o grupo campeão de lojas de vizinhança em todos os países onde opera  

O Conselho de Administração do Grupo Dia, por iniciativa de seu Presidente Stephan DuCharme, aprovou a nomeação de Martín Tolcachir, atualmente, CEO do DIA Argentina, como CEO Global do Grupo. Tolcachir assumirá a estratégia global da empresa e liderará a execução do processo de aceleração para o crescimento em todos os países em que opera.
 

O novo CEO trabalhará em estreita colaboração com Stephan DuCharme, que permanecerá envolvido com o Dia após a conclusão da fase de redirecionamento da empresa e continuará sua função não executiva como Presidente do Conselho de Administração.
 

Com esta nova estrutura de governança corporativa, ao separar as funções de Presidente e CEO, o Grupo Dia busca acelerar seu crescimento sustentável e lucrativo, concentrando-se no desenvolvimento de suas prioridades estratégicas e mantendo um relacionamento cada vez mais próximo com todos os seus stakeholders.
 

Como Stephan DuCharme, Presidente do Grupo Dia, diz: “Após minha nomeação em março de 2020 como CEO, percebemos que implementar o roteiro de nossa estratégia exigiria paciência e trabalho duro. Isto significou desenvolver um novo modelo de operação do Grupo, baseado em uma liderança nacional descentralizada e capacitada com total responsabilidade pelos resultados, estrategicamente apoiada pela sede corporativa da empresa. Além disso, era importante fortalecer as relações de confiança com todas as partes interessadas”. Ele acrescenta: “Nós nos concentramos em oferecer uma proposta de valor diferenciada em relação aos nossos concorrentes, um novo conceito de loja, revisando nosso sortimento e acelerando o desenvolvimento de nossa própria marca. Mas, acima de tudo, lançamos as bases para uma nova liderança e uma forte equipe de gestão. Este roteiro já é uma realidade, como evidenciado pela promoção de Martín Tolcachir.
 

Ele conclui: “Estou extremamente orgulhoso de concluir a fase de redirecionamento da empresa graças à grande equipe que temos hoje”. Tenho plena confiança na capacidade de Martín de liderar este grupo de profissionais com base em seu conhecimento de nossa empresa e de nossa cultura, em sua experiência anterior como CEO da Dia Argentina e de outras multinacionais, e em sua capacidade de enfrentar desafios como a inflação”.
 

Nesta estrutura organizacional renovada do Grupo Dia, Martín Tolcachir, como CEO Global da empresa, será responsável pela implementação da estratégia renovada da Dia, garantindo a continuidade de uma estratégia que já está dando frutos. A nomeação de Martín coincide com a chegada de uma nova fase após a realização de um marco importante no qual a empresa completou substancialmente seu roteiro para 2020 em 80% de seus negócios, que agora está “em crescimento”, como anunciado nos resultados do primeiro semestre deste ano financeiro.
 

Formado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Buenos Aires e com MBA pela IMD Business School, o novo CEO Global do Grupo Dia tem mais de 20 anos de experiência no setor de distribuição e bens de consumo, em empresas como o Carrefour e Electrolux. Ele ingressou no Dia em setembro de 2020. Sua experiência na construção de marcas sólidas e respeitáveis e o sucesso de sua atuação no Dia Argentina, onde impulsionou a implementação da estratégia e proposta de valor da empresa e o desenvolvimento de uma equipe executiva sólida, são seus melhores endossos. Sua nomeação reflete o compromisso com o talento interno do Grupo Dia, que nos últimos dois anos e meio fortaleceu a liderança de seu Comitê de Gestão com profissionais de reconhecida experiência que agora trabalharão sob a liderança renovada de Tolcachir.
 

Nas palavras de Martín Tolcachir, novo CEO Global do Grupo Dia: Enfrento este novo desafio com enorme responsabilidade e entusiasmo, determinado a garantir que a soma do trabalho de todos nós que compõem o Dia reforce nosso foco no cliente e a estratégia de acelerar o crescimento de nossa empresa. Para isso, continuaremos a nos concentrar na proximidade, sem esquecer os valores que dão significado ao Dia, seu forte compromisso social e nosso firme compromisso com os franqueados e fornecedores locais, bem como a digitalização e o comércio eletrônico como alavancas para reforçar a proximidade“.


 Nesta nova estrutura de continuidade, a Espanha continuará a desempenhar um papel essencial no crescimento da empresa, um mercado que representa mais de 60% dos negócios do Grupo Dia e no qual se concentrará, ainda mais nesta nova fase. O CEO do Dia Espanha, Ricardo Álvarez, desempenhará um papel fundamental na geração de crescimento e rentabilidade neste mercado para o Grupo Dia e terá o apoio total da Tolcachir e do Conselho de Administração da empresa.

Mais perto a cada Dia

O Grupo Dia (Distribuidora Internacional de Alimentação) é a rede líder de lojas locais, com cerca de 6.000 lojas e franquias na Espanha, Portugal, Brasil e Argentina. Fundado em 1979, o Grupo Dia é uma empresa espanhola com sede em Madri e listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Valência e Bilbao. De suas quase 6.000 lojas, 2.700 são operadas sob o modelo de franquia. A empresa tem cerca de 2.700 lojas Dia e 1.000 lojas Clarel na Espanha; 500 lojas Minipreço em Portugal; 700 lojas Dia no Brasil e 900 na Argentina.
 

Seus mais de 38.500 funcionários diretos e 18.000 colaboradores de franquias são movidos pelo mesmo propósito: estar “mais perto todos os dias” das pessoas e fazer parte de suas casas, oferecendo um serviço essencial para a comunidade que facilita seu bem-estar. Com a ambição de liderar a loja de vizinhança em cada país e marca com a qual opera (Dia ou Clarel, entre outros), o Grupo Dia oferece a seus mais de 20 milhões de clientes em todo o mundo uma experiência mais rápida, mais simples, mais próxima e de alta qualidade ao alcance de todos.
 

O Grupo Dia destina 4.800 milhões de euros a seus mais de 3.200 fornecedores nos países em que opera, fazendo 95% de suas compras localmente para oferecer alimentos ao alcance de todos e tentando gerar um impacto positivo nas comunidades em que está presente.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.